Velocidades de motor 12VDC

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Agradecimento recebido: 3 vezes

Velocidades de motor 12VDC

Mensagem por nunomota »

Boa noite caros colegas,

tenho um motor de 12VDC, motor pára-brisas de automóvel, e estou com algumas dúvidas do que diz respeito à sua ligação.

O referido motor tem 4 fios de ligação de diferentes cores. 2 deles diz respeito alimentação os outros 2 tenho algumas dúvidas.

Deviam este 2 fios ser a selecção de diferentes velocidades? Ou são estes o feedback de posicionamento do motor?

Então mas se são estes os fios de posicionamento do motor como selecciona as diferentes velocidades? Será que em alguns automóveis existe uma "espécie" de controlo PWM?

Obrigado a todos.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Velocidades de motor 12VDC

Mensagem por jorgemiguel4 »

Esses em principio são para marcar a posição de 'parque', em que as escovas ficam em baixo. O controlo de velocidade pode ser feito por resistencias em serie, relé temporizado ou PWM como disse.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Velocidades de motor 12VDC

Mensagem por BLima »

Viva,

Uma vez tive que desmontar um motor desses e pelo o que vi, tem um disco, na caixa de redução, que fazem a posição de parque e pode ver em concreto o que corresponde a cada fio.

Ou então o Autodata.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”