Viva, sou novo aqui e já trabalho com eletricidade há algum tempo, mas há pormenores técnicos que desconheço.
Podem-me dizer qual o comprimento da terra para uma habitação e qual a medida mínima de resistência que tem de ter e a relação dessa medida com a instalação dos IDs (amperagem destes).?
Obrigado
Instalação de terra
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Re: Instalação de terra
Amigo tem de começar a colocar piques de terra e começar a medir a partir da primeira para ver os valores terra existente (tem de ter aparelho de medida) se não por teoria da treta é colocar um interruptor alta sensibilidade e ver se dispara? pouco mais á dizer!
A partir daqui vai ver mais situações como resolver!
O que é isso da teoria da treta?DEUS AMIGO Escreveu:Amigo tem de começar a colocar piques de terra e começar a medir a partir da primeira para ver os valores terra existente (tem de ter aparelho de medida) se não por teoria da treta é colocar um interruptor alta sensibilidade e ver se dispara? pouco mais á dizer!
O disparo do diferencial (test) é provocado por uma resistência que simula uma fuga de corrente, não tem nada a ver com o valor da terra.
Agora começar a colocar piques e começar a medir isso sim.
Os outros piues, se forem necessários têm que estar distanciados pelo menos do dobro do comprimento dos piues.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
O amigo Zegogas então o diferencial vem com botão de teste correto! e se com uma terra feita sem saber o valor da mesma se na saída do diferencial se tocar no neutro ele não deve disparar? isto para não falar em tocar na fase! se experimentar uma lâmpada em série corrente e saída diferencial ao neutro dispara etc etc e quantas vezes o diferencial não dispara a carregar no botão do mesmo? é o que eu digo nas experiências sem aparelhos! é a teoria da treta dá ou não.
Cumprimentos
Cumprimentos