funcionamento do esquema

Responder
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

funcionamento do esquema

Mensagem por eng_jersilva »

boas pessoal

precisava que me explicassem um pouco mais especifico o esquema q se encontra em anexo. mais propriamente as partes q se encontram limitadas a vermelho.
da para entender q basicamente estamos perante um interruptor horario q vai controlar a iluminação mas o q n percebo é o pq de estar o interruptor horario "acupolado" ou em paralelo com o interruptor. e n percebo o pq do relé incorporado no interruptor!?? será o conjunto um interruptor térmico!? ou temos o interruptor e o relé ligados um ao outro!??

qual o funcionamento global do esquema!!?

provavelmente é basico mas eu tenhyo algumas duvidas em perceber.

obrigado pela vossa atenção

abraço joão silva
Anexos
Esc 1200_Planta RC-Model.rar
(231.4 KiB) Transferido 352 vezes
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
nch
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2008, 13:04

Re: funcionamento do esquema

Mensagem por nch »

Pelo que eu percebi, parece-me que na caixa vermelha mais à direita é um interruptor horário que parece activar 3 contactos, mas dúvido penso que activa só um contacto, e na caixa grande mais à esquera um relé que activa 3 contactos, ou serão 3 relés.

Ou seja quando o relógio pré programado activa o interruptor associado este por sua vez disponibiliza corrente na/s bobine/s do/s relé/s o que faz fechar os contactos e portanto acende os circuitos iluminação e iluminação1 distribuidos pelas 3 fases

Não é uma grande ajuda...

Esse desenho devia ter legenda.

Há relés para activar 3 contactos com uma só bobine ? Penso que sim!

Portanto esse desenho parece ter um erro no interruptor horario este não activa 3 contactos.
Penso eu de que...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

O esquema apresentado, nas partes cercadas a vermelho, pretende representar qualquer coisa que ficou na cabeça do projectista, isto é, por si só eléctricamente não representa coisa nenhuma.

Aparece muito frequentemente nos projectos, da área da construção civil, e provávelmente quer representar uma iluminação comandada por interruptor horário, que pode ser forçada manualmente pelo interruptor que aparece em paralelo com o "boneco" do IH.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Esse esquema representa um interruptor horário a controlar dois grupos de circuitos de iluminação.

O primeiro grupo é composto por 3 circuitos de iluminação cada um protegido por um disjuntor de 6A, tendo como protecção diferencial um interruptor diferencial de 4x25A/30mA.

O segundo grupo tem tambem 3 circuitos de iluminção, protegidos por disjuntores de 10A e um diferencial de 4x25A/30mA.

Os dispositivos assinalados por 40A/24V são reles tripolares com bobinas de 24V e contactos para um maximo de 40A.

O transformador de 230/24V tem indicado como potencia 250KVA !... sendo este valor obviamente um erro (quando muito 250VA).

Um abraço
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

pois por achar estranho é que coloquei ca esta situação (uma vez q estou num fase de analise de projectos ja elaborados para tentar adequirir mais conhecimento) nunca vi um interruptor horario em paralelo com um interruptor normal!!! de que maneira isto vai funcionar!?? sera realmente como disse o nosso caro homico!??! o limite vermelho mais pequeno n será antes uma bobine de disparo em vez de um relé!?? na minha ideia acho que não faz sentido estar a acopolar o tal relé ou bobine com o interruptor ou faz!???(talvez num interruptor geral ai sim talvez faça algum sentido).
mais alguém poder dar a sua opinião é sempre bem vindo!!! grande abraço

joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

concordo com o justme e o ohmico
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Apesar de estar mal desenhado, penso que o projectista queria era isto:
- Os relés/contactores (40A/24V) são comandados pelo relógio;
- O interruptor em paralelo com o relógio serva para ligar a luz de forma manual.
Cpt

Rebelo Cruz
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ok obrigado
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Lupsu Iberico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mai 2008, 16:21

Mensagem por Lupsu Iberico »

Bom, o esquema é simples!
parece-me que já percebeu que têm dois blocos de alimentações protegidas por interruptores diferenciais e depois por dijuntores de saida por cada circuito.
O que representa o relógio e o contacto em paraleo é o seguinte:
O contacto pertence ao relógio, e na hora programada fecha o contacto que irá actuar sobre os dois relés que fecharão o circuito de alimentação das iluminações. O que me parece que está errado no esquema são os seguintes pontos:
1) A potência do TF está exagerada, em vez de KVA devia ser VA.
2) o Contacto do relógio está mal representado e não deve ser tripolar, ou então é mas só um contacto ou dois contactos no máximo estão utilizados para energizar os relés de 24V AC.

Espero ter sido explicito.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”