10 passos na identificação de falhas em máquinas

Responder
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8131
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

10 passos na identificação de falhas em máquinas

Mensagem por Mário »

Boas

Recebi da net e aqui está mais uma partilha.


DEZ PASSOS PARA AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS EM MÁQUINAS
- A SEREM SEGUIDOS PELOS TÉCNICOS ANTES, DURANTE E DEPOIS QUE A MÁQUINA PAROU -


1. Procure conhecer a máquina: através da leitura do manual, treinamento interno ou ministrado pelo fabricante, obtém-se relevantes informações, que podem ser úteis na hora de identificar o problema.

2. Tenha à disposição diagramas e fluxogramas: eles devem ficar junto à máquina. Os esquemas elétricos devem estar nos quadros e painéis de comando. Servem como mapa da mina, indicando o caminho a seguir durante o processo de investigação da falha.

3. Levante o histórico de falhas: consultando os registros de manutenções anteriores daquela e de outras máquinas similares, é possível saber quais as principais falhas já enfrentadas. Use-as como indicativo, mas não se limite apenas a investigar as causas de falhas históricas. Desta vez pode ser uma causa nova.

4. Converse com os operadores: eles conhecem o comportamento da máquina. Lidam com ela diariamente e podem ajudar a identificar mais rapidamente o motivo da falha.

5. Converse com outros colegas: membros da equipe que também fazem manutenção naquela máquina ou máquinas similares podem dar indícios, como ruídos, vibrações e outros sintomas que apontem para um determinado componente.

6. Comece pelo mais simples: investigue do componente ou sistema mais simples, avançando para o mais complexo. Muitas vezes perde-se precioso tempo desmontando a máquina inteira para depois descobrir quer se tratava apenas de um cabo com mau contato, por exemplo.

7. Não se detenha na primeira evidência: mesmo que aparentemente tenha descoberto o componente causador da falha, aprofunde um pouco mais a investigação. Continue o check list até o fim. Pode haver mais itens defeituosos (efeito cascata).

8. Em caso de dificuldade, chame o Líder: não perca muito tempo tentando achar a causa sozinho. A primeira ajuda que o técnico deve procurar é a do seu Líder.

9. Faça uma rápida inspeção geral: outros componentes podem já estar no limite da vida útil ou em eminência de falha. Aproveite a máquina parada para dar uma geral, que pode evitar uma nova parada em pouco tempo.

10. Faça uma relatório de não conformidade: a identificação da causa raiz do problema pode evitar a repetição da ocorrência e, se não evitar, pelo menos servir de referência para casos futuros, realimentando os registros de manutenção (item 3). E divulgue o resultado. A experiência é um subproduto importante. O relatório deve motivar uma reciclagem de toda a equipe de manutenção.

Sugestão: Não sendo encontrada uma solução para o problema em um prazo pré-determinado, a Supervisão/Liderança deve comunicar a Gerência, que avaliará a necessidade/possibilidade de tomar ações adicionais, contribuindo para a redução do tempo de máquina parada.

Wagner Moraes

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Conversa de Café”