Bons dias.
Venho pedir ajuda para o esclarecimento de uma dúvida na leitura do meu contador.
Trata-se um um aparelho de 2003, todo transparente, bi-horário; embora neste momento tenho a tarifa normal.
O contador dá-nos a leitura no ponto1 em vazio( noite), e no ponto 3 em fora de vazio (dia). Até aqui tudo bem.
Na parte superior há uma outra leitura em kw/h, que supostamente deveria ser a soma das duas em baixo. Mas não é! Aqui reside a minha dúvida.
Ontem medi os valores, para enviar. Tenho 34929 no ponto 1 e 55405 no ponto 3. A soma dá 90334. Ora em cima tenho o valor de 90379 uma diferença de 45kw/h.
A que se deve esta diferença? É normal? Será que tem algo a ver com a potência reativa, gerada por ineficiências na instalação, até porque tenho muita iluminação fluorescente, que sei que origina potência reativa? Há 2 semanas substituí vários balastros ferro magnéticos por balastros eletrónicos.
Ou não tem nada a ver com isto e haverá erro no contador?
Desde já agradeço a colaboração
J. Costa
Contador de eletricidade
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Contador de eletricidade
Viva jcosta!
Não se qual é o motivo da diferença, mas duvido que seja por causa da reactiva. Normalmente, um contador de energia activa, não mede energia reactiva.
Apenas me lembro de 2 coisa para que haja essa diferença:
1. que as 3 contagens sejam independentes e que coincidência sejam parecidas e induzam em erro;
2. que haja uma 3ª contagem que não é mostrada e que também seja somada.
Já agora, a unidade da energia não é kW/h, mas sim kWh.
Não se qual é o motivo da diferença, mas duvido que seja por causa da reactiva. Normalmente, um contador de energia activa, não mede energia reactiva.
Apenas me lembro de 2 coisa para que haja essa diferença:
1. que as 3 contagens sejam independentes e que coincidência sejam parecidas e induzam em erro;
2. que haja uma 3ª contagem que não é mostrada e que também seja somada.
Já agora, a unidade da energia não é kW/h, mas sim kWh.