Electricidade estatica, problema serio

paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 abr 2008, 00:37

Electricidade estatica, problema serio

Mensagem por paulopinto »

Boas.

Tenum problema serio e agradecia imenso se alguem me pudesse ajudar. Recentemente, abri uma empresa. Como esta virada para as novas tecnologias, mandei instalar um soalho flutuante para ficar c um ar mais moderno. Aqui começam os problemas. Desde q levou madeira no chao, n me parece q seja bem madeira, mas é algo parecido, nao se pode tocar em nenhuma das armaçoes em aluminio q dividem as varias salas. É choque certo. Um problema maior que o choque q apanhamos, é o facto de todos os pcs serem tacteis, tenho inclusive um smart board de 180cm, e como devem imaginar, para lá do incomodo que os choques representao, há acima de tudo o problema do material q se danifica. problema maior, é q para poder laborar, a empresa vai ser fiscalizada e vistoriada e presumo q n seja aprovada nestas condiçoes. Por favor, se conhecerem alguma forma de eliminar a electricidade estatica, ajudem-me. Retirar todo o chao, para lá de dispendioso, vai atrasar a abertura da empresa por algumas semanas. Se alguem puder ajudar... Obrigado
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Electricidade estatica, problema serio

Mensagem por rebelocruz »

Boas

essa situação pode advir do facto de por baixo do soalho colocarem um tela branca que com a fricção do soalho cria a electricidade estática.
A única maneira que estou a ver será ligar todas as estruturas à terra.
Cpt

Rebelo Cruz
wolfaxe
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 out 2007, 08:58

Mensagem por wolfaxe »

Ligando as estroturas metálicas à terra poderá resolver o problema.

Posta a solução deste problema.
JTS - Transformadores Eléctricos
Telf. 21 9883059
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Têm ar condicionado?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Sim, temos ar condicionado. temos 3 aparelhos.
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Ja agora, rebelocruz , por estranho q pareça, ja ligamos todas as estruturas q dividem os escritorios, q sao em alumino, ao solo e os choques continuam. Os ecrans dos pcs sao tacteis e mesmo aí faz "faisca".
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Falta humidade no controlo do ar condicionado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Os eletricistas q avaliaram a situaçao disseram q a unica alternativa seria retirar o flutuante e por um antistatico, mas isso esta fora de questao pelos gastos q representaria. Falaram tb que ter bastantes plantas ajuda a reduzir ou atenuar o problema, precisamente pq aumentavam a humidade. No caso de aumentar a humidade no ar condicionado, teria que estar sempre ligado?
Kabe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 dez 2007, 15:42

Mensagem por Kabe »

Boas,

a solução das plantas parece ser a mais agradavel (quer para clientes, quer para colaboradores), mas nesse caso terão de ser regadas todos os dias. O ar condicionado caso nao disponha de unidade de controlo de humidade, funciona como secador de ar(desumidificador), para alem de controlar a temperatura ambiente. Outra solução e adiquirir um humidificador, em quase tudo semelhante ao desumidificador, mas com funcionamento inverso, colocando vapor de água no ar (humidade).

A gestão de funcionamento do ar condicionado tb será importante, em qualquer das opções, as temperaturas excessivamente altas ou baixas fazem com que o AC se mantenha sempre em funcionamento. A temperatura ambiente num escritorio deve rondar os 20 / 23 º, e a humidade os 60 / 80 %.

Pessoalmente prefiro as plantas, é mais amigo do ambiente, por ser menos um equipamento a consumir, a avariar, etc...

... e não sou jardineiro. :lol:
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Amigos, todas estas opinioes sao validas e têm ajudado imenso. Estamos a estudar o problema, mas um dado adquirido é q nestes dias de chuva o efeito da estatica é quase impreceptivel. As faiscas sao menores, quase inexistentes, mas penso q continuam a se um risco serio para os touch screen e para o smart board, no entanto, a questao da falta de humidade, parece ter forte influencia no fenomeno. a pergunta q se impoe neste momento, partindo do principio que humudificando ligeiramente o ar o problema fica mais ou menos resolvido, é, será q o material informatico n irá a longo prazo, sentir os efeitos dessa humidificaçao? Com o tempo, e com limpeza diaria, ou seja, ausencia de poeiras, será q o efeito da electricidade e statica n irá diminuir? Para efeitos de aprovamento das instalaçoes, humidificar o ar parece-me uma boa soluçao, mas nao uma soluçao definitiva ou duradoura.

Obrigado pela ajuda e prontidao q têm demonstrado para com o meu problema
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Chamar os técnicos de AVAC e eles que digam qual a humidade ambiente, e que resolvam a situação.

É da responsabilidade dos técnicos de AVAC a qualidade do ar ambiental.

O pavimento devia ser anti-estático.

Se a Humidade estiver cerca dos 75% (como disse Kabe, que não é jardineiro) creio que o problema será resolvido.

Não atirem as culpas da estática para o electricista.

Cump.
Mário
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Parece-me que a soluçao mais economica e fiável para problema passa pelo revestimento do soalho com um verniz antiestático (ou condutor).
Poder-se-á depois complementar esta solução com outros procedimentos de segurança ou outros dispositivos antiestáticos, mas parece-me fundamental que a causa, o soalho seja tratado conforme sugeri (uma vez que substitui-lo seria um dispendioso).

Um abraço
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas.
O soalho é um composto de melamina e mais uns sinteticos, nao sei se pode ser revestido com verniz, vou informar-me. Entretanto alguem me poderia dizer se existe algum produto antiestatico para aplicaçao em soalhos flutuantes? Obrigado
esequiel
Curioso
Curioso
Registado: 29 mar 2008, 23:31

Mensagem por esequiel »

paulo estas bem , esequiel pires - sao paulo - brasil , podes ser, que ajudes mas se
ionizar o ambiente que estas reduz muitissimo a estatica, e tambem se tiveres algo que produza vapor tipo cafeteira eletrica faças uma adptação que produza vapor veras que ajudaras muito - abraços
paulopinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas.

Vou tentar a soluçao das plantas e do humidificador. Se alguem me puder aconselhar um humidificador para o efeito, agradeço. Se alguem me puder dizer onde posso encontrar verniz antiestatico, tambem agradeço. Parece q ninguem, nos locais onde procurei, conhece verniz antiestatico para soalho flutuante. Tenho q tentar de tudo.
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”