Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Olá a todos!
Gostaria de ter ajuda para dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos, para tal gostaria de saber o seguinte:
-Que equipamentos poderão existir no Centro e que potências (equipamentos monofásicos/trifásicos);
-Qual a potência (monofásica ou trifásica) aconselhariam;
-Será necessário a execução de projeto de instalações elétricas?
Cumprimentos.
Gostaria de ter ajuda para dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos, para tal gostaria de saber o seguinte:
-Que equipamentos poderão existir no Centro e que potências (equipamentos monofásicos/trifásicos);
-Qual a potência (monofásica ou trifásica) aconselhariam;
-Será necessário a execução de projeto de instalações elétricas?
Cumprimentos.
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Boas
Cump.
Mário
A AzulTNT Escreveu:Olá a todos!
Gostaria de ter ajuda para dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos, para tal gostaria de saber o seguinte:
-Que equipamentos poderão existir no Centro e que potências (equipamentos monofásicos/trifásicos);
Vai ver um centro, para teres uma ideia. Tens máquinas trifásicas e alguns consumos monofásicos.
-Qual a potência (monofásica ou trifásica) aconselhariam;
Depende dos equipamentos (marcas e modelos) e numero de baias de inspecção.
-Será necessário a execução de projeto de instalações elétricas?
Sim. Recebe publico, e podes estar em zona atex.
Cumprimentos.
Cump.
Mário
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Tem que se saber o layout dos equipamentos, tipos de alimentação e potências dos mesmos.
Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Não tenho essa informação. Só sei que o edifício tem uma área de implantação de 675 m2.projclvm Escreveu:Tem que se saber o layout dos equipamentos, tipos de alimentação e potências dos mesmos.
- projclvm
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Então se não tem forma de obter essa informação o promotor deve tentar saber em outros centros de inspeção esses dados.
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
20 VA/m2 para iluminação
30 VA/m2 para tomadas de uso gerais
80 VA/m2 para AVAC
675 m2 * 130 VA/m2 = 87,75 kVA
Se aplicar um Ks=0,8
S´=87,75*0,8 = 70,2 kVA
Já tem a potência estimada. Pode efetuar o pedido de viabilidade junto do distribuidor.
Para essa área eu colocaria um quadro de entrada com um interruptor de entrada de 160 A.
Despois é colocar diferenciais para iluminação e tomadas. Também terá de colocar proteções especificas para determinadas máquinas. Tem de pedir uma lista de cargas, pois nesse tipo de instalações existem máquinas especificas.
Pode alimentar os equipamentos de AVAC também a partir desse quadro de entrada.
O regime de terras será o TT.
Mário, apenas não percebi a questão da zona ATEX. Existe essa classificação num IPO?
30 VA/m2 para tomadas de uso gerais
80 VA/m2 para AVAC
675 m2 * 130 VA/m2 = 87,75 kVA
Se aplicar um Ks=0,8
S´=87,75*0,8 = 70,2 kVA
Já tem a potência estimada. Pode efetuar o pedido de viabilidade junto do distribuidor.
Para essa área eu colocaria um quadro de entrada com um interruptor de entrada de 160 A.
Despois é colocar diferenciais para iluminação e tomadas. Também terá de colocar proteções especificas para determinadas máquinas. Tem de pedir uma lista de cargas, pois nesse tipo de instalações existem máquinas especificas.
Pode alimentar os equipamentos de AVAC também a partir desse quadro de entrada.
O regime de terras será o TT.
Mário, apenas não percebi a questão da zona ATEX. Existe essa classificação num IPO?
TNT Escreveu:Não tenho essa informação. Só sei que o edifício tem uma área de implantação de 675 m2.projclvm Escreveu:Tem que se saber o layout dos equipamentos, tipos de alimentação e potências dos mesmos.
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Boas
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A Azulparreirajoao Escreveu:20 VA/m2 para iluminação
30 VA/m2 para tomadas de uso gerais
80 VA/m2 para AVAC
675 m2 * 130 VA/m2 = 87,75 kVA
Se aplicar um Ks=0,8
S´=87,75*0,8 = 70,2 kVA
Já tem a potência estimada. Pode efetuar o pedido de viabilidade junto do distribuidor.
Para essa área eu colocaria um quadro de entrada com um interruptor de entrada de 160 A.
Despois é colocar diferenciais para iluminação e tomadas. Também terá de colocar proteções especificas para determinadas máquinas. Tem de pedir uma lista de cargas, pois nesse tipo de instalações existem máquinas especificas.
Pode alimentar os equipamentos de AVAC também a partir desse quadro de entrada.
O regime de terras será o TT.
Mário, apenas não percebi a questão da zona ATEX. Existe essa classificação num IPO?
Se uma viatura de mercadorias pesada, tiver uma cisterna de matéria perigosa é ATEx (classe 0) devemos ter classe 1 ao redor. Isto deve de incluir os equipamentos na zona 1 e 2. Esta é a minha maneira de ver. Se a viatura é Atex classe 0, o que está à volta também entra no ATEx.
TNT Escreveu:Não tenho essa informação. Só sei que o edifício tem uma área de implantação de 675 m2.projclvm Escreveu:Tem que se saber o layout dos equipamentos, tipos de alimentação e potências dos mesmos.
Cump.
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Ok.
Mas uma cisterna que vai efetuar uma IPO, vai carregada com fluido combustível?
Se sim estou de acordo que tenha de haver áreas classificadas.
Mas uma cisterna que vai efetuar uma IPO, vai carregada com fluido combustível?
Se sim estou de acordo que tenha de haver áreas classificadas.
Mário Escreveu:BoasA Azulparreirajoao Escreveu:20 VA/m2 para iluminação
30 VA/m2 para tomadas de uso gerais
80 VA/m2 para AVAC
675 m2 * 130 VA/m2 = 87,75 kVA
Se aplicar um Ks=0,8
S´=87,75*0,8 = 70,2 kVA
Já tem a potência estimada. Pode efetuar o pedido de viabilidade junto do distribuidor.
Para essa área eu colocaria um quadro de entrada com um interruptor de entrada de 160 A.
Despois é colocar diferenciais para iluminação e tomadas. Também terá de colocar proteções especificas para determinadas máquinas. Tem de pedir uma lista de cargas, pois nesse tipo de instalações existem máquinas especificas.
Pode alimentar os equipamentos de AVAC também a partir desse quadro de entrada.
O regime de terras será o TT.
Mário, apenas não percebi a questão da zona ATEX. Existe essa classificação num IPO?
Se uma viatura de mercadorias pesada, tiver uma cisterna de matéria perigosa é ATEx (classe 0) devemos ter classe 1 ao redor. Isto deve de incluir os equipamentos na zona 1 e 2. Esta é a minha maneira de ver. Se a viatura é Atex classe 0, o que está à volta também entra no ATEx.
TNT Escreveu:Não tenho essa informação. Só sei que o edifício tem uma área de implantação de 675 m2.projclvm Escreveu:Tem que se saber o layout dos equipamentos, tipos de alimentação e potências dos mesmos.
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Cump.parreirajoao Escreveu:Ok.
Mas uma cisterna que vai efetuar uma IPO, vai carregada com fluido combustível?
Se sim estou de acordo que tenha de haver áreas classificadas.
Mesmo "vazia" contem "gases", e se for um automóvel ligeiro ou pesado de passageiros a GLP ou a GN? como é?.
E os autocarros que andam a hidrogénio?
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Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Bem, já fiz um e as coisas não são assim tão lineares...
A mim por exemplo, numa primeira fase tinha uma potência de 120kVA e acabou por me chegar 90kVA.
Depende muito das marcas dos equipamentos, já que estas variam em alguma coisa as potências dos equipamentos. No meu caso, diziam aproximadamente qual a potência que precisavam. Normalmente, tens de alimentar uma consola e só depois é que eles próprios os ligam aos frenómetros, ripómetros, elevadores, etc...
Algumas das coisas que acho que deves ter cuidado:
- Aconselho-te a veres isso com atenção, teres atenção aos pormenores de construção dessas máquinas, onde fica a passagem de tubos e etc. Se não fica bem delineado, em obra pode dar uma confusão tremenda;
- Pormenores das fossas, altura de instalação da iluminação, ver se precisam de tomadas e etc... Cuidado, a fossa é tratada como um local com risco de explosão;
Voltando à questão, eu tinha 2 fossas de ligeiros, 1 de pesados, uma do tipo L e outra do tipo B... Isto tens de contar estas trabalhas todas, com os equipamentos todos associados às linhas de inspecção, iluminação e depois a parte dos escritórios (iluminação, tomadas, bastidores e principalmente o AVAC)...
A mim por exemplo, numa primeira fase tinha uma potência de 120kVA e acabou por me chegar 90kVA.
Depende muito das marcas dos equipamentos, já que estas variam em alguma coisa as potências dos equipamentos. No meu caso, diziam aproximadamente qual a potência que precisavam. Normalmente, tens de alimentar uma consola e só depois é que eles próprios os ligam aos frenómetros, ripómetros, elevadores, etc...
Algumas das coisas que acho que deves ter cuidado:
- Aconselho-te a veres isso com atenção, teres atenção aos pormenores de construção dessas máquinas, onde fica a passagem de tubos e etc. Se não fica bem delineado, em obra pode dar uma confusão tremenda;
- Pormenores das fossas, altura de instalação da iluminação, ver se precisam de tomadas e etc... Cuidado, a fossa é tratada como um local com risco de explosão;
Voltando à questão, eu tinha 2 fossas de ligeiros, 1 de pesados, uma do tipo L e outra do tipo B... Isto tens de contar estas trabalhas todas, com os equipamentos todos associados às linhas de inspecção, iluminação e depois a parte dos escritórios (iluminação, tomadas, bastidores e principalmente o AVAC)...
Re: Dimensionar a instalação eléctrica de um Centro de Inspeção de Veículos
Obrigado pelo apoio.Pimenta Escreveu:Bem, já fiz um e as coisas não são assim tão lineares...
A mim por exemplo, numa primeira fase tinha uma potência de 120kVA e acabou por me chegar 90kVA.
Depende muito das marcas dos equipamentos, já que estas variam em alguma coisa as potências dos equipamentos. No meu caso, diziam aproximadamente qual a potência que precisavam. Normalmente, tens de alimentar uma consola e só depois é que eles próprios os ligam aos frenómetros, ripómetros, elevadores, etc...
Algumas das coisas que acho que deves ter cuidado:
- Aconselho-te a veres isso com atenção, teres atenção aos pormenores de construção dessas máquinas, onde fica a passagem de tubos e etc. Se não fica bem delineado, em obra pode dar uma confusão tremenda;
- Pormenores das fossas, altura de instalação da iluminação, ver se precisam de tomadas e etc... Cuidado, a fossa é tratada como um local com risco de explosão;
Voltando à questão, eu tinha 2 fossas de ligeiros, 1 de pesados, uma do tipo L e outra do tipo B... Isto tens de contar estas trabalhas todas, com os equipamentos todos associados às linhas de inspecção, iluminação e depois a parte dos escritórios (iluminação, tomadas, bastidores e principalmente o AVAC)...