Controle de Temperatura
Controle de Temperatura
Preciso montar um tanque de 500 litros ou 1000 litros que mantenha uma temperatura de 32°C.
Ele precisa manter essa temperatura de forma automática (ligar e desligar o circuito de resistência), e de preferência com algum visor onde mostre a temperatura atualizado.
Preciso da mesma temperatura em todo o tanque e de um projeto simples, que não seja muito caro mas que tenha eficiência garantida.
OBS: Tanque com àgua normal.
Ele precisa manter essa temperatura de forma automática (ligar e desligar o circuito de resistência), e de preferência com algum visor onde mostre a temperatura atualizado.
Preciso da mesma temperatura em todo o tanque e de um projeto simples, que não seja muito caro mas que tenha eficiência garantida.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Controle de Temperatura
Vivam.
Trata-se de um tanque aberto ou fechado? Confinado a um espaço ou no exterior?
Essa água destina-se ao consumo humano ou para a industria?
E para aquecer essa água toda o que está a pensar? Resistências electricas? Bomba de calor? Caldeira? Energia solar?
Cps
A. Castro
Trata-se de um tanque aberto ou fechado? Confinado a um espaço ou no exterior?
Essa água destina-se ao consumo humano ou para a industria?
E para aquecer essa água toda o que está a pensar? Resistências electricas? Bomba de calor? Caldeira? Energia solar?
Cps
A. Castro
Tanque aberto de amianto (caixa de água antiga).
A água não é para consumo, vai ficar em exposição à temperatura ambiente (na rua).
Pensei na maneira mais simples, resistência + termostato, porém nunca realizei nenhum trabalho quando a questão é controle de temperatura.
Não posso usar agitador, a temperatura de 32°C deve ficar na parte da superfície da água (melhor se fosse homogênea em todo o tanque, porém acho difícil sem agitador).
A água não é para consumo, vai ficar em exposição à temperatura ambiente (na rua).
Pensei na maneira mais simples, resistência + termostato, porém nunca realizei nenhum trabalho quando a questão é controle de temperatura.
Não posso usar agitador, a temperatura de 32°C deve ficar na parte da superfície da água (melhor se fosse homogênea em todo o tanque, porém acho difícil sem agitador).
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
O amianto está proibido.
A Azul
Cump.
Mário
Vais que ter agitação molecular, qual a precisão que pretendes na temperatura e o diferencial entre o mínimo e máximo, ou é mesmo 32ºC.cahes Escreveu:Preciso montar um tanque de 500 litros ou 1000 litros que mantenha uma temperatura de 32°C.
Ok. não há problema.
Também é simples.
Preciso da mesma temperatura em todo o tanque
Aqui já começa a complicar.
e de um projeto simples,
Depende do que chamas simples.
que não seja muito caro mas que tenha eficiência garantida.
Bom e barato é dificil.
Vê onde e como vais usar o liquido.
O amianto está proibido.
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
O Amianto é proibido, porém vou usar o tanque como maneira de lavagem para peças, não vou usar a àgua para consumo, nem estarei em contato direto com ela.
A temperatura ideal seria 32°C, porém se ficar entre 30°C e 34°C acredito que não tenha problema.
Não é para uso industrial, é apenas para testes, por este motivo não quero que seja absurdamente caro.
A temperatura ideal seria 32°C, porém se ficar entre 30°C e 34°C acredito que não tenha problema.
Não é para uso industrial, é apenas para testes, por este motivo não quero que seja absurdamente caro.
- Mário
- Team Apoio
Pões uma resistência no fundo com termostato, e a dissipação do calor da resistência vai fazer que a água comece a aquecer, e por sua vez (a água quente é mais leve que a fria,) vai subir, o que faz uma pequena agitação molecular. Podes ter necessidade de ter a resistência a cobrir bem o fundo, para que seja mais homogéneo o "calor"cahes Escreveu:O Amianto é proibido, porém vou usar o tanque como maneira de lavagem para peças, não vou usar a àgua para consumo, nem estarei em contato direto com ela.
Toma atenção à legionela
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Poderia me indicar alguma resistência e algum termostato bons ?
É facil a instalação ?
É facil a instalação ?
Boas,
parece-me que falta saber a quantidade de agua gasta por hora (caudal de consumo) e
ainda a forma de reposição dessa agua...
Um abraço
parece-me que falta saber a quantidade de agua gasta por hora (caudal de consumo) e
ainda a forma de reposição dessa agua...
Um abraço
Vou usar apenas para lavagem de peças, desta forma, utilizarei uma bomba para fazer o retorno da àgua, após passar por um filtro para que a àgua volte limpa.
Como a àgua vai diminuir aos poucos, pensei em colocar sensor de nível para ativar uma válvula solenoide, assim mantendo sempre a mesma quantidade de água no tanque.
1 vez por semana estarei esvaziando para realizar a limpeza.
Como a àgua vai diminuir aos poucos, pensei em colocar sensor de nível para ativar uma válvula solenoide, assim mantendo sempre a mesma quantidade de água no tanque.
1 vez por semana estarei esvaziando para realizar a limpeza.
- Mário
- Team Apoio
Boas "cahes"
E já pensaste fazer a apresentação?
Cump.
Mário
E já pensaste fazer a apresentação?
Cump.
Mário