Quadro está sempre a disparar
-
- Curioso
- Registado: 26 fev 2015, 09:55
Quadro está sempre a disparar
Tenho um problema em casa, quando ligo mais do que um equipamento com algum consumo em simultâneo o quadro vai sempre a baixo.
Chamei um técnico para ver o seu parecer e deu-me um orçamento para fazer uma puxada nova para a cozinha e disse que como era a zona que tinha mais equipamentos me resolvia o problema. Mas para o efeito disjuntor quadros eléctricos e cabos não gostei muito do orçamento...
Mas a minha opinião é que isso não me ia resolver o problema pelo que percebo de electricidade, sendo uma instalação de uma casa bastante antiga e na altura não havia tanto electrodoméstico, e tendo uma baixada e contador trifásico, penso que o problema é as fases não terem sido bem separadas, e cá para mim estão todas as tomadas ligadas a uma só fase e é isso que me faz disparar o quadro.
E pensei será que chamando cá a edp e pedindo para trocar o quadro de trifásico para monofásico e ligando a casa toda só com monofásico uma vez que a amperagem já não necessita de ser bem dividida me irá resolver o problema?
Estarei certo ou errado?
O que faziam vocês nesta situação?
Chamei um técnico para ver o seu parecer e deu-me um orçamento para fazer uma puxada nova para a cozinha e disse que como era a zona que tinha mais equipamentos me resolvia o problema. Mas para o efeito disjuntor quadros eléctricos e cabos não gostei muito do orçamento...
Mas a minha opinião é que isso não me ia resolver o problema pelo que percebo de electricidade, sendo uma instalação de uma casa bastante antiga e na altura não havia tanto electrodoméstico, e tendo uma baixada e contador trifásico, penso que o problema é as fases não terem sido bem separadas, e cá para mim estão todas as tomadas ligadas a uma só fase e é isso que me faz disparar o quadro.
E pensei será que chamando cá a edp e pedindo para trocar o quadro de trifásico para monofásico e ligando a casa toda só com monofásico uma vez que a amperagem já não necessita de ser bem dividida me irá resolver o problema?
Estarei certo ou errado?
O que faziam vocês nesta situação?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Quadro está sempre a disparar
Fábio Martins Escreveu:Tenho um problema em casa, quando ligo mais do que um equipamento com algum consumo em simultâneo o quadro vai sempre a baixo.
Estarei certo ou errado? CERTO, a parte das vantagens colocar monofásico e suspeitas das fases mal aproveitadas. Quanto ao orçamento puxadote, é uma opinião pessoal...
O que faziam vocês nesta situação?Contratar outra empresa para fazer o que pretende, verificar se a instalação pode receber monofásico (secções corretas, circuitos individualizados, etc) e solicitar junto da EDP para fazer alteração. Há empresas que tratam de tudo.
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boas, quanto a teres o quadro a disparar.
o que dispara; disjuntor ou diferencial?
o que dispara; disjuntor ou diferencial?
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Curioso
-
- Velha Guarda
Entao e disjuntores nada desarma certo?? Que tipo de diferencial tens, interruptor diferencial ou disjuntor diferencial??
È porque penso que seja apenas interruptor diferencial (que é o mais usual) o que ele faz é proteger contra correntes de fuga,ou seja tens algum aperelho ou cablagem a dar passagem.
È porque penso que seja apenas interruptor diferencial (que é o mais usual) o que ele faz é proteger contra correntes de fuga,ou seja tens algum aperelho ou cablagem a dar passagem.
-
- Velha Guarda
Ha lembrei me agora de um pormenor importante..o diferencial que dispara e o do quandro geral?? por onde passa as 3fases??
-
- Curioso
Sim e o do quadro geral principal que dispara....
Aparelhos não é que não e só um que faz disparar, são varios e em sítios diferentes. Cablagem também não me parece porque se ligar aparelhos em localizações diferentes da casa ex: 1 andar e cave, dispara na mesma. Na minha ideia será ou o disjuntor como é antigo poderá já não estar bom ou o facto de estar tudo ligado na mesma fase... Mas os cabos eléctricos também são antigos poderá existir algum danificado é um facto. Mas substituir os cabos é um trabalho enorme. Queria começar pelo mais fácil... Não tenho maneira de descobrir o que e com certeza acho eu... Vou ter de ir por tentativas
Aparelhos não é que não e só um que faz disparar, são varios e em sítios diferentes. Cablagem também não me parece porque se ligar aparelhos em localizações diferentes da casa ex: 1 andar e cave, dispara na mesma. Na minha ideia será ou o disjuntor como é antigo poderá já não estar bom ou o facto de estar tudo ligado na mesma fase... Mas os cabos eléctricos também são antigos poderá existir algum danificado é um facto. Mas substituir os cabos é um trabalho enorme. Queria começar pelo mais fácil... Não tenho maneira de descobrir o que e com certeza acho eu... Vou ter de ir por tentativas
-
- Curioso
Só dispara se existir mesmo uma fuga... Ex: cabos danificados?
Pensei que também podia disparar por excesso de consumo? Estou enganado?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
O que desliga, é o geral "teu", ou do fornecedor de energia?Fábio Martins Escreveu:Só dispara se existir mesmo uma fuga... Ex: cabos danificados?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Deixo imagens para ser mais fácil visualizarem.
Instalação total do quadro
http://prntscr.com/6babiz
Disjuntor que dispara
http://prntscr.com/6bac7u
Disjuntor que dispara
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Só um electricista pode resolver o problema.
Cump.
Mário
Então o que desliga é o do fornecedor de energia. Tanto pode ser por ultrapassar o limite de corrente no contrato, como pode ser por diferencial.Fábio Martins Escreveu:Deixo imagens para ser mais fácil visualizarem.
Disjuntor que dispara
Só um electricista pode resolver o problema.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Devias de tirar uma melhor foto do que dispara na simbologia. Porque tens muitos disjuntores da edp "não diferenciais" mas nesse caso ele diz la
"Disjuntor não diferencial". No caso de ser um destes que referi (nao diferencial) ai concordo que a distribuiçao das fases nao esta correcta. Mas ha soluçao pa tudo...Realmente se tens neste momento trifasica e nao estas a usufruir dela poderias por monofasica..porque nesse caso com fases mal equilibradas tambem pode acontecer isso.
"Disjuntor não diferencial". No caso de ser um destes que referi (nao diferencial) ai concordo que a distribuiçao das fases nao esta correcta. Mas ha soluçao pa tudo...Realmente se tens neste momento trifasica e nao estas a usufruir dela poderias por monofasica..porque nesse caso com fases mal equilibradas tambem pode acontecer isso.
Boas,
como o Mário já afirmou, ve-se que o aparelho que dispara é o diferencial do fornecedor (Disjuntor Diferencial) pelo que a causa da avaria deve ser analisada por um profissional e no local.
A analise do problema deve ser feita com a ajuda de aparelhos de medida e que podem requerer outros aparelhos que não apenas o multimetro.
Daqui apenas podemos especular se insistirmos em guiar o autor do topico sem dados fornecidos pelos referidos aparelhos e segundo uma metodologia adequada.
A causa do problema não se verifica por tentativa e erro. Embora alguns "profissionais" da area recorram muitas vezes a esse expediente, não é esse o procedimento adequado nem isento de erros ...
O problema não é complexo, mas exige dados que apenas podem ser colhidos localmente e por aparelhos adequados e tecnicos competentes.
Um abraço
como o Mário já afirmou, ve-se que o aparelho que dispara é o diferencial do fornecedor (Disjuntor Diferencial) pelo que a causa da avaria deve ser analisada por um profissional e no local.
A analise do problema deve ser feita com a ajuda de aparelhos de medida e que podem requerer outros aparelhos que não apenas o multimetro.
Daqui apenas podemos especular se insistirmos em guiar o autor do topico sem dados fornecidos pelos referidos aparelhos e segundo uma metodologia adequada.
A causa do problema não se verifica por tentativa e erro. Embora alguns "profissionais" da area recorram muitas vezes a esse expediente, não é esse o procedimento adequado nem isento de erros ...
O problema não é complexo, mas exige dados que apenas podem ser colhidos localmente e por aparelhos adequados e tecnicos competentes.
Um abraço
-
- Velha Guarda
Ok, penso que essa resposta seja para mim...por estar a insistir. Concordo totalmente com o referiste, Mas para recolher os Dados para se souber de que tipo de protecção esta ali tem de se perguntar. pois há protecções daquelas não diferenciais como deves saber, mas com toda a humildade eu duvido de mim até ter provas concretas. Apenas adoro aprender e adoro partilhar o pouco que sei.
Cumprimentos, e sorry
Cumprimentos, e sorry

Boa tarde, pelo que percebi nas imagens. Não tem Diferencial de Protecção a instalação no quadro respeitante a distribuição de circuitos. Pareceu ser um Tripolar ou Tetrapolar.
Quanto ao Regulador de Potencia do Distribuidor, não me parece ser diferencial,para ser diferencial terá de ter um botão de teste branco, se não o tiver não faz de Diferencial de protecção, como digo não me parece, mas posso estar enganado..... Se for esse o caso ele disparar por falta de Potencia na entrada.
A solução de passar de trifásico para monofasico nesse caso será a melhor solução, isto é se não tiver nenhum aparelho trifásico.
Cumprimentos
sempre disposto a ajudar.....
Quanto ao Regulador de Potencia do Distribuidor, não me parece ser diferencial,para ser diferencial terá de ter um botão de teste branco, se não o tiver não faz de Diferencial de protecção, como digo não me parece, mas posso estar enganado..... Se for esse o caso ele disparar por falta de Potencia na entrada.
A solução de passar de trifásico para monofasico nesse caso será a melhor solução, isto é se não tiver nenhum aparelho trifásico.
Cumprimentos
sempre disposto a ajudar.....