Bucins

Responder
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Bucins

Mensagem por Pedro Oliveira »

Boa tarde,

Não sou electricista, pelo que não tenho experiência a olhar para os materiais e reconhece-los.

Gostaria de saber os pontos chave para perceber se os bucins são IP 66 (pelo menos). Pelo que percebi, não está gravada a categoria de IP no plástico.

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: Bucins

Mensagem por justme »

Boas,

este codigo classifica um involucro quanto á proteçao de corpos sólidos e liquidos pelo que no caso dos bucins deve-se tomar atenção sobretudo aos vedantes. A classificação desses materiais obedece a testes padronizados pelo que geralmente não temos meios para os classificar por nós mesmos. No entanto, podemos ficar com uma ideia aproximada se atentarmos aos pontos referidos e ao significado dos códigos.

Um abraço
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Pois, só que estes bucins, não têm nenhum código IP lá gravado! Como faço neste caso?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Bem,
se se tratar de bucins que já vêm com a própria caixa (de fabrica) fazem parte do mesmo involucro pelo que deverão ser considerados com o IP da caixa.

Caso não venha com a caixa regule-se por outros com constituição semelhante e classificados com IP.
Outra forma de ver este ultimo caso é considerar que quem fabrica bucins tambem fabrica caixas pelo que os mesmos devem ser considerados parte integrante dessas caixas e portanto fabricados para garantir o IP da caixa.

Repare-se que o IP classifica quanto á dificuldade de particulas sólidas ou liquidas se introduzirem ou atingirem o interior de um involucro (onde existirão as ligações) sendo portanto o bucim parte de um todo.

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

será muito difícil fazer pesquisa "bucins Legrand" no Google" que logo fica a saber o que são e como são.

Ohmico
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Mensagem por dsrsantos »

Saber o IP dos bucins não me parece assim tão banal como fazer uma pesquisa no google...
Para ter certezas, só mesmo o fabricante é que poderá indicar. Refiro-me obviamente e certezas teórias, e não técnicas. Como tudo hoje em dia, nada nos resta se não acreditar nos dogmas.

Eu diria que qualquer bucin com borracha no aperto do cabo e no aperto entre a porca e a chapa, garande no mínimo IP55. Agora, tenho aqui bucins sem borracha no aperto à chapa, que diz na caixa IP68, mas ja vi outros com as duas borrachas que só dizem IP55... E esta, hein?!

Na minha opinião, qualquer bucim de qualidade, tipo Legrand, OBO, etc, com aperto cónico da borracha contra o cabo e borracha no aperto da chapa, desde que bem montado, garante IP66.

Agora certezas dogmáticas, só o fabricante é que pode dar....
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado pelas informações. Acho que o melhor é passar bucins novos nos locais com alto indice de penetração de água. Obrigado.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

para que possa verificar como são constituidos os bucins, quer de plástico quer metálicos, IP55/IP66 e IP68, aconselho-o a vêr o catálogo da Legrand de 2013/2014 nas páginas 236/237.

Poderá assim ficar com uma ideia de como são constituidos e, consequentemente, comparar com os que existem na sua instalação.

Espero ter ajudado.

Ohmico
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Pedro que preocupação é a sua com os bucins ? com borrachas com anilhas ou sem o que tem de fazer no exterior e de meter ! certo POR PREOCUPAÇÃO, no interior até hoje ninguém foi ver se tinha ou não borracha ou anilhas de compressão!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
DEUS AMIGO Escreveu:Amigo Pedro que preocupação é a sua com os bucins ? com borrachas com anilhas ou sem o que tem de fazer no exterior e de meter ! certo POR PREOCUPAÇÃO, no interior até hoje ninguém foi ver se tinha ou não borracha ou anilhas de compressão!
A preocupação pode ser de avaria em alguns equipamentos, e ver recusada a garantia por ter entrada objectos estranhos no quadro eléctrico (pó, humidade) etc...

Ps.Ele já deve de saber, que vou à fábrica dele.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Pronto acho que deu para perceber!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”