Standarts e normas de Electricidade

Responder
CyberMania
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mai 2007, 20:51

Standarts e normas de Electricidade

Mensagem por CyberMania »

Boas!

Comprei agora uma residência nova (velha :P) e estou a remodelar quase tudo (incluindo a electricidade que tem 40 aninhos).

Não encontrei no vosso forum alguns conceitos básicos (e que de facto ando á procura):
- Por standartização qual nas tomadas a fase fica á direita ou á esquerda?
- A fase representa-se através do cabo azul, preto ou castanho? (a esta eu sei a resposta :twisted:)
- Como se usa aquele ligadores novos de plástico com três buracos?

Precisava de algum auxílio nestas questões, principalmente na dos conectores (já abri um e não percebo como é que os fios prendem...).

Atentamente,
CyberMania
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

A questão da tomada não tenho a certeza mas a fase fica a direita

Os ligadores rápidos e simples tem de descarnar o fio 0,5 a 0,7 cm e depois enfiar lá dentro do buraco o fio e seguro e preso por umas pequenas garras .

A diverso tipo de ligadores rápidos tem que pedir para a secção que vai utilizar .
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
davijao
Curioso
Curioso
Registado: 24 abr 2007, 21:32

Mensagem por davijao »

Boas...

Gente boa,penso que a questão da fase nas tomadas não é importante,em alguns casos fica a direitra outros a esquerda,o importante é que numa obra se tenha sempre o mesmo critério,em relação aos ligadores os mais usados são os ligadores WAGOS(os tais dos buraquinhos),mas também se pode usar placas de bornes.

Abraços
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re:

Mensagem por nelmindo »

davijao Escreveu:Boas...

Gente boa,penso que a questão da fase nas tomadas não é importante,em alguns casos fica a direitra outros a esquerda,o importante é que numa obra se tenha sempre o mesmo critério,em relação aos ligadores os mais usados são os ligadores WAGOS(os tais dos buraquinhos),mas também se pode usar placas de bornes.

Abraços
A importancia da posição de fase, é irrelevante. Nos circuitos de corrente alternada monofásicos, não existe polaridade propriamente dita. Agora é uma apenas uma questão de brio profissional manter o hábito de a colocar sempre na mesma posição. É como aquela questão de que nos espelhos dos equipamentos eléctricos tais como tomadas e interruptores, deixar ficar as letras do fabricante de pernas para o ar.
Vai dar tudo ao mesmo, mas por veses o brio profissional faz a diferença.
Responder

Voltar para “Dúvidas”