SDR sendo disarmado ao ligar um chuveiro de 7500W

Responder
marcelo0
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 fev 2015, 12:57

SDR sendo disarmado ao ligar um chuveiro de 7500W

Mensagem por marcelo0 »

Bom dia pessoal,

Estou com um problema em minha residencia onde o SDR esta sendo desarmado..gostaria de uma ajuda se possível. O cenário eh o seguinte:

Tenho um chuveiro 220V 7500W instalado numa rede com fio 4mm( com capa, mas 2.5-3.00 de cobre interno) ate o disjuntor alumbra termomagnéticos ( C50/2 ) e com um SDR 4P 63ª .

Quando eu ligo o chuveiro tudo ocorre normal, mas em dias de frio que eu diminuo a vazão da agua pra ficar mais quente (deixando “apenas escorrendo um pouquinho ” ) o SDR desarma.

O problema maior eh que as vezes eu nem faco o procedimento acima, so no “fechar” a torneira, antes de chegar ate o final, o disjuntor já desarma. Quando meu padrasto colocou um amperímetro nesse fio, não passou de 40A .. mas “acredito” que quando SDR desarma , eh pq ocorre um “pico” e o aparelho não consegue medir..

PS: Já troquei o disjuntor de 40A para 50A

Por favor me deem uma ajuda..

Obrigado!!

Att

Marcelo
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: SDR sendo disarmado ao ligar um chuveiro de 7500W

Mensagem por justme »

Boas marcelo0,

Suponho que resida no Brasil.

Este forum é portugues bem como os seus moderadores e a grande maioria dos seus frequentadores.

Devido a isso alguns termos e siglas não são conhecidos no nosso país. Seria aconselhavel indicar por extenso o que representa cada letra das siglas ou explicar as funções dos aparelhos a que se referem para que possamos compreendê-lo e ajudá-lo.

Tanto quanto sei no seu país usam dois niveis de tensão 110V/220V (respetivamente simples e composta) em alguns lugares e 220/380V (respetivamente simples e composta) noutros lugares.

Portanto, esclareça-nos algumas questões:

* O chuveiro é alimentado a 220V compostos e com as tres fases ?

* O que é um SDR ?

* Quando diz que trocou o disjuntor de 40A por um de 50A quer dizer que condutores de 4mm estavam protegidos
a 40A ?

Um abraço
marcelo0
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por marcelo0 »

Bom dia ! Tudo bem?

Muito obrigado pela resposta

O chuveiro eh alimentado por 2 fases de 110V + 1neutro.

SDR eh um Dispositivo DR - tipos O dispositivo DR (Diferencial Residual) como esse aqui : http://www.fazfacil.com.br/reforma-cons ... sitivo-dr/
antes do dijuntor disarmar, ele disarma mais rapido.. eh para uma dupla protecao

Quando diz que trocou o disjuntor de 40A por um de 50A quer dizer que condutores de 4mm estavam protegidos a 40A ?
Marcelo: correto, o fio do apartamento ed de 4mm e originalmente havia um dijunto de 40Amperes mas troquei por um de 50A para ver se um possivel e rapido "Pico" nao estava sendo o problema.. mas nao resolveu... : (

Abracos!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas,

*Considerando que a potencia de 7500W é dividida por duas resistencias alimentadas por duas fases e neutro de 110V resultaria numa corrente em cada fase de 34 A.

*Um condutor de 4mm deve ser protegido por um disjuntor de 20 A nominais. Pelo que afirma estão a passar
por ele 40A !!!

*Afirma que quando mediu a corrente ela anda pelos 40 A, em vez dos 34 A que a teoria nos fornece...

*Relata ainda que o diferencial dispara mas que substituiu o disjuntor! Não faz sentido não é verdade?!

*Supondo que o que tem instalado é um interruptor diferencial ele não dispara por sobrecarga ... e portanto, tambem não tem logica !

*Consideremos ainda que a causa do disparo do diferencial é originado por defeito de isolamento e consequente fuga de corrente, tal aconteceria independentemente de "mexer"ou não na torneira (!!!) poderia apenas levar mais ou menos tempo de acordo com a gravidade do defeito.

Em conclusão:
Tendo em conta sua descrição tem uma instalação mal feita (perigosa!) e o relato do disparo do diferencial não tem correspondencia com aquilo a que é sensivel, pelo que o aconselho a recorrer a um tecnico competente que in loco faça a analise da situação e regularize as incorreções graves que tem a instalação.

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

justme Escreveu:Boas,

*Considerando que a potencia de 7500W é dividida por duas resistencias alimentadas por duas fases e neutro de 110V resultaria numa corrente em cada fase de 34 A.

*Um condutor de 4mm deve ser protegido por um disjuntor de 20 A nominais. Pelo que afirma estão a passar
por ele 40A !!!

*Afirma que quando mediu a corrente ela anda pelos 40 A, em vez dos 34 A que a teoria nos fornece...

*Relata ainda que o diferencial dispara mas que substituiu o disjuntor! Não faz sentido não é verdade?!

*Supondo que o que tem instalado é um interruptor diferencial ele não dispara por sobrecarga ... e portanto, tambem não tem logica !

*Consideremos ainda que a causa do disparo do diferencial é originado por defeito de isolamento e consequente fuga de corrente, tal aconteceria independentemente de "mexer"ou não na torneira (!!!) poderia apenas levar mais ou menos tempo de acordo com a gravidade do defeito.

Em conclusão:
Tendo em conta sua descrição tem uma instalação mal feita (perigosa!) e o relato do disparo do diferencial não tem correspondencia com aquilo a que é sensivel, pelo que o aconselho a recorrer a um tecnico competente que in loco faça a analise da situação e regularize as incorreções graves que tem a instalação.

Um abraço
Para que tome as devidas precauções, reforço o aviso também já que é uma situação bastante perigosa.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

A mim parece-me ser defeito do equipamento, que dependendo da pressão no interior, faz passagem à terra ou não.

Quanto ao fio de 4mm2, não convém colocar protecção contra sobre intensidades (disjuntor ou fusivel) superior a 40A, é esse o valor dado pelas tabelas dos fabricantes. (atenção que o caso não é em Portugal...)

No entanto parece-me que o marcelo esta a falar de diâmetros e não de secção do fio. Acho que há praí confusão. Mas se o fio já lá está a alimentar o chuveiro há uns anos e nao ardeu, é porque aguenta... :)

O SDR, esse convém ser no mínimo de 40A.

O melhor claro, é mesmo chamar alguém que saiba mesmo do assunto. Um choque no banho e lá se vai o banhista... :geek:

Já agora marcelo, estamos a falar numa máquina de electrocutar banhistas tipo esta?
IMG_0851.JPG
IMG_0851.JPG (117.51 KiB) Visto 661 vezes
marcelo0
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por marcelo0 »

Ola DrSantos,
Obrigado pelo contato. Infelizmente nao consegui ver sua imagem..diz que tem de ser ativo aqui pra poder abrr arquivos : (

Quanto a:

diametro do fio: sim, eh 4mm e fiu colocado la para chuveiros de ate 7500W como consta no manual.. mas no meu caso , esta disarmando..

Sera que tenho de trocar o chuveiro ou o DR? (SDR) Porque o dijuntor ja testei o de 40A e 50A e nada adiantou..

O chuveiro nao da choques, porem quando passa pouca agua nele, ai cai o DR.. e issota chato.. : (

Se tiver alguma outra dica do que posso fazer , por favor me informar.

Obrigado!!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas,

de acordo com as normas brasileiras NRB5410 e NRB12483:
metodo seleçao cabos-NBR5410.JPG
metodo seleçao cabos-NBR5410.JPG
corrente nos cabos-NBR5410.JPG
corrente nos cabos-NBR5410.JPG
nbr12483.JPG
nbr12483.JPG

Verifica-se na tabela 36 que os condutores de 4mm2, segundo o metodo B1 disponibilizam a corrente de 32A e segundo o B2, 30A. Tanto num como noutro metodos a corrente é insuficiente para alimentar o esquentador (34A), portanto deverá ser escolhido um condutor que disponibilize corrente suficiente (maior ou igual a 34 A). O condutor de 6mm2 (ou mais) cumpre com esse requisito, então é este que deverá alimentar o esquentador com a potencia de 7500W.

A ultima tabela (segundo a norma NRB12483) mostra que esquentadores com mais de 5500W deverão ser construidos para a tensão de alimentação de 220V ou seja alimentados a duas fases.
Isto leva-nos a supor que o esquentador do marcelo0 assim deverá ser alimentado, ao contrário do que afirmou que estaria alimentado a 110V (duas fases e neutro). Ora o terceiro fio, suposto neutro será então o condutor de proteção (terra), ou assim deveria ser.

Portanto a tensão de 110V (ou 127V) que refere não será a tensão entre fase e neutro mas entre fase e terra, que é semelhante (caso a tenha medido).

Repare-se ainda que os valores de corrente permitidos podem ser alterados para menos dos que são indicados nas tabelas no caso de as temperaturas exteriores serem superiores a 30ºC valor para o qual a tabela foi construidas.

Um abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas drsantos,
dsrsantos Escreveu: (...)
Quanto ao fio de 4mm2, não convém colocar protecção contra sobre intensidades (disjuntor ou fusivel) superior a 40A, é esse o valor dado pelas tabelas dos fabricantes.(...)
A corrente admissivel num cabo está dependente de condicionalismos e para a maioria dos casos essa afirmação não está correta, como pode verificar , quer nas tabelas acima quer nas dos fabricantes dos cabos...
(...) Mas se o fio já lá está a alimentar o chuveiro há uns anos e nao ardeu, é porque aguenta...
(...)
Ele não refere a idade da instalação, mas independentemente disso, a antiguidade de uma instalação não é garantia da escolha adequada dos materiais de uma instalação...

Um abraço
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”