A produção através de fontes de energia renovável permitiu ao Estado português, no ano passado, poupar um total de 1,565 mil milhões de euros nas contas públicas. Isto porque, a somar aos 1,5 mil milhões evitados na importação de combustíveis fósseis, pouparam-se ainda 65 milhões de euros em licenças de emissão de CO2.
As contas foram apresentadas em comunicado conjunto da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e da associação não-governamental ambiental Quercus. As duas entidades aproveitaram para apelar aos investimentos no sector das energias renováveis, uma aposta que consideraram “vital para a independência económica e energética do país, para além do respeito pelos compromissos climáticos internacionais”.
Segundo a perspectiva da Quercus, “é preciso um investimento na sensibilização e um planeamento adequado do sector energético também em prol de uma desejável política climática exigente”, nas palavras de Francisco Ferreira, coordenador da associação para questões de energia e alterações climáticas.
Já António Sá da Costa, presidente da APREN, reforça as vantagens da produção renovável no preço da electricidade. “O facto de quase dois terços da electricidade consumida ser de origem renovável possibilitou estabilizar o preço deste bem, o que também é positivo e apresenta um grau elevado de sustentabilidade”, afirma.
De recordar que, em 2014, 62,7% do total de energia eléctrica consumida foi assegurado por produção renovável. Esta quota representa um aumento de 6% em relação a 2013 e permitiu, em paralelo, que o valor de electricidade importada caísse para um novo mínimo desde 2002 (1,8% do consumo)
http://www.edificioseenergia.pt/pt/noti ... tugal-1401
Renováveis poupam 1,6 mil milhões a Portugal
Re: Renováveis poupam 1,6 mil milhões a Portugal
o problema é que no meio de tudo isso a conta da luz ainda sobe
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 163
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Localização: Coimbra
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Re: Renováveis poupam 1,6 mil milhões a Portugal
Fico muito alegre com isso e a ver a minha conta a subir, só me apetece rir 
