Boa tarde caros colegas,
estou com algumas dúvidas na ligação de um motor. Também não sei se ele funciona correctamente, mas isso já é outra questão.
Tenho um motor com as seguintes características:
- P=2HP
- U=1800-200V
- I= 1-0,6A
As minhas questões são as seguintes:
- Para a tensão de alimentação 180-200V certamente necessito de um transformador, certo?
- Motor AC ou DC?
Em anexo envio algumas fotos do referido motor.
Desde já agradeço as opiniões dos colegas.
Abraço
Esquema de ligação de motor
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Esquema de ligação de motor
É um motor de corrente continua, que parece ser de excitação separada. Ver qual a tensão e a corrente máxima dessa excitação, porque pelo que transcreve da chapa de características, está incompleta. Se não sabe o que quer dizer os símbolos ou interpretar os valores, fotografe e publique aqui.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Bom dia,
desde já agradeço a ajuda. Na chapa de características apenas tem a informação que passei no post anterior.
Poderei colocar aqui a foto.
Tenho a ideia ter visto um motor semelhante a trabalhar com o transformador, mas não sei mais que isso, muito pouca informação.
Qual o factor que poderia ajudar a perceber esta questão, para além da informação que já disponibilizei?
Bom trabalho.
Obrigado
desde já agradeço a ajuda. Na chapa de características apenas tem a informação que passei no post anterior.
Poderei colocar aqui a foto.
Tenho a ideia ter visto um motor semelhante a trabalhar com o transformador, mas não sei mais que isso, muito pouca informação.
Qual o factor que poderia ajudar a perceber esta questão, para além da informação que já disponibilizei?
Bom trabalho.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Os motores universais, tanto dão para corrente continua (motor série) e para corrente alternada. Como tem escovas, apontava para isso. No fundo teria apenas 2 terminais disponíveis. No entanto na caixa de bornes apresenta 4 e um deles parece dizer "armadura" e o outro "excitação". Este tipo de nomenclatura deriva de motores de corrente continua de excitação separada. Sendo separada, precisa de um circuito auxiliar (que pode ser alimentado pelo circuito principal DC). Mas sem mais dados não é possível adivinhar mais o quer que seja. Agora esse motor ligado a um transformador sem mais nada, custa-me a crer.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Boa tarde,
obrigado pela ajuda.
Como ligaria então o motor? Pode fornecer esquema eléctrico?
Obrigado
obrigado pela ajuda.
Como ligaria então o motor? Pode fornecer esquema eléctrico?
Obrigado