Altaração esquema de funcionamento de bombas
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Altaração esquema de funcionamento de bombas
Bom dia,
Tenho duas bombas que só podem ser ligadas alternadamente através de selector instalado no quadro.
Pretendo fazer alteração de forma a poder também colocar as bombas em funcionamento simultâneo. Alguém me pode ajudar sobre as alterações ao esquema em anexo necessárias?
Tenho duas bombas que só podem ser ligadas alternadamente através de selector instalado no quadro.
Pretendo fazer alteração de forma a poder também colocar as bombas em funcionamento simultâneo. Alguém me pode ajudar sobre as alterações ao esquema em anexo necessárias?
- Anexos
-
- _20150129-094703.pdf
- (420.16 KiB) Transferido 103 vezes
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Altaração esquema de funcionamento de bombas
vendo assim por alto, este circuito teria de ser completamente alterado, pois tem um termostato a condicionar o arranque das bombas, uma válvula de três vias a redireccionar a água, e encravamentos eléctricos, ou uma ou outra....
mas sou eu a especular, a tentar adivinhar, de vez em quando dá-me isto, a pôr a inventar, tentar ler a mente dos outros....tipo telepatia.....será um dom que eu tenho????
caro amigo, explique lá o que quer!!!!! e o funcionamento da coisa também ajudava, mais ou menos sei o que pretende....mas....hoje o meu dom está a falhar!!
mas sou eu a especular, a tentar adivinhar, de vez em quando dá-me isto, a pôr a inventar, tentar ler a mente dos outros....tipo telepatia.....será um dom que eu tenho????
caro amigo, explique lá o que quer!!!!! e o funcionamento da coisa também ajudava, mais ou menos sei o que pretende....mas....hoje o meu dom está a falhar!!
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Queria que houvesse uma opção de passar por cima de todos os encravamentos para colocar em situações pontuais através de comando manual de por as duas bombas em funcionamento simultâneo.
Boas,
Responda-me às seguintes questões:
1) Qual é o objetivo dessa instalação ?
2) Porque razão quer fazer a alteração?
3) S1 é um comutador multiposição?
4) Se sim qual a função de cada uma das posições?
Um abraço
Responda-me às seguintes questões:
1) Qual é o objetivo dessa instalação ?
2) Porque razão quer fazer a alteração?
3) S1 é um comutador multiposição?
4) Se sim qual a função de cada uma das posições?
Um abraço
Última edição por justme em 30 jan 2015, 00:33, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Este esquema não está completo; ainda faltam elementos: vêm-se contactos de contactores e
não se vêm as bobines dos respectivos.
Cps
A.Castro
Este esquema não está completo; ainda faltam elementos: vêm-se contactos de contactores e
não se vêm as bobines dos respectivos.
Cps
A.Castro
-
- Velha Guarda
Junto o esquema completo do quadro eléctrico para vossa análise.
- Anexos
-
- bombas.pdf
- (2.96 MiB) Transferido 78 vezes
Boas, aqui vai uma proposta:
Ss ---->é um interruptor On-Off
Rs ---->é um relé com 3 contactos normalmente abertos
Estando S1 na posiçao de acionar KM2 (bomba2), ao ligar Ss, ativa o relé Rs cujos contactos anulam os encravamentos de KM1 e KM2 e fazem um "shunt" entre os ramos ((terminais 14 e 16 de S1 ) que permitem o funcionamento simultaneo das duas bombas.
Consegue-se o mesmo efeito com um comutador com 3 pares de contactos N0 independentes (mas acionados simultaneamente) e nesse caso não precisaria de usar o relé. Desta forma ficaria com um esquema um pouco mais simples.
Nesse caso poderia ligar simultaneamente as duas bombas quer S1 estivesse acionando KM1 ou KM2.
Optei por apresentar o esquema com relé para o caso de não conseguir o comutador.
Agradeço que se algum dos colegas achar algum erro no esquema que mo comunique.
Um abraço
Estando S1 na posiçao de acionar KM2 (bomba2), ao ligar Ss, ativa o relé Rs cujos contactos anulam os encravamentos de KM1 e KM2 e fazem um "shunt" entre os ramos ((terminais 14 e 16 de S1 ) que permitem o funcionamento simultaneo das duas bombas.
Consegue-se o mesmo efeito com um comutador com 3 pares de contactos N0 independentes (mas acionados simultaneamente) e nesse caso não precisaria de usar o relé. Desta forma ficaria com um esquema um pouco mais simples.
Nesse caso poderia ligar simultaneamente as duas bombas quer S1 estivesse acionando KM1 ou KM2.
Optei por apresentar o esquema com relé para o caso de não conseguir o comutador.
Um abraço
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
eu colocaria só um comutador de três posições a fazer by-pass aos encravamentos eléctricos...
mas esclareça uma coisa....as bombas fazem o mesmo circuito hidráulico, existem retenções???
mas esclareça uma coisa....as bombas fazem o mesmo circuito hidráulico, existem retenções???
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
como é que é possível estar a propor alterações, quando ninguém sabe para que serve (o que faz) este sistema de bombagem?
A menos que já tenha sido explicado por MP.
Ohmico
como é que é possível estar a propor alterações, quando ninguém sabe para que serve (o que faz) este sistema de bombagem?
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Colega justeme, com S1 ligado na posição AUTOMÁTICO (11/12), o seu esquema não funciona;
Na posição BOMBA 1 (13/14), o seu esquema não funciona;
Na posição BOMBA 2 (15/16) o seu esquema vai funcionar; e se for suficientemente rápido a passar da BOMBA 2 para a BOMBA 1,
vai continuar a funcionar, mas tem que ser com muita rapidez!...Caso contrário o relé que introduziu deixa de ser
auto alimentado pelo próprio contacto.
Cps
A. Castro
Colega justeme, com S1 ligado na posição AUTOMÁTICO (11/12), o seu esquema não funciona;
Na posição BOMBA 2 (15/16) o seu esquema vai funcionar; e se for suficientemente rápido a passar da BOMBA 2 para a BOMBA 1,
vai continuar a funcionar, mas tem que ser com muita rapidez!...Caso contrário o relé que introduziu deixa de ser
auto alimentado pelo próprio contacto.
Cps
A. Castro
justme Escreveu:Boas, aqui vai uma proposta:
Um abraço
Boas JaimeReis e Ohmico,
Agradeço-vos os comentários:
Depois de eu ter pedido uma descrição geral do ojetivo da instalação e do Ohmico ter requisitado o esquema hidraulico, na resposta, ele enviou apenas o esquema eletrico.
Considero então que as suas dificuldades são apenas no automatismo eletrico, e confio que o migjac esteja seguro de que não há contratempos devido ao funcionamento simultâneo das 2 bombas conforme pediu!
Um abraço
Agradeço-vos os comentários:
jaimereis Escreveu:...
Quanto ao circuito hidraulico não me preocupei porque considero que o migjac sabe o que está a fazer quando nos pediu que as bombas funcionassem em simultâneo.ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Depois de eu ter pedido uma descrição geral do ojetivo da instalação e do Ohmico ter requisitado o esquema hidraulico, na resposta, ele enviou apenas o esquema eletrico.
Considero então que as suas dificuldades são apenas no automatismo eletrico, e confio que o migjac esteja seguro de que não há contratempos devido ao funcionamento simultâneo das 2 bombas conforme pediu!
Um abraço
Boas CF,Lda,
agradeço tambem os seus comentários e esclareço de seguida cada uma das questões colocadas:
Por outro lado se em vez do rele se instalar um comutador de 3 contactos como tambem sugeri, as bombas funcionariam em simultaneo com S1 tanto na posição Bomba 1 como na posição Bomba 2 desde que o comutador de 3 posições estivesse ligado.
Um abraço
agradeço tambem os seus comentários e esclareço de seguida cada uma das questões colocadas:
Repare no que pede migjac :Colega justeme, com S1 ligado na posição AUTOMÁTICO (11/12), o seu esquema não funciona;
Portanto, apenas em situações pontuais e manualmente deverá funcionar e eu escolhi que funcionasse quando S1 estivesse na posição de comando manual da Bomba 2 e Ss estivesse ligado. No entanto poderia ter escolhido a posição de Bomba 1, foi apenas uma opção.migjac Escreveu:Queria que houvesse uma opção de passar por cima de todos os encravamentos para colocar em situações pontuais através de comando manual de por as duas bombas em funcionamento simultâneo.
Não há problema que funcione com S1 comutado para a Bomba 1, mas tal apenas acontece se Ss não for desligado, o que deve ser feito quando não se deseja as duas bombas em simultâneo.Na posição BOMBA 2 (15/16) o seu esquema vai funcionar; e se for suficientemente rápido a passar da BOMBA 2 para a BOMBA 1, vai continuar a funcionar, mas tem que ser com muita rapidez!...Caso contrário o relé que introduziu deixa de ser auto alimentado pelo próprio contacto.
Por outro lado se em vez do rele se instalar um comutador de 3 contactos como tambem sugeri, as bombas funcionariam em simultaneo com S1 tanto na posição Bomba 1 como na posição Bomba 2 desde que o comutador de 3 posições estivesse ligado.
Um abraço