Interruptor e Comutador de Lustre
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 jan 2015, 17:03
Interruptor e Comutador de Lustre
Estou a fazer uma canalização exterior (tubo VD e Cabo XV). Qual o tipo de cabo (cores dos condutores) que devo utilizar entre as caixas de derivação, os interruptores e os comutadores de lustre, outro terei mesmo que utilizar condutores separados. A instalação é para certificar.
Re: Interruptor e Comutador de Lustre
Boas,carlos.ramalho Escreveu:Estou a fazer uma canalização exterior (tubo VD e Cabo XV). Qual o tipo de cabo (cores dos condutores) que devo utilizar entre as caixas de derivação, os interruptores e os comutadores de lustre, outro terei mesmo que utilizar condutores separados. A instalação é para certificar.
Uma vez que já escolheu o tipo de cabo (e que é adequado) qual é a duvida?
As cores são naturalmente as regulamentares...
O que quer dizer com condutores separados?
Está a referir-se a cabos separados, um para cada caixa de aparelhagem a partir da caixa de derivação?
Se for este o caso é obvio que sim!
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Cores para aprovação mesmo nos interruptores ou comutadores é preto, castanho, cinzento,
-
- Curioso
- Registado: 18 mar 2013, 22:42
Se a instalação é para certificar o Sr. Precisa ser electricista e se assim for deveria saber as cores.
Interruptor pode utilizar o preto e castanho e no comutador um preto e dois castanhos.
pode utilizar á vontade fio desde que toda a instalação cumpra as normas
É até mais facil por causa das cores.Senão teria que comprar um rolo de cabo de proposito para o efeito e se for poucos metros não fustifica
Interruptor pode utilizar o preto e castanho e no comutador um preto e dois castanhos.
pode utilizar á vontade fio desde que toda a instalação cumpra as normas
É até mais facil por causa das cores.Senão teria que comprar um rolo de cabo de proposito para o efeito e se for poucos metros não fustifica