gerador para 10 camaratas

Responder
tomb
Curioso
Curioso
Registado: 05 fev 2014, 17:26

gerador para 10 camaratas

Mensagem por tomb »

Boa noite a todos.
Gostaria de pedir uma ajuda em duas situações específicas.

Sou director de obra em Moçambique, e em uma das obras que sou responsável tenho 10 “camaratas”, cada uma com 20 quartos com IS(total 200quartos).Serão para utilização dos operários de construção.
No desenho, porque apenas é isso que tenho, tem um gerador de 600KVA para alimentar essas 10 camaratas. Apesar de não ser a minha área, parece-me muito para a finalidade a q se destina .
Cada quarto apenas terá uma TV, Split, e um termoacumulador de 50L.
Sei q os operários recolhem todos a mesma hora e a probabilidade de estarem a tomar banho e o split ligado, em todos os quarto ao mesmo tempo é grande, mas não será muito 600KVA?

A outra questão é que as camaratas estão a 400m de distância , e no mesmo desenho tenho três cabo de XAV 3x180+95 (350m) ligados a 3 AD que por sua vez sai ramal para cada uma das camaratas(quadro geral da camarata).
Estou com dificuldade em arranjar este material em Moçambique….posso utilizar um equivalente em Alumínio ?

Por norma peço ao projetista,"não entro em campeonatos que não são os meus" mas aqui não tenho grande alternativa,uma vez que não existe projectista.A disponibilidade por parte de quem manda para para pagar como devem imaginar é nula

Desde de já agradeço uma possível ajuda.

Cumprimentos
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: gerador para 10 camaratas

Mensagem por Pimenta »

Sem entrar em muitos esclarecimentos, cuidado com as "equivalências" do cabo de cobre para alumínio... Para essa distância e passando para alumínio vai ter por certo que fazer um paralelo de cabos...
Quanto ao resto, indique a potência do termoacumulador e do split... Terá de se perceber a potência de cada quarto e ter em conta o coeficiente de simultaneidade a aplicar e as quedas de tensão que vai haver desde o gerador aos armários e dos armários até aos equipamentos...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: gerador para 10 camaratas

Mensagem por justme »

Boas,

especulando:

Termoacumulador: 1500W

Split (9000BTU/h): (Para unidades ON/OFF pouco eficientes EER á volta de 3) 866W

Fator simultaneidade: 1 (visto que é manifestada probabilidade de tal ocorrer e dada a relativamente baixa capacidade dos termoacumuladores e desejo de refrescar).

TV e Iluminação: 200W

Resulta em 513KW, que dará um potencia aparente superior (em KVA) aos 600KVA.

Não me parece um valor exagerado...

Mesmo entrando com um Fator de simultaneidade mais baixo, deveremos tambem pensar nos extras (torradeiras, ferros de engomar, pequenos frigorificos ...)

Um abraço
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”