Dimensionamento Média Tensão

Responder
rogerlopes1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jan 2015, 17:36

Dimensionamento Média Tensão

Mensagem por rogerlopes1 »

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema enorme sou Engenheiro Electrotécnico mas não tive bases em termos instalações industriais e agora necessito de dimensionar uma pequena instalação já estive a procurar e a estudar como se faz mas ou encontro sempre coisas incompletas ou pouco especificadas e depois não consigo perceber de onde vem os valores porque também depois cada um trata as coisas comforme conhece e outros tratam de outra forma o que torna uma confusão.
Seja como for vim aqui para tentar obter alguma ajuda.
Sei os passos que tenho a fazer mas com os dados redusidos que tenho torna-se relativamente dificil.
Será que alguem conheço algum guia passo a passo onde tenha tudo certinho que me possa ajudar??????? Agradecia muito mesmo.
Posso tentar deixar aqui os dados do meu da instalação só para terem uma noção e para quem quiser tentar.

Scc=400MVA
Transformador:
400KVA
15/0,4KVA
Ucc= 5%
cabo de 10 metros até o QGBT
depois tem mais dois quadros cada um com dois motores
Quadro A:
20m - Motor 30Kw
30m- Motor 30kw
Quadro B:
50m- Motor 60Kw
100m- Motor 100Kw

todos eles com
cos fi = 0,8%
redimento = 97%

Dimensionar os 7 cabos
Calcular o Icc de cada quadro

Por favor se alguem pode-se dar a pequena ajuda que fosse ficaria muito agradecido.
Já tentei de varias formas mas impanco sempre em algum sitio, tenho muito pouca experiencia em dimensionamento.
Só precisava de algo para me guiar.

Muito Obrigado
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Dimensionamento Média Tensão

Mensagem por parreirajoao »

1 - É kVA e não KVA. O "k" é pequeno.

2 - A relação de transformação do transformador é 15/0,42 kV.

3 - A ucc% normalizada para transformadores de 400 kVA é 4%. Necessita mesmo dos 5%?

4 - Para 5% a Iccmáx na BT é aproximadamente 11560 A (sem entrar com a Scc a montante).

5 - Faltam os comprimentos das canalizações para os 2 quadros parciais.

6 - É importante saber qual o tipo de arranque de esses motores.

7 - Tem que dimensionar também os cabos de MT, pelo menos o que alimenta o primário do transformador.

De momento não posso fazer mais.

Aconselho-o a ir ao ISEL e comprar as sebentas de IE2 que lhe vão ajudar a efetuar todos os cálculos que necessita.

rogerlopes1 Escreveu:Boa tarde pessoal,

Estou com um problema enorme sou Engenheiro Electrotécnico mas não tive bases em termos instalações industriais e agora necessito de dimensionar uma pequena instalação já estive a procurar e a estudar como se faz mas ou encontro sempre coisas incompletas ou pouco especificadas e depois não consigo perceber de onde vem os valores porque também depois cada um trata as coisas comforme conhece e outros tratam de outra forma o que torna uma confusão.
Seja como for vim aqui para tentar obter alguma ajuda.
Sei os passos que tenho a fazer mas com os dados redusidos que tenho torna-se relativamente dificil.
Será que alguem conheço algum guia passo a passo onde tenha tudo certinho que me possa ajudar??????? Agradecia muito mesmo.
Posso tentar deixar aqui os dados do meu da instalação só para terem uma noção e para quem quiser tentar.

Scc=400MVA
Transformador:
400KVA
15/0,4KVA
Ucc= 5%
cabo de 10 metros até o QGBT
depois tem mais dois quadros cada um com dois motores
Quadro A:
20m - Motor 30Kw
30m- Motor 30kw
Quadro B:
50m- Motor 60Kw
100m- Motor 100Kw

todos eles com
cos fi = 0,8%
redimento = 97%

Dimensionar os 7 cabos
Calcular o Icc de cada quadro

Por favor se alguem pode-se dar a pequena ajuda que fosse ficaria muito agradecido.
Já tentei de varias formas mas impanco sempre em algum sitio, tenho muito pouca experiencia em dimensionamento.
Só precisava de algo para me guiar.

Muito Obrigado
RQuintas
Curioso
Curioso
Registado: 04 mai 2011, 11:51
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por RQuintas »

A sebenta de IE2 já se encontra aqui pelo fórum:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=5949

Caso coloque informação adicional, poderei dar-lhe uma ajuda com os dimensionamentos.

Cumprimentos
Rui Quintas
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”