Leitura de consumo

Responder
pdromir
Curioso
Curioso
Registado: 11 dez 2014, 18:20

Leitura de consumo

Mensagem por pdromir »

Bom dia,

adquiri ontem um monitor de consumo http://boaenergia.pt/produto/monitor-de ... et?lang=pt para me ajudar a perceber melhor conceitos básicos de electricidade.

Liguei-lhe uma panela eléctrica com uma potência indicada de 600W e, após 24h de monitorização, obtenho valores que me estão a deixar algo confuso.

O Esocket indica um consumo instantâneo máximo de 677.2 watts, o que creio ser um desvio aceitável, visto tratar-se de uma panela barata, logo um equipamento de pouca precisão.

Sendo a panela uma espécie de termostato, por vezes a leitura de consumo instantâneo está a zero, outras um pouco acima dos 600W, conforme o esperado.

Porém depois informa que o consumo médio é de 1.107 kWh, o que não parece bater certo com os dados anteriores, isto presumindo que o consumo indicado de 600W seja um valor por hora, se estiver sempre ligado.

Sabem-me dizer se o erro é meu ou do aparelho de medição?

Obrigado e já agora Boas Festas
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Leitura de consumo

Mensagem por nelmindo »

pdromir Escreveu:Bom dia,

adquiri ontem um monitor de consumo http://boaenergia.pt/produto/monitor-de ... et?lang=pt para me ajudar a perceber melhor conceitos básicos de electricidade.

Liguei-lhe uma panela eléctrica com uma potência indicada de 600W e, após 24h de monitorização, obtenho valores que me estão a deixar algo confuso.

O Esocket indica um consumo instantâneo máximo de 677.2 watts, o que creio ser um desvio aceitável, visto tratar-se de uma panela barata, logo um equipamento de pouca precisão. O valor é aceitável, porque a panela podia estar a consumir o valor nominal dimensionado para 220V e como a tensão pode ser superior (230V por exemplo), o valor da potência aumenta. Mas por outro lado, a sua teoria não é de deitar fora, já que no processo produtivo da panela pode estar inerente essas diferenças mas não por ser "barata". Também o aparelho que mede, pode também incluir algum erro. Tudo junto pode justificar as diferenças indicadas no valor intantâneo.

Sendo a panela uma espécie de termostato, por vezes a leitura de consumo instantâneo está a zero, outras um pouco acima dos 600W, conforme o esperado. A panela não é uma espécie de termostato, a panela tem um termostato, e sim tem esse comportamento quando está a trabalhar. É o pricipio da regulação da temperatura por ON/OFF

Porém depois informa que o consumo médio é de 1.107 kWh, o que não parece bater certo com os dados anteriores, isto presumindo que o consumo indicado de 600W seja um valor por hora, se estiver sempre ligado.

Sim, efetivamente algo não bate certo. Veja se existe algum parametro mal definido. Partilhe depois as conclusões

pdromir
Curioso
Curioso

Mensagem por pdromir »

Olá,

então não sou eu que estou a pensar mal, maravilha.

Não sei que parâmetro poderá estar mal definido. Vou dar uma vista de olhos mas parece-me que acabo por talvez fazer-lhe um reset e começar de novo. Mais tarde venho cá postar o resultado.

Obrigado pela rápida resposta :)

Até,
eu
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Não pode haver nenhum parâmetro mal definido para calcular energia! A energia depende da potência (que por sua vez depende da tensão, da corrente e co-seno de phy, que neste caso é 1 porque a carga é puramente resistiva) e do tempo. Sendo assim, o aparelho tem que conseguir medir tensão, corrente e tempo e para isto não existe nenhum parâmetro que possa ser definido.
A minha dúvida reside no facto de o número apresentado ser 1.107 kWh ou 1,107 kWh (isto é 1107 Wh). Se for este caso, não acho que seja muito estranho. Se o "trabalho" da tal panela é manter a temperatura no seu interior, como também já foi comentado, não irá estar sempre a trabalhar. Se as contas forem feitas ao contrário, isto é, responder à questão: Quanto tempo a resistência da panela esteve efectivamente a trabalhar, durante o período de 24h para manter a temperatura, consumindo 1107 Wh de energia?
E = P x t
t = E / P = 1107 / 600 = 1,845 h = 1h 51m

Parece-me bastante reduzido, mas imagino que depois da panela atingir a temperatura certa, não deva ligar muitas vezes para a manter.
pdromir
Curioso
Curioso

Mensagem por pdromir »

Se bem percebo, o valor de 1.107 kWh refere-se ao consumo por hora e não ao acumulado.

Permita-me indicar os valores que o aparelho apresenta agora:

Consumo máximo: 677.2 watts (mantém-se)
Consumo: 1.751 kWh (isto significa kilo Watts hora certo?)
Valor por kW: 0.14 (único parâmetro introduzido por mim)
Custo diário: 2.04 €
Custo anual: 730.00 €
Tensão?: 236 v (este valor vai variando, pouco, mas creio ser o esperado)

Fazendo algumas contas, nada me bate certo:
1.751 kWh * 24h * 0.14 € = 5,88 € e não os 2.04 € que o aparelho reporta.
730.00 € / 2.04 € = 357,8 dias, menos que os dias de um ano.

Adquiri o aparelho para me ajudar visualizar o consumo, e dou por mim agora a questionar a minha aritmética mais básica.

Obrigado pela ajuda.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Não sei qual é a sua formação, mas o consumo por hora é a potência.
Analisando as unidades de kWh:
Potência: W (Watt, como múltiplo tem o kW que nada mais é que 1000 vezes o Watt)
Tempo: h (hora, penso que não presida de explicação)

Sendo assim, se esse equipamento de 600W estiver estiver ligado durante 3h 15m (escolhi este número para não ser um cálculo trivial) vai ter um consumo de energia de:
E = 600W x 3,25h = 1944Wh = 1,944 kWh

Aquilo que a EDP (ou outra empresa) lhe cobra é este consumo de energia. Sendo assim, ao fim do mês, vai pagar 1,944kWh x 0,14€€/kWh = 0,27€ por ter esse equipamento ligado durante essas 3h15m.

O valor da energia consumida é acumulado. Se quiser, o contador que tem à entrada de sua casa, não chega ao fim do mês e volta a zero, continua sempre a contagem.

Nos seus cálculos, está tudo certo excepto a parte do:
1.751 kWh * 24h * 0.14 € = 5,88 €

O valor de kWh, já tem lá incluído o tempo (como expliquei antes, pode ver isso pelo "h" da unidade), sendo assim, a única coisa que teria que fazer seria:
1.751 kWh * 0.14 €/kWh = 0,245 €

Isto quer dizer, que ele ainda não esteve um dia inteiro ligado. Se fizer as contas desta forma:

2,04€ / 0,14€/kWh = 14,571 kWh

14,571 kWh / 24h = 607W

Sendo assim, o que essa previsões de custos lhe indicam é que se esse equipamento estiver sempre ligado (admitindo que o termostato não desliga o equipamento), irá ter que pagar esse valor.

Quanto a mim, isso não faz muito sentido, mas o equipamento assume isso.

(Espero ter ajudado e não ter baralhado ainda mais.)
pdromir
Curioso
Curioso

Mensagem por pdromir »

Ajudou muito, baralhado já eu estava :)

Se o valor de 1.751 kWh é o acumulado, então o consumo por hora rondará os 47 watts (aparelho ligado há 37 horas), muito perto do que eu esperava, maravilha.

Porém, nesse caso, os cálculos para o custo diário e anual não fazem qualquer sentido. Estou a aguardar resposta do vendedor mas parece-me que lhe vou devolver o equipamento no próximo dia 26.

Muito obrigado pela ajuda.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Se as contas estiverem certas, o funcionamento é o que expliquei.
Como disse antes, também não acho que tenha muita lógica, esse tipo de funcionamento. Quer dizer, pode haver aparelhos que faça sentido ter esse tipo de informação. De repente, estou-me a lembrar de um candeeiro. Se eu tiver esse aparelho ligado num candeeiro, ele diz-me que se tiver esse candeeiro sempre ligado, vou pagar esse valor ao fim do ano. No entanto, não faz muito sentido para essa panela, nem para um aquecedor a óleo, nem para um frigorífico, nem para um A.C., etc.
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Mensagem por Pedro Oliveira »

nelmindo Escreveu:
pdromir Escreveu: O Esocket indica um consumo instantâneo máximo de 677.2 watts, o que creio ser um desvio aceitável, visto tratar-se de uma panela barata, logo um equipamento de pouca precisão. O valor é aceitável, porque a panela podia estar a consumir o valor nominal dimensionado para 220V e como a tensão pode ser superior (230V por exemplo), o valor da potência aumenta. Mas por outro lado, a sua teoria não é de deitar fora, já que no processo produtivo da panela pode estar inerente essas diferenças mas não por ser "barata". Também o aparelho que mede, pode também incluir algum erro. Tudo junto pode justificar as diferenças indicadas no valor intantâneo.
Bom dia,

(COMENTÁRIO IDIOTA ELIMINADO) :P

Obrigado,
Pedro
Última edição por Pedro Oliveira em 24 dez 2014, 14:05, editado 2 vezes no total.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

P = R I^2

Ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:
nelmindo Escreveu:
pdromir Escreveu: O Esocket indica um consumo instantâneo máximo de 677.2 watts, o que creio ser um desvio aceitável, visto tratar-se de uma panela barata, logo um equipamento de pouca precisão. O valor é aceitável, porque a panela podia estar a consumir o valor nominal dimensionado para 220V e como a tensão pode ser superior (230V por exemplo), o valor da potência aumenta. Mas por outro lado, a sua teoria não é de deitar fora, já que no processo produtivo da panela pode estar inerente essas diferenças mas não por ser "barata". Também o aparelho que mede, pode também incluir algum erro. Tudo junto pode justificar as diferenças indicadas no valor intantâneo.
Bom dia,

Como é que a potência aumenta com o aumento da tensão? A Panela é resistiva, aumenta a tensão, diminui a corrente. A potência mantém-se. Certo?

Obrigado,
Pedro
Básico: R = U / I

Se U aumenta, o I aumenta também, porque R mantém... ninguém foi lá substituir a resistência por outra, a resistência é a mesma...
É por isso que se aumentarmos a tensão para valores idiotas, a corrente é elevada ao ponto de derreter tudo pelo caminho...
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Mensagem por Pedro Oliveira »

Eheh, que idiotice que eu fiz praqui. É o que dá andar a misturar coisas, trabalhar com motores, estrelas, triângulos e afins, e vir ler isto... acabei por estar a meter a potência constante, a resistência constante e estava só a avaliar a subida da tensão.

Esqueçam que isto é sintomas de precisar de descanso!

Um feliz natal
Pedro
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Em relação a esse problema da potência não ser igual ao que vem indicado no equipamento, à primeira vista tenho 2 teorias (as duas relacionadas):

1. Essa potência está relacionada com o valor da resistência que é a responsável pelo aquecimento. Sabendo que a potência pode ser relacionada com a tensão e a resistência da forma:
P = V² / R
Sabendo a potência e a tensão pode ser calculada a resistência. Substituindo obtém-se o valor de, aproximadamente, 88 Ohm para essa resistência. Se no seu fabrico essa resistência for produzida com uma tolerância de +/-10%, quer dizer que essa resistência pode chegar a ter 88 - 10% = 79,2 Ohm. Sendo assim, o valor da potência pode chegar a ser 668W.

2. Também tem a ver com a tolerância durante o fabrico, mas neste caso do aparelho de medição. Pelo preço não deve ser um aparelho ultra preciso, e sendo assim, os componentes são mais baratos e com tolerância mais largas. Isto implicará uma precisão menor.

Juntando as duas coisas penso que não é nenhum exagero esse valor. Mesmo que o aparelho tivesse que medir 600W e tivesse a medir 677W isso seria um erro de 13%. Penso que não é exagerado, mas de certeza que o valor real não é 600W, por isso penso que é aceitável.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

pdromir Escreveu:Bom dia,

O Esocket indica um consumo instantâneo máximo de 677.2 watts, o que creio ser um desvio aceitável, visto tratar-se de uma panela barata, logo um equipamento de pouca precisão.

Sendo a panela uma espécie de termostato, por vezes a leitura de consumo instantâneo está a zero, outras um pouco acima dos 600W, conforme o esperado.

Boas,

mas que é que isto quer dizer? consumo em kWh é consumo efectivo registado, não é consumo médio.

Ohmico
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

ohmico Escreveu: Boas,

mas que é que isto quer dizer? consumo em kWh é consumo efectivo registado, não é consumo médio.

Ohmico
Basicamente, isso é o que esta dito aqui:
luisilva78 Escreveu: Nos seus cálculos, está tudo certo excepto a parte do:
1.751 kWh * 24h * 0.14 € = 5,88 €

O valor de kWh, já tem lá incluído o tempo (como expliquei antes, pode ver isso pelo "h" da unidade), sendo assim, a única coisa que teria que fazer seria:
1.751 kWh * 0.14 €/kWh = 0,245 €
certo?
Responder

Voltar para “Dúvidas”