Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo

Responder
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo

Mensagem por migjac »

Foi publicado em Diário da República as portarias nº 14/2015 e 15/2015 de 23 de janeiro, que determinam quais os procedimentos necessários para a exploração de energia para pequena produção com entrega à rede elétrica e a instalação de autoconsumo. As portarias definem também a tarifa de referência a aplicar à energia elétrica assim produzida.
Anexos
15-2015.pdf
(157.07 KiB) Transferido 171 vezes
14-2015.pdf
(189.18 KiB) Transferido 152 vezes
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Re: Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo

Mensagem por aureliocoimbra »

Segundo parece os contadores digitais, incrementam a contagem independentemente do sentido da energia.
Ao seja, quando estou a injectar corrente na rede, por outras palavras, a oferecer energia, vejo o meu contador a subir na leitura. :geek:
Portanto pago para oferecer. :shock:
Esta se for mesmo assim, não lembrava ao diabo :twisted:

Nos casos abaixo de 1,5kw, porque acima disto já há contadores independentes de energia
borllock
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2014, 18:05
Been thanked: 4 times

Re: Novas regras para a produção de energia em pequenas unidades e para autoconsumo

Mensagem por borllock »

aureliocoimbra Escreveu:Segundo parece os contadores digitais, incrementam a contagem independentemente do sentido da energia.
Ao seja, quando estou a injectar corrente na rede, por outras palavras, a oferecer energia, vejo o meu contador a subir na leitura. :geek:
Portanto pago para oferecer. :shock:
Esta se for mesmo assim, não lembrava ao diabo :twisted:

Nos casos abaixo de 1,5kw, porque acima disto já há contadores independentes de energia
Pode facultar onde foi buscar essa informação?
betogomesg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 fev 2015, 18:49

Mensagem por betogomesg »

Olá Pessoal,

Sou novo aqui ainda!! mas pelo que sei pela Resolução nº 482/2012 da Aneel quando a geração de for maior do que o consumo, o saldo positivo de
energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente.

Pode utilizar um medidor bidirecional, ou um medidor de entrada (Concessionaria) e um medidor de saida (responsabilidade do morador)!!!!

Você precisa de ter seu projeto aprovado junto à concessionária de engergia.

Até!
borllock
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2014, 18:05
Been thanked: 4 times

Mensagem por borllock »

betogomesg
Aqui está a discutir-se as novas regras do DL 153/2014 para Portugal, parece-me que é do Brasil :?: :!:
nunomsmota
Curioso
Curioso
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Been thanked: 1 time

Mensagem por nunomsmota »

Boa Tarde,

O que disseram aqui dos contadores digitais somarem a energia é verdade.
Já testei isso na minha empresa.
Apenas os contadores analógicos (os de roda) descontam a energia que produzimos.

Os sistemas se autoconsumo são bastante bons para empresas de alto gasto energético durante o dia e é onde a rede precisa desta produção/compensação. No que toca a utilizadores "caseiros" que passam o dia fora de casa (logo consumos stand-by) é pouco aliciante esta situação (infelizmente).
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda

Então esta actuação não terá um nome?... :evil:

Assím é facil ganhar dinheiro :shock:
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Nem todos os contadores digitais somam a energia.Existem uns que não se mexem e outros que somam.
Os analógicos são os únicos que conheço que somam e subtraem.Já tinha conhecimento dessas regras,mas só se aplicam para locais onde exista rede pública.Se não exisitir rede pública pode fazer o que "entenderem".
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda

O problema só se coloca, se existir rede pública!!

Para meu espanto os velhinhos contadores analógicos são mais dignos de confiança, do que os modernos digitais :o
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Sim.Foi a informação que me passaram.Caso não exista rede pública não é obrigado a fazer nada,julgo que nem é preciso dar conhecimento a ninguém
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

aureliocoimbra Escreveu:O problema só se coloca, se existir rede pública!!

Para meu espanto os velhinhos contadores analógicos são mais dignos de confiança, do que os modernos digitais :o
Boas,

parto em defesa dos digitais (alguns) pois os coitados fazem apenas aquilo para que foram projetados.
Não é uma questão de tecnologia mas de projeto. A culpa é dos pais (projetistas)!

Um abraço
Joao Pedro Moniz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2015, 09:21

Mensagem por Joao Pedro Moniz »

Para quem fez uma microgeração antes do dia 23 janeiro e se inscreveu antes do 23 janeiro no portal energia renovaveis na hora e submeteu a inspeção para depois do dia 23 janeiro, com que regime agora deve de usar essa instalação? alguem me consegue ajudar
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

A DGEG publicou no seu site um documento preliminar de “Esquemas Tipo de Unidades de Produção para Autoconsumo
com Tecnologia Solar Fotovoltaica”

Acesso em:

Página inicial»Áreas Setoriais»Energia Elétrica»Registo de Unidades de Produção (SERUP)
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”