Protecção de motor 2,2kW
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Protecção de motor 2,2kW
Bom dia!
Tenho um compressor de ar comprimido que actualmente é usado em obras em execução. O motor trifásico de 2,2kW, instalado no equipamento, não tem qualquer tipo de protecção. O pressostato é que alimenta/corta a alimentação directamente da rede.
A minha questão é a seguinte: Que tipo de protecção devo pôr? Apenas um disjuntor motor? Relé para falta de fases?
Estava a equacionar colocar o dispositivo dentro de uma caixa estanque. Podem indicar-me um fornecedor que já tenha este tipo de solução?
Obrigado.
Tenho um compressor de ar comprimido que actualmente é usado em obras em execução. O motor trifásico de 2,2kW, instalado no equipamento, não tem qualquer tipo de protecção. O pressostato é que alimenta/corta a alimentação directamente da rede.
A minha questão é a seguinte: Que tipo de protecção devo pôr? Apenas um disjuntor motor? Relé para falta de fases?
Estava a equacionar colocar o dispositivo dentro de uma caixa estanque. Podem indicar-me um fornecedor que já tenha este tipo de solução?
Obrigado.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Protecção de motor 2,2kW
boas
o pressostato deverá actuar sobre um contactor e este ter um rele-térmico....como é um equipamento móvel, e por segurança em instalações moveis devera se usar pimenteiros já com as protecções...penso que seja suficiente...
sim..o uso de um rele de sequência+falta de fase seria boa ideia...
o pressostato deverá actuar sobre um contactor e este ter um rele-térmico....como é um equipamento móvel, e por segurança em instalações moveis devera se usar pimenteiros já com as protecções...penso que seja suficiente...
sim..o uso de um rele de sequência+falta de fase seria boa ideia...
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Obrigado!
É má ideia pôr a protecção a montante do pressostato? para proteger os platinados do mesmo. Fiquei surpreendido que o pressostato já tem três contactos de potência para accionar directamente o motor.
Existe alguma caixa modular com este género de protecção?
É má ideia pôr a protecção a montante do pressostato? para proteger os platinados do mesmo. Fiquei surpreendido que o pressostato já tem três contactos de potência para accionar directamente o motor.
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
pois, não é normal ver assim...a potencia a passar pelos contactos do pressostato(mas também não estou a ver o dispositivo em causa), mas pode alterar....sim deve existir pelo menos uma protecção termicca ao motor...mas pode por as protecções que entender...devidamente dentro de uma caixa....BLima Escreveu:Obrigado!
Jaime Reis
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Os pressoastatos "tripolares" são construídos de forma a aguentarem as correntes dos motores (até o limite deles, claro...).jaimereis Escreveu:pois, não é normal ver assim...a potencia a passar pelos contactos do pressostato(mas também não estou a ver o dispositivo em causa), mas pode alterar....sim deve existir pelo menos uma protecção termicca ao motor...mas pode por as protecções que entender...devidamente dentro de uma caixa....BLima Escreveu:Obrigado!
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Sendo assim,
vou pôr então protecção, disjuntor motor e relé de fases, a jusante do pressostato.
Alguma sugestão em qual o disjuntor e relé que devo usar?
Obrigado.
vou pôr então protecção, disjuntor motor e relé de fases, a jusante do pressostato.
Alguma sugestão em qual o disjuntor e relé que devo usar?
Obrigado.
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Podes instalar um disjuntor termo-magnético, e ficares com as fases a passarem pelo pressostato tripolar. É uma montagem de baixo custo.
Para mim, montas um contactor com relé térmico e utilizas o pressostato só para comando da bobine.
Cump.
Mário
Podes instalar um disjuntor termo-magnético, e ficares com as fases a passarem pelo pressostato tripolar. É uma montagem de baixo custo.
Para mim, montas um contactor com relé térmico e utilizas o pressostato só para comando da bobine.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Existem (pressostatos) Telepressostatos que já tem relé termico incorporado,abrindo a tampa do mesmo pode verificar se existe uma pequena escala para regulação da intensidade ,se for o caso não necessita de mais nenhuma protecção adicional.
http://www.apattrezzatureprofessionali. ... ssore.html
Cps.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Nunca vi um. Estou curioso, pode sugerir marcas e já agora modelos? É que as que apresentou nenhuma é desse tipo.ruka Escreveu:Existem (pressostatos) Telepressostatos que já tem relé termico incorporado,abrindo a tampa do mesmo pode verificar se existe uma pequena escala para regulação da intensidade ,se for o caso não necessita de mais nenhuma protecção adicional.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Uma das marcas que tem.
Cump.
Mário
Uma das marcas que tem.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- documento_1256136551_3557.pdf
- (227.92 KiB) Transferido 151 vezes
-
- documento_1256136248_5071.pdf
- (252.29 KiB) Transferido 90 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
No fim da pagina do link que indiquei estão lá os telepressostatos.
Um dos que já me passou pelo serviço era da Condor e prestava-se a confusões pois no exterior da caixa apenas existia
um unico atuador rotativo de acionamento .
A Casa das Lampadas representa a CONDOR, mas por experiencia sei que normalmente em stok só custuma ter pressostatos
para electrobombas de balão.
Um dos que já me passou pelo serviço era da Condor e prestava-se a confusões pois no exterior da caixa apenas existia
um unico atuador rotativo de acionamento .
A Casa das Lampadas representa a CONDOR, mas por experiencia sei que normalmente em stok só custuma ter pressostatos
para electrobombas de balão.
Cps.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva!
Só para confirmar, peço um disjuntor motor que regula entre 4A e 6A. Certo?
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Sim, mas não esqueças de mencionar a pressão de trabalho.BLima Escreveu:Viva!
Cump.
Mário