alimentação de condomínios

Responder
osnisp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 fev 2008, 11:46

alimentação de condomínios

Mensagem por osnisp »

Pessoal boa tarde,
sou eletricista desde os anos 80 e sempre trabalhei em industria onde temos cargas que variam de 800A á 1000A, sempre trabalhei com trafos em média de 500 a 1500KVA e tensões de 220 e 440V, hoje moro em um condomínio com 160 aptos. e andando pela calçada notei que a alimentação de entrada que vinha do poste era trifásica e se tratavam de dois ramais de entrada com cabos de aproximadamente 50mm entrelaçados mais um cabo nu que suponho ser o neutro.os cabos que recebiam essa alimentação ou seja do condomínio eram aproximadamente 3 cabos de 120mm + neutro. bem pessoal minha dúvida é seguinte se eu considerar que em cada apto tem apenas uma geladeira e mais nada gerando uma carga de apenas 3A isso multiplicado por 160 aptos é igual a : 480A , agora se ligar-mos lampadas,televisores,aquecedoras, 4 elevadores,bombas, iluminação externa do condomínio fora que á noite pelo menos 20 chuveiros estarão ligados ao mesmo tempo + alguns fornos de microodas me digam para quanto vai essa carga e como esses cabos suportam tudo isso. e mais incrível como que o transformador instalado no poste suporta tudo isso!!! vi que -e emédia 150KVA . estou intrigado com isso que souber esclareça por favor. (vou tentar postar a foto que tirei da entrada)

Imagem
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: alimentação de condomínios

Mensagem por Duzia12 »

Isso na prática, tem de se ver o fusível a montante, embora pareça estranho já tive casos de ter de alimentar parcialmente uns blocos de mais de 200 Habitações em cabo de 95 mm^2. Mas cada caso é um caso. Isto foi provisório mas aguentou.

Vejam os casos das redes torçadas nas aldeias por vezes um cabo LXS 4x70 a alimentar perto de cinquenta habitações a 750 metros de distância do PT, façam os cálculos já nem falo das quedes de tensão. Redes estas que diminuem de secção de 70 para 50 e 25 A e mal ou bem vão funcionando.

Supondo 3,45 KVA por cada a 160 Apartamento x 0,34 teremos =180 KVA

Se o transformador é de 160 A está dentro dos valores permitidos

Dizia já um amigo Eng-º da DGGE dizia há 20 anos que o valor em Paris bruto era de 2,6 KVA por consumidor logo 2,6 KW

Deve ter-se em atenção que os coeficientes entre os anos 70 e actual reduziram de 0,34/0,4 =85% e ainda vão baixar mais, estamos a prever o futuro

E as teias de aranha de ramais e mais ramais em muitos casos e elas vão funcionando.
E os cabos no interior de alguns edifícios antigos menores que 2,5 ou 1,5 mm^2 e lá vão funcionando, devem é ser revistos.

A EDP é que assume a responsabilidade.
osnisp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por osnisp »

pois é amigo essa habitação é nova foram feitos cálculos de carga(eu acho) imagina á noite com quatro elevadores rodando mais bombas,chuveiros e iluminação, cada apto bate em média pelo menos 15Kw, não é carga constante mas não entendo como aguenta, deve chegar brincando picos de 400 a 500A!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Não é bem assim, há 30 e tal anos eu tinha um cliente de dupla ponte com um PT de 160 KVA em que ele ligava a carga de 100 KVA quase toda no período do vazio .

Nas horas de ponte, cheias e vazio tinha o consumo da fábrica de 9 horas aleatório , mais o consumo de uma grande vivenda, e o consumo atingia 1000 kW mês e ponta máxima de 6,6 kW.

Que concluir!

Vamos pensar que a proteção está mal dimensionada? Isso é um assunto da EDP-

Os picos é um outro assunto á parte outro estudo em vários PT da rede de M.T. já em baixa tensão esses picos se calhar não são importante o que interessa é ver se a potência tomada no espaço dos 15 minutos ultrapassa o valor da potência máxima contratada inicialmente e mesmo asssim não é muito claro pois pode ser em certas situações.

Não sei mais que dizer.
osnisp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por osnisp »

é complicado entender como aguenta, mas aguenta! :shock: kkkkk :shock:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

"3A isso multiplicado por 160 aptos é igual a : 480A." Distribuídos por 3 fases dá 160A

Se for 160kVA, 160 000/3/230=230A

números redondos

Já agora, pelas folhas das árvores e pelo conteúdo do texto, Brasil né?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Parece-me muito pouco os tais 3,45 kVA por apartamento.

Mesmo supondo esse valor falta somar a potencia dos serviços comuns, que deve ser bastante elevada face ao números de apartamentos.

Em Portugal a EDP vê a montante um Ks=0,2+0,8/161^0,5 = 0,263

Spt=(160*3,45+41,4)*0,263 = 156 kVA

Ele indica um transformador de 150 kVA. Pois é bem possível que já esteja a trabalhar em sobrecarga. Pode-se tolerar até +20%, ou seja, 180 kVA.

Duzia12 Escreveu:Isso na prática, tem de se ver o fusível a montante, embora pareça estranho já tive casos de ter de alimentar parcialmente uns blocos de mais de 200 Habitações em cabo de 95 mm^2. Mas cada caso é um caso. Isto foi provisório mas aguentou.

Vejam os casos das redes torçadas nas aldeias por vezes um cabo LXS 4x70 a alimentar perto de cinquenta habitações a 750 metros de distância do PT, façam os cálculos já nem falo das quedes de tensão. Redes estas que diminuem de secção de 70 para 50 e 25 A e mal ou bem vão funcionando.

Supondo 3,45 KVA por cada a 160 Apartamento x 0,34 teremos =180 KVA

Se o transformador é de 160 A está dentro dos valores permitidos

Dizia já um amigo Eng-º da DGGE dizia há 20 anos que o valor em Paris bruto era de 2,6 KVA por consumidor logo 2,6 KW

Deve ter-se em atenção que os coeficientes entre os anos 70 e actual reduziram de 0,34/0,4 =85% e ainda vão baixar mais, estamos a prever o futuro

E as teias de aranha de ramais e mais ramais em muitos casos e elas vão funcionando.
E os cabos no interior de alguns edifícios antigos menores que 2,5 ou 1,5 mm^2 e lá vão funcionando, devem é ser revistos.

A EDP é que assume a responsabilidade.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”