Quero montar painel fotovoltaico em casa

Responder
finipini
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Quero montar painel fotovoltaico em casa

Mensagem por finipini »

Boa tarde.

Estou interessado em montar um painel fotovoltaico em casa de 250w. Tenho noção dos varios aparelhos que preciso de montar , tal como controladores inversores, baterias etc. que preciso de montar.
A minha duvida e´, sou "obrigado" a montar um circuito isolado da rede eléctrica, ou posso interligar o meu circuito com a rede mesmo sem a vender e tendo aparelhagem de protecção para falhas de rede e para não auto alimentar a rede através do meu sistema?

E se eu quiser vender a energia produzida, posso vender mesmo sendo pouca potencia?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Quero montar painel fotovoltaico em casa

Mensagem por nelmindo »

finipini Escreveu:Boa tarde.

Estou interessado em montar um painel fotovoltaico em casa de 250w. Tenho noção dos varios aparelhos que preciso de montar , tal como controladores inversores, baterias etc. que preciso de montar.
A minha duvida e´, sou "obrigado" a montar um circuito isolado da rede eléctrica, ou posso interligar o meu circuito com a rede mesmo sem a vender e tendo aparelhagem de protecção para falhas de rede e para não auto alimentar a rede através do meu sistema?
Está confuso o que quer.
E se eu quiser vender a energia produzida, posso vender mesmo sendo pouca potencia?
Sim, porque está para breve o diploma que regulamenta esse tipo de instalações (se é que não saiu...).
finipini
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Mensagem por finipini »

Pois, peço desculpa porque esta´ realmente confuso.

Simplesmente queria saber qual o sistema que vale a pena apostar, se o sistema isolado da rede ( com baterias) ou apostar num sistema interligado `a rede.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

250W não justifica ficar como produtor...monte o painel, e use em circuitos que veja necessários isolados da rede normal....para usá-los em caso de falha do solar, instale comutadores
Jaime Reis
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Já saíu: Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de Outubro
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Mensagem por WindWalker »

jaimereis Escreveu:boas

250W não justifica ficar como produtor...monte o painel, e use em circuitos que veja necessários isolados da rede normal....para usá-los em caso de falha do solar, instale comutadores
A que tipo de comutadores se refere? Gostaria de ver/conhecer um exemplo.

Obrigado
betogomesg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 fev 2015, 18:49

Mensagem por betogomesg »

Finipini,

é possível você conseguir descontos na conta ou até mesmo "vender" energia para concessionária. Vender entre aspas porque você terá creditos que poderão ser abatidos em até 36 meses. :mrgreen:

Nesse site tem informação sobre a Resolução nº 482/2012 da Aneel, porém o site cita exemplo de energia eólica residencial.

mas de qualquer forma você vai precisar de aprovar seu projeto junto à concessionária.

Se quiser mais info:

http://energialimpa.net/2015/02/04/e-po ... a-em-casa/
Bernardino Frederico
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2007, 17:48

Mensagem por Bernardino Frederico »

Viva,

Poderá optar pelas 2 soluções sendo que a mais económica (e isto tendo em conta o que realmente pretende) é o sistema de autoconsumo fotovoltaico com um módulo fotovoltaico e um micro-inversor.

Cumps.
Bernardino Frederico
Curioso
Curioso

Viva,

Poderá optar pelas 2 soluções sendo que a mais económica (e isto tendo em conta o que realmente pretende) é o sistema de autoconsumo fotovoltaico com um módulo fotovoltaico e um micro-inversor.

Cumps.
Bruno Amendoeira
Curioso
Curioso
Registado: 04 dez 2009, 01:21
Contacto:

Mensagem por Bruno Amendoeira »

boas,
Plo que estou a ver da sua dúvida, o UPAC é a melhor solução... apesar de não conseguir armazenar a energia produzida plo painel, está (nas horas de consumo, mesmo que numa quantidade minima por dia) a reduzir o consumo da parte da Rede. Evitando o armazenamento evitam-se assim també outras dispesas que jogaríam o seu projecto para valores que nao compensariam o gasto tais como baterias, reguladores e inversores.... com o UPAC, só necessita de um micro-Inversor e do painel :)

Facil instalação e 0 manutenção :)

Abraço
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.
jcarlosj
Curioso
Curioso
Registado: 17 ago 2010, 00:35

Mensagem por jcarlosj »

Boa noite, tenho uma duvida deste sistema simples que refere, pois já ouvi que estes sistemas também podem consumir energia da rede , será isso possível ?

Obrigado

jcarlosj
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
Bernardino Frederico
Curioso
Curioso

Boa noite,

O seu sistema neste caso autoconsumo, não vai consumir energia mas sim produzir e reduzir o consumo da sua habitação.

Cumps.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”