paineis solares

Responder
Nadia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 abr 2008, 23:42

paineis solares

Mensagem por Nadia »

bom dia, gostaria de saber se agora com a nova lei referente a energia solar, se é obrigatorio a instalaçao completa dos paineis solares ou só a pre instalacao. A minha pergunta refere se a um predio de 3 andares com 8 fogos que está agora em fase de inicio de construcao. Aguardo resposta. obrigado.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: paineis solares

Mensagem por Miguel P. »

O DL 80/2006 determina a obrigação da instalação, quando for viável. Não basta estar pré-instalado.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Não concordo muito com esse decreto , julgo que a instalação devia de ser facultativa e não obrigatória. No entanto para mim é bom pois assim tenho mais trabalho :) mas é mau para os construtores e os donos de obras em alguns casos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
marques
Curioso
Curioso
Registado: 28 fev 2008, 12:06

Mensagem por marques »

Desculpa discordar, mas eu acho que foi a melhor coisa que puseram no decreto lei!
O aproveitamento da energia solar para aquecer água é dos investimentos mais seguros e rápidos de recuparar...mais rápido do que o investimento no fotovoltaico. ´
É lamentar que as pessoas apenas os vão colocar porque querem ser "empresários" de electricidade. Enfim é o pias que temos.
Bom sol!
elektron21
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2008, 15:05

Mensagem por elektron21 »

marques Escreveu:Desculpa discordar, mas eu acho que foi a melhor coisa que puseram no decreto lei!
O aproveitamento da energia solar para aquecer água é dos investimentos mais seguros e rápidos de recuparar...mais rápido do que o investimento no fotovoltaico. ´
É lamentar que as pessoas apenas os vão colocar porque querem ser "empresários" de electricidade. Enfim é o pias que temos.
Bom sol!
Concordo plenamente

M.S
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Desculpa lá mas não concordo, uma pessoa devia de poder escolher, muitas pessoas já fazem moradias com o dinheiro á conta, imagina o que é ter que gastar mais cerca de 4000 euros. Se calhar para muita gente isso não é nada, mas para muita gente é muito dinheiro. Conheço pessoal que faz moradias com o dinheiro todo contado e muitas vezes nem chega para pintarem a casa, mas enfim, o governo é que tem que mandar nas nossas vidas, como sempre.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

É tudo uma questão de Lobbys para algumas empresas grandes...... :evil:
Não tem lógica nenhuma obrigarem a colocar painéis na "minha casa", eu é que sei se quero ou não, mas enfim.....
marques
Curioso
Curioso

Mensagem por marques »

Bom, isto está animado!
Mas o que acontece muitas vezes é que as pessoas não pintam a casa ....é verdade e pode acontecer....mas depois entramos lá dentro e têm um plasma que custa quase tanto quanto um sistema solar para aquecer as águas sanitárias. Ok, cada um compra o que quer ....agora os paineis pagam-se a eles próprios e o plasma?
2500 euros chega para comprar um sistema...e quem não quiser "contribuir" para os lobys (ou melhor preferir o loby do gás natural, do petroleo, da electricidade, etc) pode fabricar o seu próprio sistema (tem é que o certificar!).
A mentalidade tuga leva a que as pessoas prefiram pagar "rendas" uma vida inteira em vez de investirem nestas soluções ou por exemplo no isolamento das suas casas....é o loby dos "isolamentos"!!
Eu gastei +/-4200€ num sistema da ROTEX com 2 paineis e um acumulador de 500 litros (vivo num apartamento). No ano de 2007 não gastei gás natural para AQS de Abril a Outubro (inclusivé). Isto é mau? É algum loby? Ou é pensar pela própria cabeça e fazer algumas contas de merceiro.! Outros preferem comprar um Plama .....
É o pais que temos.....
saudações.
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Caro marques, tens de pensar que nem toda a gente tem €€€ para disponibilizar num sistema de paineis solares, e o que se está a discutir é a obrigatoriedade desse sistema.
marques
Curioso
Curioso

Mensagem por marques »

Ok. Mas acho que a obrigatoriedade tem de ser vista como um requisito minimo. Por exemplo, eu posso nunca fazer a ligação à rede fixa da PT e no entanto tenho de fazer a instalação ITED !
Quanto aos muitos € ...considero que esse não é o verdadeiro problema na maioria das situações.
Quem não tem disheiro para fazer uma casa compra um apartamento e ai já não é obrigatório!
Cumprimentos
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

O DL 80/2006 (RCCTE) não fala só do solar térmico para AQS (Águas Quentes Sanitarias).

RCCTE significa Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios.

O RCCTE impõe:

• Requisitos mínimos de isolamento térmico (U)
• Requisitos mínimos (pontes térmicas)
• Requisitos mínimos de protecção solar (Fs)
• Limite Necessidades de aquecimento
• Limite Necessidades de arrefecimento
• Limite Necessidades de energia para AQS
• Contribuição Paineis Solares (obrigatórios desde que haja exposição adequada e área de instalação)
• Limite Necessidades de energia primária

Isto dava uma longa história.... :?

É evidente que vão ser criadas novas oportunidades de negócio.

É óbvio que, se as contas forem todas feitas, um edifício mais eficiente fica mais caro no acto da compra, mas vai ter um custo de exploração muito mais baixo, acabando por compensar.

É como vos digo: isto dava uma longa conversa!
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Voces têm razão, mas também se esquecem que muitos portugueses recorrem ao crédito por não ter dinheiro para pagar casas ou seja lá o que for. Agora espetarem mais um acrescente a essa prestação mensal acho mal. Eu sei que vai compensar, se eu tivesse uma casa de certeza que colocaria AQS e paineis fotovoltaicos, mas isso sou eu. Eu estou é a falar pelas pessoas com quem lido que tentam ao máximo poupar nas obras. No caso do ited concordo ser obrigatório em construções novas, pois duvido que muita gente que faça uma casa não vá colocar lá ou telefone, ou tv ou internet, pelo menos uma destas coisas vai. E temos que nos lembrar que uma casa é nossa hoje, mas amanhã poderemos a vender e a pessoa que a compra querer ter internet, tvcabo e telefone. Tudo bem que e os paineis tb bla bla bla, mas temos uma coisa que os substitui que se chama gás e electricidade, enquanto que no ited não conheço nada renovável que faça isso (por enquanto lol)
Blog Pessoal

Responder

Voltar para “Energias Renováveis”