Bem observado! Pois realmente para se conseguir o carimbo da eDP na Ficha Elec. eu não sei bem, mas julgo que é só levar a ficha á EDP (para moradias até 50KvA) pra eles validarem... não sei bem...eng_jersilva Escreveu:outra coisa..
todos os projectos electricos n Têm q ter uma ficha electrotecnica autenticada com o carimbo e NIP da EDP!?? logo será logico q tds os projectos vão 1 para a EDP e este depois reencaminha para outras entidades tipo certiel ou liq!??
ou existe outra forma de conseguir um ficha electrotecnica com carimbo e NIP sem ir a EDP!? n me parece. mas n tenho a certeza
abraço
Projectos Eléctricos - Entidades Certificadoras
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Projectos Eléctricos - Entidades Certificadoras
Learning is the goal!!
Olá caros colegas, não posso deixar de dar o meu contributo neste tema que normalmente causa alguma inércia entre o projectista/EDP/Entidades Licenciadoras.
Este assunto encontra-se definido no DL 517/80, estipulando que todos os projectos que estejam isentos de Licenciamento Municipal devem ser entregues na EDP sendo esta a responsável pelo seu reencaminhamento para as entidades licenciadoras/certificadoras.
TIPO A/B e SPúblico - DGEG (Delega nas DRE's) TIPO C - Certiel.
Número mínimo de exemplares - 4 c/ Licenciamento Municipal 3 s/ Licenciamento Municipal.
A EDP ao remeter o projecto para a DRE ou CERTIEL pronuncia-se quanto à viabilidade para a alimentação da instalação do modo preconizado pelo projectista, podendo colocar restrições quanto à acessibilidade ou características técnicas do ponto de entrega bem como o nível de tensão a adoptar.
Quando se tratem de correcções que não interfiram com a solução preconizada incialmente ao nível da potência a alimentar ou alteração do equipamento no PS/PTC, as alterações podem ser remetidas para a respectiva DRE/Certiel caso contrário obrigatoriamente a EDP deve pronunciar-se novamente remetendo a DRE novamente uma adenda ao projecto ao seu cuidado.
É muito importante que o projecto da EDP coincida com aquele a executar pois será executado um projecto de SPúblico (após abertura do PFE e pagamento do estudo) que será compatível com a versão em sua posse.
Abraço
Este assunto encontra-se definido no DL 517/80, estipulando que todos os projectos que estejam isentos de Licenciamento Municipal devem ser entregues na EDP sendo esta a responsável pelo seu reencaminhamento para as entidades licenciadoras/certificadoras.
TIPO A/B e SPúblico - DGEG (Delega nas DRE's) TIPO C - Certiel.
Número mínimo de exemplares - 4 c/ Licenciamento Municipal 3 s/ Licenciamento Municipal.
A EDP ao remeter o projecto para a DRE ou CERTIEL pronuncia-se quanto à viabilidade para a alimentação da instalação do modo preconizado pelo projectista, podendo colocar restrições quanto à acessibilidade ou características técnicas do ponto de entrega bem como o nível de tensão a adoptar.
Quando se tratem de correcções que não interfiram com a solução preconizada incialmente ao nível da potência a alimentar ou alteração do equipamento no PS/PTC, as alterações podem ser remetidas para a respectiva DRE/Certiel caso contrário obrigatoriamente a EDP deve pronunciar-se novamente remetendo a DRE novamente uma adenda ao projecto ao seu cuidado.
É muito importante que o projecto da EDP coincida com aquele a executar pois será executado um projecto de SPúblico (após abertura do PFE e pagamento do estudo) que será compatível com a versão em sua posse.
Abraço
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Já agora, em termos de alterações de uma moradia, centro comercial, café, seja o que for...se alguém decidir remodelar a casa, digamos, aumentar a área, fazer mais uma divisão, partir uma parede...enfim...
nestes casos em que há mexidas de construção civil, uma vez tendo o projecto eléctrico já sido aprovado/efectuado e a trabalhar, é necessário haver alteração do mesmo, para a "nova" casa?!? Ou algum tipo de aditamento ao mesmo?
ou ainda, se no caso desta ampliação do café, industria, moradia, o dono pretender aumentar a potencia de, imaginemos, 20kVA para 77kVa, aqui teremos de ter um novo projecto eléctrico obrigatoriamente?!?
nestes casos em que há mexidas de construção civil, uma vez tendo o projecto eléctrico já sido aprovado/efectuado e a trabalhar, é necessário haver alteração do mesmo, para a "nova" casa?!? Ou algum tipo de aditamento ao mesmo?
ou ainda, se no caso desta ampliação do café, industria, moradia, o dono pretender aumentar a potencia de, imaginemos, 20kVA para 77kVa, aqui teremos de ter um novo projecto eléctrico obrigatoriamente?!?
Learning is the goal!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 abr 2008, 20:32
boas
alguem sabe aonde se situa DGE no porto???
eu acabei o meu curso de electricidade de instalaçoes do percurso Tipo 4 em que obtive de nota final 14valores.
eu gostaria de me inscrever na DGE como tecnico responsavel será que ja posso??
Agradeço uma resposta
obrigado
alguem sabe aonde se situa DGE no porto???
eu acabei o meu curso de electricidade de instalaçoes do percurso Tipo 4 em que obtive de nota final 14valores.
eu gostaria de me inscrever na DGE como tecnico responsavel será que ja posso??
Agradeço uma resposta
obrigado
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Se for de Nivel 3 ou acima podes.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 abr 2008, 20:32
e sabes aonde é a DGE do porto?
é de nivel 2 o meu curso mas o meu prof disse que com este curso daria pa me inscrever cmo tecnico responsavel e tambem daria pa me inscrever na DGE.
Agradeçia uma explicaçao
obrigado
é de nivel 2 o meu curso mas o meu prof disse que com este curso daria pa me inscrever cmo tecnico responsavel e tambem daria pa me inscrever na DGE.
Agradeçia uma explicaçao
obrigado
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Só sei em Lisboa, mas vai ao site deles e procura nos contactos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal