Qual melhor temperatura de côr

Responder
misterv
Curioso
Curioso
Registado: 19 dez 2011, 22:19

Qual melhor temperatura de côr

Mensagem por misterv »

Naturalmente em cozinhas seria o branco na ordem dos 6500 graus
Nas lâmpadas led baratas de alta temperatura de côr há grande probabilidade com o envelhecimento de se tornarem azuladas e assim a cozinha parecer mais com uma "boite" ;).

Qual a melhor temperatura de côr para iluminar a entrada de casa que acende quando as pessoas entram. Penso que será uma cor quente (baixa temperatura de cor) para evitar o realce das pessoas ao entrar. Ou será melhor a côr neutra na ordem dos 4000.

Não sei se existe alguma tabela com a melhor temperatura de cor consoante o objetivo da sala
Grato pela ajuda
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Qual melhor temperatura de côr

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como se trata de uma habitação, tudo depende dos gostos de cada pessoa

misterv Escreveu:Naturalmente em cozinhas seria o branco na ordem dos 6500 graus
Nas lâmpadas led baratas de alta temperatura de côr há grande probabilidade com o envelhecimento de se tornarem azuladas e assim a cozinha parecer mais com uma "boite" ;).

Qual a melhor temperatura de côr para iluminar a entrada de casa que acende quando as pessoas entram. Penso que será uma cor quente (baixa temperatura de cor) para evitar o realce das pessoas ao entrar. Ou será melhor a côr neutra na ordem dos 4000.

Não sei se existe alguma tabela com a melhor temperatura de cor consoante o objetivo da sala
Grato pela ajuda
Anexos
TAB. CÔR LAMP..png
TAB. CÔR LAMP..png (28.1 KiB) Visto 1444 vezes
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

misterv Escreveu:Naturalmente em cozinhas seria o branco na ordem dos 6500 graus
Não necessariamente. Na minha opinião, 6500K (graus kelvin) acho um branco demasiado frio, quase azulado.

Todas as lâmpadas LED brancas com o passar dos anos ficam azuladas.

Depende muito do mobiliário. No meu caso, o meu Hall de entrada tem madeira escura. Com uma lâmpada de cor amarelado (2700K, equivalente à lâmpada incandescente) ficou muito escuro e sem vida. Com uma lâmpada de 4000K ficou perfeito.

Sim, mas não tenho agora em PDF.

Normalmente uso 4000K para usos gerais (corredor, WC, cozinhas, etc.) e locais de trabalho (escritórios e semelhantes). Para salas de estar, jantar e semelhantes (2700 ou 3000K, depende do gosto). No quarto, tenho 2700 e 4000K. A 1ª como é uma luz quente induz o sono, enquanto a de 4000K é a ideal para trabalhar no computador.
Grato pela ajuda
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Isso para mim é muito subjectivo eu prefiro os tons "amarelados" 3500ºK 4000ºK e nem na cozinha utilizo os brancos detesto e fico incomodado com as luzes demasiadamente brancas.
Mas agora respondendo ao teu pedido encontrei esta imagem, vê se teserve, um abraço.

Imagem
L.Sousa
daniel_gg91
Curioso
Curioso
Registado: 10 out 2013, 11:53
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por daniel_gg91 »

Boas
Habitação 4000k seria o ideal. Esse tipo de cor é o mais usual na escolha de luminarias, pois outro tipo de cor o preço das mesma já é mais elevado.
Cump.
Cump.
Daniel Guerreiro
fsantospt2
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2009, 21:04
Has thanked: 1 time

Mensagem por fsantospt2 »

Nos quartos luz amarela, no resto da casa luz branca
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

Para mim acima dos 5000 Kelvins, é demasiado frio... portanto estão eliminadas.
Em ambientes empresariais e zonas de serviço prefiro recomendar os 4000k

em habitação , depende do ambiente que se quer criar, sendo que gosto de andar entre os 3200-4000k. eventualmente os 2700k ( lá está depende!!!)

Muito importante, é a restituição de cor, deve andar sempre acima dos 85%.
Quem cria renasce todos os dias...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Em casa tenho tudo luz dia 5700 K
rguerreiro.frg
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2013, 22:42

Mensagem por rguerreiro.frg »

Na minha opinião

Quartos, salas, corredores - 3000k
Cozinhas e wc - 4500k
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Julgo que o melhor é experimentar.
Eu dou-lhe um exemplo que acontece em minha casa que é o facto de eu e a minha mulher nunca estar-mos de acordo com a cor da luz :lol:
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”