Manuel ITED 3ª Edição
CEMU
Na página 115 do Manual ITED 3ª edição no quadro 4.34 - Redes de cabos em edifícios residenciais novos refere:
Nas moradias unifamiliares, não é obrigatória a instalação de cabos entre a CVM e o ATI. Caso se opte por essa
instalação, deve ser instalada uma Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU), entre a CVM e o ATI, para
instalação dos dispositivos de terminação da cablagem proveniente do ATI.
DEFINIÇÃO DE CEMU:
CAIXA DE ENTRADA DE MORADIA UNIFAMILIAR (CEMU): Caixa de acesso restrito,
instalada entre a CVM e o ATI, numa moradia unifamiliar. A CEMU é de instalação opcional e
tem como função abrigar os dispositivos que terminam os cabos provenientes do ATI (caso em
que funciona como caixa de entrada), ou como caixa de entrada, facilitando a manobra futura de
cabos de operador.
Alguém explica isto mais coerentemente, CVM e ATI não existem sempre? Logo, se existe sempre tenho de ter sempre CEMU, segundo o referido na página 115?
Obrigado!
Nas moradias unifamiliares, não é obrigatória a instalação de cabos entre a CVM e o ATI. Caso se opte por essa
instalação, deve ser instalada uma Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU), entre a CVM e o ATI, para
instalação dos dispositivos de terminação da cablagem proveniente do ATI.
DEFINIÇÃO DE CEMU:
CAIXA DE ENTRADA DE MORADIA UNIFAMILIAR (CEMU): Caixa de acesso restrito,
instalada entre a CVM e o ATI, numa moradia unifamiliar. A CEMU é de instalação opcional e
tem como função abrigar os dispositivos que terminam os cabos provenientes do ATI (caso em
que funciona como caixa de entrada), ou como caixa de entrada, facilitando a manobra futura de
cabos de operador.
Alguém explica isto mais coerentemente, CVM e ATI não existem sempre? Logo, se existe sempre tenho de ter sempre CEMU, segundo o referido na página 115?
Obrigado!
Frequências CATV
Boa tarde,
O manual ITED 3ª edição diz na página 108:
Os cálculos das atenuações devem ser efetuados para as frequências limite dos sistemas considerados, 47 MHz e 862 MHz em MATV, e 950 MHz e 2150 MHz em SMATV.
Para CATV são as mesmas?
No fundo a pergunta é :
Quais os cálculos que devem constar nos projetos ITED 3ª edição?
Nos projetos Ited 2ª edição devia constar:
- Os cálculos das redes de tubagem, previstas no ponto 4.2.2.1 do Manual ITED 2;
- O cálculo da atenuação nas redes de CATV para as frequências de teste 60, 90 e 750 MHz, tal como o previsto no ponto 4.3.2.1 do Manual;
- A pendente (Tilt) para as redes de MATV/SMATV entre os 5 e os 862 MHz, e entre 950 e os 2150 MHz, para o ajuste da CR (Cabeça de Rede), bem como os níveis de sinal para as frequências de 5, 862, 950 e 2150 MHz, tal como previsto no ponto 4.3.2.1 do Manual;
- O cálculo das perdas totais para as redes de fibra ótica para os comprimentos de onda de 1310nm e 1550nm, tal como previsto no ponto 4.3.3.1 do Manual.
E agora para ITED 3?
O manual ITED 3ª edição diz na página 108:
Os cálculos das atenuações devem ser efetuados para as frequências limite dos sistemas considerados, 47 MHz e 862 MHz em MATV, e 950 MHz e 2150 MHz em SMATV.
Para CATV são as mesmas?
No fundo a pergunta é :
Quais os cálculos que devem constar nos projetos ITED 3ª edição?
Nos projetos Ited 2ª edição devia constar:
- Os cálculos das redes de tubagem, previstas no ponto 4.2.2.1 do Manual ITED 2;
- O cálculo da atenuação nas redes de CATV para as frequências de teste 60, 90 e 750 MHz, tal como o previsto no ponto 4.3.2.1 do Manual;
- A pendente (Tilt) para as redes de MATV/SMATV entre os 5 e os 862 MHz, e entre 950 e os 2150 MHz, para o ajuste da CR (Cabeça de Rede), bem como os níveis de sinal para as frequências de 5, 862, 950 e 2150 MHz, tal como previsto no ponto 4.3.2.1 do Manual;
- O cálculo das perdas totais para as redes de fibra ótica para os comprimentos de onda de 1310nm e 1550nm, tal como previsto no ponto 4.3.3.1 do Manual.
E agora para ITED 3?
Última edição por Philos em 16 dez 2014, 12:24, editado 1 vez no total.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Re: Manuel ITED 3ª Edição
A colocação da CEMU, fica ao critério do projetista, que o decidirá com o dono de obra. Se se entender que devem ser passados cabos da CVM ao ATI, terá que se colocar, caso sejam os operadores a colocá-los, fica dispensada.
o mais conveniente será mesmo não deixar CEMU e que sejam os operadores a passarem cabos da CVM ao ATI, que acham?projclvm Escreveu:A colocação da CEMU, fica ao critério do projetista, que o decidirá com o dono de obra. Se se entender que devem ser passados cabos da CVM ao ATI, terá que se colocar, caso sejam os operadores a colocá-los, fica dispensada.
outra coisa, pelos meus cálculos, um cabo de cobre e de coaxial já cabem num tubo de 20mm, certo?ngp Escreveu:o mais conveniente será mesmo não deixar CEMU e que sejam os operadores a passarem cabos da CVM ao ATI, que acham?projclvm Escreveu:A colocação da CEMU, fica ao critério do projetista, que o decidirá com o dono de obra. Se se entender que devem ser passados cabos da CVM ao ATI, terá que se colocar, caso sejam os operadores a colocá-los, fica dispensada.
No manual ITED1 tínhamos esta definição:
A CAIXA DE ENTRADA DE CABOS - Caixa localizada na extremidade interior da entrada de cabos e onde, em regra, são alojados os dispositivos de derivação ou juntas, para interligação da rede colectiva de cabos ao cabo de entrada.
Esta CEC, em edifícios colectivos (já que em moradias temos a CEMU) agora no ITED 3 é opcional? É proibida? Dimensões mínimas?
Obrigado!
A CAIXA DE ENTRADA DE CABOS - Caixa localizada na extremidade interior da entrada de cabos e onde, em regra, são alojados os dispositivos de derivação ou juntas, para interligação da rede colectiva de cabos ao cabo de entrada.
Esta CEC, em edifícios colectivos (já que em moradias temos a CEMU) agora no ITED 3 é opcional? É proibida? Dimensões mínimas?
Obrigado!
Uma pergunta, na página 86 do manual ITED 3 vem escrito:
"CONDUTAS SUBTERRÂNEAS
Os tubos das condutas subterrâneas devem ter curvas com ângulos superiores a 120 º.
Os traçados subterrâneos devem recorrer a CV de passagem sempre que ocorram derivações
na tubagem, mudanças de direcção acentuadas, ou troços superiores a 50 metros.
As ligações por via subterrânea, quando não forem realizadas através de tubos, devem ter o
dimensionamento idêntico ao considerado para estes.
As condutas subterrâneas terminam obrigatoriamente na CVM."
Pergunto: Se existem derivações é porque posso ligar a vários ATE´s? Estes poderão ser do mesmo edifício ou forçosamente tem de ser de edifícios independentes?
"CONDUTAS SUBTERRÂNEAS
Os tubos das condutas subterrâneas devem ter curvas com ângulos superiores a 120 º.
Os traçados subterrâneos devem recorrer a CV de passagem sempre que ocorram derivações
As ligações por via subterrânea, quando não forem realizadas através de tubos, devem ter o
Pergunto: Se existem derivações é porque posso ligar a vários ATE´s? Estes poderão ser do mesmo edifício ou forçosamente tem de ser de edifícios independentes?
Alguém consegue dizer se em algum caso é possível ligar ATE´s (Armários de telecomunicações de Edifício) entre eles?
Obrigado!
Obrigado!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Pela própria definição de ATE (armário de telecomunicaçoes de edificio) penso que em qualquer caso só podes ter 1 ATE por edificio...Philos Escreveu:Uma pergunta, na página 86 do manual ITED 3 vem escrito:
"CONDUTAS SUBTERRÂNEAS
Não me parece fazer muito sentido essas definições no manual ITED. Quando passas para um conjunto de edíficio, entras no âmbito das ITUR...
Agora divagando um pouco: passo todos os dias por duas casas geminadas que me deixam a pensar. É em meio rural, distribuição aérea, com duas entradas independentes. Cada uma deve ter a sua CVM e colocaram dois postes, um de cada lado do terreno para fazer a descida do cabo para cada CVM. Fico na dúvida se aquilo alguma vez entraria no ITUR, mas bem que podiam ter posto só uma CVM para as duas (no ited 2 era possivel, ou entao interligado as CVM com 2 tubos de 40 por exemplo e assim era um poste a menos que ficava ali no ar...

Outra questão sobre Pares de cobre.
O regulamento fala no seu ponto 4.4.4.1 sobre requisitos mínimos...
Não há fórmulas? Estes mínimos advém de fórmulas de alguma regulamentação?
Cumprimentos!
dsrsantos Escreveu:Pela própria definição de ATE (armário de telecomunicaçoes de edificio) penso que em qualquer caso só podes ter 1 ATE por edificio...Philos Escreveu:Uma pergunta, na página 86 do manual ITED 3 vem escrito:
"CONDUTAS SUBTERRÂNEAS
Não me parece fazer muito sentido essas definições no manual ITED. Quando passas para um conjunto de edíficio, entras no âmbito das ITUR...
Agora divagando um pouco: passo todos os dias por duas casas geminadas que me deixam a pensar. É em meio rural, distribuição aérea, com duas entradas independentes. Cada uma deve ter a sua CVM e colocaram dois postes, um de cada lado do terreno para fazer a descida do cabo para cada CVM. Fico na dúvida se aquilo alguma vez entraria no ITUR, mas bem que podiam ter posto só uma CVM para as duas (no ited 2 era possivel, ou entao interligado as CVM com 2 tubos de 40 por exemplo e assim era um poste a menos que ficava ali no ar...
Olá a todos,
Na minha opnião poderemos ter varios ATE´s num edificio, derivando da mesma CVM
Exemplo: Edifidio misto, não Residencial
"Os edifícios mistos resultam da combinação de mais do que um tipo dos anteriormente caracterizados. Dadas as especificidades dos fogos, pode existir a necessidade de acessos individualizados. Estes acessos estão relacionados com uma utilização ou exploração autónoma, o que pode obrigar à instalação de condutas independentes, a partir da CVM." (ponto 4.2.6 do Manual ITED 3ª Edição)
-
- Velha Guarda
coiote Escreveu: Olá a todos,
Na minha opnião poderemos ter varios ATE´s num edificio, derivando da mesma CVM
Exemplo: Edifidio misto, não Residencial
"Os edifícios mistos resultam da combinação de mais do que um tipo dos anteriormente caracterizados. Dadas as especificidades dos fogos, pode existir a necessidade de acessos individualizados. Estes acessos estão relacionados com uma utilização ou exploração autónoma, o que pode obrigar à instalação de condutas independentes, a partir da CVM." (ponto 4.2.6 do Manual ITED 3ª Edição)
Faz sentido. Bem observado coiote
Re: Manuel ITED 3ª Edição - Pares de Cobre
Bom dia,
Tenho 4 questões que gostaria que alguém esclarecesse/opinasse, na medida do possível.
1 – Já me falaram em limitar a 200 o número de pares de cobre por piso. Conhecem alguma referência a esta situação (norma, boa prática, etc.)?
2 – O máximo numa régua são 10 par de cobre? Existem ou poderão existir com mais?
A televés tem: http://www.televes.pt/pt-pt/catalogo/pr ... pares-cat3
3 – Em pares de cobre será importante considerar um fator de 1.20 (20%). Isto para garantir alguma reserva futura. Será só importante para a Tubagem vertical? No manual ITED 1 referia esta situação no ponto 4.3.2
4 - No caso de numa rede CATV o Tilt não cumprir, e não querendo alterar quer cabos, repartidores, etc., querendo colocar um amplificador para resolver o problema, onde é que o poderemos colocar?
Tenho 4 questões que gostaria que alguém esclarecesse/opinasse, na medida do possível.
1 – Já me falaram em limitar a 200 o número de pares de cobre por piso. Conhecem alguma referência a esta situação (norma, boa prática, etc.)?
2 – O máximo numa régua são 10 par de cobre? Existem ou poderão existir com mais?
3 – Em pares de cobre será importante considerar um fator de 1.20 (20%). Isto para garantir alguma reserva futura. Será só importante para a Tubagem vertical? No manual ITED 1 referia esta situação no ponto 4.3.2
4 - No caso de numa rede CATV o Tilt não cumprir, e não querendo alterar quer cabos, repartidores, etc., querendo colocar um amplificador para resolver o problema, onde é que o poderemos colocar?
-
- Velha Guarda
Re: Manuel ITED 3ª Edição - Pares de Cobre
Minha opinião:Philos Escreveu:Bom dia,
1-Não conheço essa norma, mas o nº de pares de cobre estará dependente das necessidades do edíficio... Referes-te a 200 tomadas de par de cobre? se sim, ainda é muita coisa, mas se for por exemplo um edificio de escritorios, pode ter de ser... Poderá é ser boa ideia ter mais do que um bastidor, porque depois com equipamento activos isso fica sobrelotado. Para não falar nas distâncias.
2- Acho que o máximo é mesmo 10. Mas antenção que normalmente as de 10 pares são Cat.3. As cat6, que se podem usar no ited são normalmente de 8 pares.
3- No ITED 3 as tubagens não estão tão sobredimensionadas como nos anteriores, por isso se for de prever aumentos, é de deixar uma folga sim.
4- No PD (ATI ou Bastidor)
Re: Manuel ITED 3ª Edição - Chegada de Cabos
Boa tarde,
Desde já um especial agradecimento àqueles que tem dedicado um pouco do seu tempo a esclarecer algumas questões e a contribuir para o fórum.
Necessitava, dado que esta área não é totalmente dominada por mim algum esquema, imagem ou foto real de como é feita a ligação de cabos da CVM ao ATE, ou seja, como é feita a chegada e saída de cabos no ATE.
A mesma situação entre as Antenas e o ATE superior.
"A questão está relacionada com o ponto 4.1.3.2.1 DIMENSIONAMENTO DOS TUBOS E CALHAS
Para o dimensionamento dos tubos, tanto para as redes coletivas como para as individuais, deve ser utilizada a fórmula de cálculo do diâmetro externo mínimo, em função dos diâmetros dos cabos a instalar:"
No fundo é perceber que quantidades de cabos posso ter para cada tecnologia na entrada e saída destes elementos para poder fazer o seu dimensionamento.
Obrigado!
Desde já um especial agradecimento àqueles que tem dedicado um pouco do seu tempo a esclarecer algumas questões e a contribuir para o fórum.
Necessitava, dado que esta área não é totalmente dominada por mim algum esquema, imagem ou foto real de como é feita a ligação de cabos da CVM ao ATE, ou seja, como é feita a chegada e saída de cabos no ATE.
A mesma situação entre as Antenas e o ATE superior.
"A questão está relacionada com o ponto 4.1.3.2.1 DIMENSIONAMENTO DOS TUBOS E CALHAS
Para o dimensionamento dos tubos, tanto para as redes coletivas como para as individuais, deve ser utilizada a fórmula de cálculo do diâmetro externo mínimo, em função dos diâmetros dos cabos a instalar:"
No fundo é perceber que quantidades de cabos posso ter para cada tecnologia na entrada e saída destes elementos para poder fazer o seu dimensionamento.
Obrigado!