Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo
Foi publicado em Diário da República as portarias nº 14/2015 e 15/2015 de 23 de janeiro, que determinam quais os procedimentos necessários para a exploração de energia para pequena produção com entrega à rede elétrica e a instalação de autoconsumo. As portarias definem também a tarifa de referência a aplicar à energia elétrica assim produzida.
- Anexos
-
- 15-2015.pdf
- (157.07 KiB) Transferido 171 vezes
-
- 14-2015.pdf
- (189.18 KiB) Transferido 152 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Re: Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo
Segundo parece os contadores digitais, incrementam a contagem independentemente do sentido da energia.
Ao seja, quando estou a injectar corrente na rede, por outras palavras, a oferecer energia, vejo o meu contador a subir na leitura.
Portanto pago para oferecer.
Esta se for mesmo assim, não lembrava ao diabo
Nos casos abaixo de 1,5kw, porque acima disto já há contadores independentes de energia
Ao seja, quando estou a injectar corrente na rede, por outras palavras, a oferecer energia, vejo o meu contador a subir na leitura.

Portanto pago para oferecer.

Nos casos abaixo de 1,5kw, porque acima disto já há contadores independentes de energia
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Re: Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo
Pode facultar onde foi buscar essa informação?aureliocoimbra Escreveu:Segundo parece os contadores digitais, incrementam a contagem independentemente do sentido da energia.
Ao seja, quando estou a injectar corrente na rede, por outras palavras, a oferecer energia, vejo o meu contador a subir na leitura.![]()
Portanto pago para oferecer.![]()
-
- Velha Guarda
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 fev 2015, 18:49
Olá Pessoal,
Sou novo aqui ainda!! mas pelo que sei pela Resolução nº 482/2012 da Aneel quando a geração de for maior do que o consumo, o saldo positivo de
energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente.
Pode utilizar um medidor bidirecional, ou um medidor de entrada (Concessionaria) e um medidor de saida (responsabilidade do morador)!!!!
Você precisa de ter seu projeto aprovado junto à concessionária de engergia.
Até!
Sou novo aqui ainda!! mas pelo que sei pela Resolução nº 482/2012 da Aneel quando a geração de for maior do que o consumo, o saldo positivo de
energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente.
Pode utilizar um medidor bidirecional, ou um medidor de entrada (Concessionaria) e um medidor de saida (responsabilidade do morador)!!!!
Você precisa de ter seu projeto aprovado junto à concessionária de engergia.
Até!
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
betogomesg
Aqui está a discutir-se as novas regras do DL 153/2014 para Portugal, parece-me que é do Brasil

Aqui está a discutir-se as novas regras do DL 153/2014 para Portugal, parece-me que é do Brasil

- nunomsmota
- Curioso
- Registado: 30 mar 2009, 00:15
- Been thanked: 1 time
Boa Tarde,
O que disseram aqui dos contadores digitais somarem a energia é verdade.
Já testei isso na minha empresa.
Apenas os contadores analógicos (os de roda) descontam a energia que produzimos.
Os sistemas se autoconsumo são bastante bons para empresas de alto gasto energético durante o dia e é onde a rede precisa desta produção/compensação. No que toca a utilizadores "caseiros" que passam o dia fora de casa (logo consumos stand-by) é pouco aliciante esta situação (infelizmente).
O que disseram aqui dos contadores digitais somarem a energia é verdade.
Já testei isso na minha empresa.
Apenas os contadores analógicos (os de roda) descontam a energia que produzimos.
Os sistemas se autoconsumo são bastante bons para empresas de alto gasto energético durante o dia e é onde a rede precisa desta produção/compensação. No que toca a utilizadores "caseiros" que passam o dia fora de casa (logo consumos stand-by) é pouco aliciante esta situação (infelizmente).
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
-
- Velha Guarda
Então esta actuação não terá um nome?...
Assím é facil ganhar dinheiro

Assím é facil ganhar dinheiro

Nem todos os contadores digitais somam a energia.Existem uns que não se mexem e outros que somam.
Os analógicos são os únicos que conheço que somam e subtraem.Já tinha conhecimento dessas regras,mas só se aplicam para locais onde exista rede pública.Se não exisitir rede pública pode fazer o que "entenderem".
Os analógicos são os únicos que conheço que somam e subtraem.Já tinha conhecimento dessas regras,mas só se aplicam para locais onde exista rede pública.Se não exisitir rede pública pode fazer o que "entenderem".
-
- Velha Guarda
O problema só se coloca, se existir rede pública!!
Para meu espanto os velhinhos contadores analógicos são mais dignos de confiança, do que os modernos digitais
Para meu espanto os velhinhos contadores analógicos são mais dignos de confiança, do que os modernos digitais

Sim.Foi a informação que me passaram.Caso não exista rede pública não é obrigado a fazer nada,julgo que nem é preciso dar conhecimento a ninguém
Boas,aureliocoimbra Escreveu:O problema só se coloca, se existir rede pública!!
parto em defesa dos digitais (alguns) pois os coitados fazem apenas aquilo para que foram projetados.
Não é uma questão de tecnologia mas de projeto. A culpa é dos pais (projetistas)!
Um abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mar 2015, 09:21
Para quem fez uma microgeração antes do dia 23 janeiro e se inscreveu antes do 23 janeiro no portal energia renovaveis na hora e submeteu a inspeção para depois do dia 23 janeiro, com que regime agora deve de usar essa instalação? alguem me consegue ajudar
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
A DGEG publicou no seu site um documento preliminar de “Esquemas Tipo de Unidades de Produção para Autoconsumo
com Tecnologia Solar Fotovoltaica”
Acesso em:
Página inicial»Áreas Setoriais»Energia Elétrica»Registo de Unidades de Produção (SERUP)
com Tecnologia Solar Fotovoltaica”
Acesso em:
Página inicial»Áreas Setoriais»Energia Elétrica»Registo de Unidades de Produção (SERUP)