resistência da terra

Responder
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

resistência da terra

Mensagem por tozedossantos1 »

Caros
Boa tarde, espero poder contar com a vossa preciasa ajuda para este assunto.
Ja instalei 5 elétrodos para tentar conseguir baixar o valor de resistência da terra, mas o minimo que consegui ate agora foi
300ohms. Nao sei se hei-de insistir em montar outros eletrodos ou se devo partir do principio em que posso instalar IDs de 30mA
e deixar este assunto resolvido desta forma de modo a nao ter problemas na vistoria.
Alguém tem alguma dica que me posso ajudar ?
Ainda nao decidir montar mais electrodos mas ja tentei interligar a terra (malha de ferro) ao fixe da habitaçao e o resultado foi quase
nulo pois baixo 9 ou 10 ohms nao mais do que isso.

Agradeço e bem haja a todos
Inté
Antonio dos Santos
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: resistência da terra

Mensagem por jaimereis »

boas

como está a medir a terra?

os piquets de medição estão distanciados em quantos metros?
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

É meter diferenciais de 30 mA
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Com o diferencial de 30mA resolve o problema mas se quiser mesmo baixar o valor tente o Método de Wenner:

http://paginas.fe.up.pt/~ee94056/Relato ... p4_5_6.pdf
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Estive a medir novamente, com um aparelho convencional por método de estacas a tres fios, fiz diversos ensaios em diversas áreas do terreno e com distancias igualmente diversas. Os valores sao similares e em média o minimo e maximo medido sao 390 - 503 ohms.
Em resumo entre diversas distancias e locais ,a resistencia da terra nunca foi abaixo dos 390ohm, para confirmar se o aparelho estava pelo menos a reagir aos diferentes testes, molhei varios dos locais onde se encontravam as estacas e existe alteraçao quando o mesmo está mais húmido.
Trata-se de um aparelho de mediçao de terras da SEW modelo ST-1520, nao conheço bem este aparelho mas foi o que me emprestaram, ainda pensei buscar manual na net ,mas acabei por nao o fazer, para ja nao deverá haver problemas pois as tres saídas estao marcadas E-P-C, uma selaçao de escala óhmica, seletor de ACV e OHM e botao de pressao "Push", julgo que nao deve haver problemas com o aparelho.
Nao sei se a questao das pilhas tem envolvente nas mediçoes, foi a unica coisa que eu nao verifiquei, mas tmb nao havia qq alarme no display.
A unica situaçao que se mantém é a profundidade, essa eu nao alterei, mantém-se a mesma prof. em todos os eletrodos e que é de 2 metros.
Alguém me pode dizer se este capitulo da prof. tem muita influência sobre resultados finais a serem medidos ?
Bem haja
Antonio dos Santos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

O solo é de areia ou é rocha, com 5 eléctrodos de 2 metros de profundidade. Tenta medir noutro local uma terra, podes ter o aparelho com erro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se os eletrodos entraram na terra com muita facilidade, é natural que o terreno seja arenoso, e aí os valores são dentro dos que apresenta.
Pode colocar uniões nos eletrodos já existentes, e tentar com essas uniões colocar alguns eletrodos, passando a ter 4 metros de profundidade de eletrodos, e verificar sevai melhorando os valores de terra.

tozedossantos1 Escreveu:Estive a medir novamente, com um aparelho convencional por método de estacas a tres fios, fiz diversos ensaios em diversas áreas do terreno e com distancias igualmente diversas. Os valores sao similares e em média o minimo e maximo medido sao 390 - 503 ohms.
Em resumo entre diversas distancias e locais ,a resistencia da terra nunca foi abaixo dos 390ohm, para confirmar se o aparelho estava pelo menos a reagir aos diferentes testes, molhei varios dos locais onde se encontravam as estacas e existe alteraçao quando o mesmo está mais húmido.
Trata-se de um aparelho de mediçao de terras da SEW modelo ST-1520, nao conheço bem este aparelho mas foi o que me emprestaram, ainda pensei buscar manual na net ,mas acabei por nao o fazer, para ja nao deverá haver problemas pois as tres saídas estao marcadas E-P-C, uma selaçao de escala óhmica, seletor de ACV e OHM e botao de pressao "Push", julgo que nao deve haver problemas com o aparelho.
Nao sei se a questao das pilhas tem envolvente nas mediçoes, foi a unica coisa que eu nao verifiquei, mas tmb nao havia qq alarme no display.
A unica situaçao que se mantém é a profundidade, essa eu nao alterei, mantém-se a mesma prof. em todos os eletrodos e que é de 2 metros.
Alguém me pode dizer se este capitulo da prof. tem muita influência sobre resultados finais a serem medidos ?
Bem haja
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

O terreno é realmente arenoso e pelo menos 4 dos eletrodos entraram com alguma facilidade, mas vou fazer isso mesmo, vou prolongar um ou dois e ver se ha alteraçao dos valores.
Obrigadao
Bem haja
Antonio dos Santos
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por migjac »

Alguém sabe onde posso adquirir um conjunto de estacas e cabos mais compridos que os convencionais? Tenho um fluke 1653b e o conjunto de estacas e cabos da Fluke mas se necessitar de colocar as estacas mais longe não é possível. Já vi bobines de cabos com 100, 200 metros para o efeito. Alguém conhece onde pode ser adquirido ou feito para esta efeito?
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Sempre pode recorrer a um aditivo, para melhorar o solo onde estão os eléctrodos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
migjac Escreveu:Alguém sabe onde posso adquirir um conjunto de estacas e cabos mais compridos que os convencionais? Tenho um fluke 1653b e o conjunto de estacas e cabos da Fluke mas se necessitar de colocar as estacas mais longe não é possível. Já vi bobines de cabos com 100, 200 metros para o efeito. Alguém conhece onde pode ser adquirido ou feito para esta efeito?
Pede à fluke que têm até 100metros.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Mensagem por electrotecnico »

Tente utilizar o metodo de tratamento da terra por exemplo utilizar o metodo de furo e encher de carvao vegetal ou entao numa vala enterrado a cerca de 40 50 cms de profundidade para ver se ajuda a diminuir pelo menos e o que utilizado por vezes pela edp nos pts
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo se o terreno é arenoso coloca piques de dois metros e coloca uniões em cima de de piques a pique por ai abaixo até conseguir um valor razoável, se for preciso bate com martelo pneumático a enterrar até conseguir o que se pretende em termos de valores, pode ser que tenha colocar várias estacas mas dá resultado!
Responder

Voltar para “Dúvidas”