Nelson Pinho Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,
"
para a certiel e em vistoria, se tiver a tomada ligada a um candeiro de mesinha de cabeceira por exemplo, aquilo terá ser de ser um circuito de força motriz certo isto é, alimentado por fio de 2,5mm certo ao meter o candeeiro ligado a essa tomada e este a ser accionado pelo interruptor à entrada do quarto por exemplo, isto para a certiel é ilegal certo
explique aqui onde foi buscar essa informação.
Ohmico
porque a certiel diz que apenas são permitidas tomadas ligadas ao circuito de iluminação (e comandadas por aparelhos a ele pertencente) se existir climatização fixa (que neste caso é representada por um aquecedor)... certo

Boas,
você acha correcta a sua atitude, ter uma informação da entidade que tutela a fiscalização das instalações eléctricas e vir ao forum à procura de justificação para, uma ilegalidade?
Desculpe mas não me parece honesto.
Agora a justificação da minha opinião:
A questão que levantaram da eventual ligação,a essa tomada, de um equipamento com consumo superior ao permitido no circuito de iluminação, é para mim uma falsa questão pois é comum a todos os outros circuitos a que se liguem equipamentos com consumo superior àquele para que foi dimensionados.
Daí não ver, em meu entender, qualquer problema na instalação de uma tomada comandada por interruptor e alimentada pelo respectivo circuito de iluminação, desde que na mesma divisão existam tomadas de circuito que permita ligação de aquecimento.
Ohmico