Olá a todos,
A minha irmã é inquilina num apartamento que tem diversos problemas entre os quais a instalação eléctrica.
Como trabalho na indústria, na área da manutenção, queria pedir ajuda aos colegas com mais conhecimentos de electricidade de edificações, principalmente ao nível da legislação, visto que a minha irmã pediu-me para fazer um relatório enquanto técnico responsável pois o senhorio recusa-se a resolver os problemas.
O edifício é dos anos 50 e é composto por um apartamento no r/c e dois no primeiro andar.
Não existe quadro de serviços comuns e a iluminação da escada é alimentada a partir do apartamento ao lado do da minha irmã. O apartamento agora está vazio e não há iluminação na escada. As campainhas são alimentadas a partir do quadro da minha irmã.
O apartamento parece que levou o tratamento de um electro-pedreiro. Há iluminação e potência nos mesmos circuitos, não há linhas directas ao quadro para a MLR nem para o WC- não havendo tomadas junto ao fogão creio serem apenas estas as linhas directas em falta - e apenas um dos circuitos tem ligação à terra.
Vou passar lá novamente com o medidor de terra e o megaohmímetro e aí já terei números para avançar.
Sei que tudo isto vai contra as RTIEBT, mas a minha dúvida é se se aplica a edifícios já construídos.
Gostaria de saber qual a forma correcta de fazer tal relatório - existe algum impresso? - e como denunciar esta instalação.
Agradeço antecipadamente a todos.
Cumprimentos
Ajuda - Não conformidades num apartamento
Re: Ajuda - Não conformidades num apartamento
Boas,
veja se isto ajuda:
* http://www.economias.pt/direitos-e-deve ... nquilinos/
* http://www.economias.pt/direitos-e-deveres-do-senhorio/
Um abraço
veja se isto ajuda:
* http://www.economias.pt/direitos-e-deve ... nquilinos/
* http://www.economias.pt/direitos-e-deveres-do-senhorio/
Um abraço
Antes de mais quero agradecer a resposta.
Pelo que vi nos links poderá ser efectuado um pedido de vistoria à Câmara e depois o processo seguirá.
Mas para fazer um relatório, como aquele que falei anteriormente, enquanto TRIE, qual seria o procedimento indicado? Essa é a minha dúvida.
Abraço
Pelo que vi nos links poderá ser efectuado um pedido de vistoria à Câmara e depois o processo seguirá.
Mas para fazer um relatório, como aquele que falei anteriormente, enquanto TRIE, qual seria o procedimento indicado? Essa é a minha dúvida.
Abraço
Boas,
Liguei para a Certiel e segundo me disseram não há forma de denunciar a instalação visto que a mesma não foi certificada.
As únicas coisas que poderia fazer seria um pedido de certificação, e aí as não conformidades teriam que estar resolvidas, ou um pedido de diagnóstico, para o qual teria que pagar 80€ para o inspector fazer o diagnóstico da instalação.
A certificação percebo o porquê de ser alguém de uma entidade certificadora. Agora, porque razão não poderá um TRIE fazer o diagnóstico? Enfim.
Pelos visto um TRIE não pode denunciar não conformidades se a instalação não estiver certificada, como acontece na maioria dos prédios antigos.
Quem não cumpre fica na maior e os inquilinos pagam renda e têm que se sujeitar aos riscos.
Vou aconselhar a minha irmã a pedir a tal vistoria à Câmara, pode ser que a coisa se resolva.
Obrigado
Liguei para a Certiel e segundo me disseram não há forma de denunciar a instalação visto que a mesma não foi certificada.
As únicas coisas que poderia fazer seria um pedido de certificação, e aí as não conformidades teriam que estar resolvidas, ou um pedido de diagnóstico, para o qual teria que pagar 80€ para o inspector fazer o diagnóstico da instalação.
A certificação percebo o porquê de ser alguém de uma entidade certificadora. Agora, porque razão não poderá um TRIE fazer o diagnóstico? Enfim.
Pelos visto um TRIE não pode denunciar não conformidades se a instalação não estiver certificada, como acontece na maioria dos prédios antigos.
Quem não cumpre fica na maior e os inquilinos pagam renda e têm que se sujeitar aos riscos.
Vou aconselhar a minha irmã a pedir a tal vistoria à Câmara, pode ser que a coisa se resolva.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não é à Certiel que faz as denuncias... a Direção geral de energia e geologia, acho que tem algo a dizer sobre isso.brun0 Escreveu:Boas,
Obrigado
Sabe-me dizer como poderei fazer isso? Procurei no site e não encontrei nada.nelmindo Escreveu:
Não é à Certiel que faz as denuncias... a Direção geral de energia e geologia, acho que tem algo a dizer sobre isso.
Cumprimentos