Bom dia,
Em 1º lugar peço desculpa se este não for o forum mais indicado para este tipo de questões e se for esse o caso a qual me devo dirigir?
É o seguinte, adquiri recentemente um termoacumulador para substituir um esquentador avariado, contudo não me foi informado na loja que deveria ter uma ligação própria e autónoma para o mesmo.
Após a vinda do técnico de montagem é que me foi informado pelo mesmo que por lei (e por segurança claro) era obrigatória a instalação de um Diferencial de Protecção de 30mA, informou-me também que tal instalação custaria à volta de 200€.
Sendo um valor bastante avultado e já tendo gasto dinheiro com o cilindro perguntei sobre a hipótese de colocar um outro esquentador, mas o técnico informou que com a saída que possuo só funcionaria em condições um esquentador ventilado, motivo também pelo qual o que se encontra lá nunca funcionou bem desligando-se frequentemente após algum tempo de utilização.
Pondo isto as minhas questões são as seguintes:
Onde posso encontrar a lei/norma relativa a este tipo de instalações? Procurei mas não encontrei.
É possível substituir o disjuntor que possuo para as fichas, onde o termoacumulador irá ficar(inclui 3 fichas da cozinha + 3 de quartos + Luz de um outro andar), por um com os requisitos pretendidos? Sendo isto possível faz diferença no custo de instalação?
Os esquentadores normais, por assim dizer, não requerem qualquer ligação eléctrica, quanto muito necessitam de uma ou duas pilhas, contudo um esquentador ventilado terá de estar obrigatoriamente ligado à corrente para o ventilador funcionar, tendo isto em conta não será igualmente necessário a instalação de um Diferencial de Protecção, visto que o aparelho mexe com agua e electricidade? Ou seja, teria de gastar o valor de um aparelho destes e ainda a instalação de um diferencial?
Já agora, outra questão à parte, acredito que não me saibam responder a esta questão mas não custa perguntar, o técnico informou que o tubo de exaustão dos gases deveria ser tão largo quanto o bocal no esquentador, não me disse muitos mais detalhes para um normal não funcionar.
Alguém me sabe dizer se aumentar o buraco pelo qual sai os fumos bem como colocar um tubo mais largo se isso resolveria o problema?
Pus imagem do esquentador em questão bem como a ligação para poderem perceber melhor.
Obrigada desde já qualquer resposta que me possam dar.
Dúvida sobre instalação de Diferencial de Proteção
Re: Dúvida sobre instalação de Diferencial de Proteção
Boa tarde,
O tecnico informou-o bem quanto à necessidade de um circuito direto para o termo-acumulador, bem como da necessidade de instalação de um diferencial de 30mA de sensibilidade.
Incluo aqui um link com o manual de instalação de um termoacumulador onde podera apreciar as recomendações do fabricante e a norma em que se baseou.(http://www.afrizal.pt/pdf/ENERGIAS_ALTE ... ERMICO.pdf)
Quanto ao esquentador, tambem está correto o que disse quanto à necessidade de a tubagem de exaustão ter o mesmo diametro que a saida do esquentador.
Mas antes de comprar a tubagem de exaustao mais larga, tente eliminar essa volta que ela faz cortando-a à medida (ou fazendo-a encolher) e eliminando o excesso de tubo. Essa tubagem deve ter apenas o comprimento necessário para ligar ao orificio da chaminé (na parede).
Um abraço
O tecnico informou-o bem quanto à necessidade de um circuito direto para o termo-acumulador, bem como da necessidade de instalação de um diferencial de 30mA de sensibilidade.
Incluo aqui um link com o manual de instalação de um termoacumulador onde podera apreciar as recomendações do fabricante e a norma em que se baseou.(http://www.afrizal.pt/pdf/ENERGIAS_ALTE ... ERMICO.pdf)
Quanto ao esquentador, tambem está correto o que disse quanto à necessidade de a tubagem de exaustão ter o mesmo diametro que a saida do esquentador.
Mas antes de comprar a tubagem de exaustao mais larga, tente eliminar essa volta que ela faz cortando-a à medida (ou fazendo-a encolher) e eliminando o excesso de tubo. Essa tubagem deve ter apenas o comprimento necessário para ligar ao orificio da chaminé (na parede).
Um abraço
O esquentador agora não funciona (liga a chama piloto mas não arranca depois), por isso infelizmente não consigo testar a teoria, o motivo pelo qual queria saber se resultava era para saber se valia a pena investir num esquentador norma (sem ventilador).
Quanto ao restante obrigada pelas respostas =)
Quanto ao restante obrigada pelas respostas =)
Bom dia,
Se acha que não compensa reparar o esquentador, à distancia já não arrisco qualquer outra sugestão.
Na minha opinião deve mesmo chamar um profissional.
Um abraço
Se acha que não compensa reparar o esquentador, à distancia já não arrisco qualquer outra sugestão.
Na minha opinião deve mesmo chamar um profissional.
Um abraço
(erro)
Última edição por Dya em 26 jan 2015, 12:53, editado 1 vez no total.
Boa tarde,
Era só para informar que já possuo o termoacumulador instalado, optei por colocar um disjuntor 30ma à cabeça do quadro.
Novamente agradeço as respostas!
Não sei como funciona, mas se quiserem o tópico já poderá ser encerrado, já me encontro esclarecida.
Era só para informar que já possuo o termoacumulador instalado, optei por colocar um disjuntor 30ma à cabeça do quadro.
Novamente agradeço as respostas!
Não sei como funciona, mas se quiserem o tópico já poderá ser encerrado, já me encontro esclarecida.
Boa tarde Dya,
em meu nome agradeço a forma clara e objetiva com que colocou as suas dúvidas.
Tambem admiro o seu cuidado de dar o "feedback" depois de resolvidos os problemas para os quais contactou o forum.
Quanto a mim é um exemplo da forma adequada de como todos os frequentadores deste sitio se deviam comportar.
Um abraço
em meu nome agradeço a forma clara e objetiva com que colocou as suas dúvidas.
Tambem admiro o seu cuidado de dar o "feedback" depois de resolvidos os problemas para os quais contactou o forum.
Quanto a mim é um exemplo da forma adequada de como todos os frequentadores deste sitio se deviam comportar.
Um abraço