Ajuda Motor Abertura Estufa

Responder
tiagooliveira20
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2013, 00:58
Been thanked: 1 time

Ajuda Motor Abertura Estufa

Mensagem por tiagooliveira20 »

Boa tarde,

Estou com um problema, tenho uma estufa que tem uns motores para abrir as janelas superiores. Quem me fez a instalação da estufa apenas me deixou lá os motores e não os ligou, chamei um electricista que me deixou aquilo mal ligado e o quadro ia abaixo passado alguns segundos daquilo estar a funcionar. Funcionava uns segundos e depois disparava o quadro.
Em conversa com outra empresa instaladora de estufas disseram-me que isso era porque a ligação estava mal feita, estava em triângulo e deveria ser em estrela, ou o contrário. Ele explicou-me com um desenho na altura, eu fui confirmar e realmente segundo ele estava errado.

Estive a mudar agora aquilo, experimentei e estava a funcionar bem, deixei ligado mais tempo e 2 motores (dos 3) deixaram de funcionar, mandam sempre o quadro abaixo logo, mal os ligo.

Está em anexo uma foto de como está a ligação feita, o que acham?

Obrigado
Anexos
2014-11-24 12.31.19.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Ajuda Motor Abertura Estufa

Mensagem por joao-pt »

Essa ligação está feita em estrela, só vendo a chapa de caracteristicas do motor é que é possível fazer um comentário mais elaborado. Já agora alguns dados da instalção, também são bem vindos, especialmente da parte que dispara no quadro eléctrico.
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

O que está a disparar é mesmo o geral e não o disjuntor onde estão ligados os cabos dos motores.

A ligação para já está muito básica, ainda falta as sondas para ter o automático a funcionar então estao os cabos ligados do quadro ao motor directamente, e que do quero subir ou descer tenho que trocar 2 cabos no quadro.

São motores trifásico que consomem menos de 1 amperes cada, tenho contratados 10.

A imagem da caixa é a seguinte:
Anexos
IMG_20141124_143553.jpg
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Quando fala em geral, deve ser o diferencial. Ou esses motores levaram uma "esquentadela" valente e agora tem o cobre por onde passa a corrente encostado à carcaça do motor, ou apanhou uma "molha" e agora está constipado/fazer passagem. Em ambos os casos, o despiste é feito com o mega e a solução é rebobinar.

A chapa era importante publicar, já que ela tem mais informações que desconhece e talvez podemos ajudar...
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Nelmindo, está a falar de que chapa? Não é essa que coloquei no post anterior?

Quanto ao que diz é difícil, molha não levaram porque estão protegidos pelo plástico, esquentadela também não, como disse são motores de menos de 1 amperes, que trabalham nem 1 minuto seguidos porque é apenas para abrir as janelas da estufa, duvido que desse aquecimento ao cobre numa potência tão baixa e tão pouco tempo de trabalho..

Mas 2 dos motores já funcionam, o 3 ouve-se ele a querer arrancar mas dispara logo o quadro, estão os 3 ligados em estrela, mas os 3 tem cabos independentes. Deve ser mesmo algum problema ou no motor ou na cablagem visto que os outros funcionam.

Quando falo em geral, é onde a baixada está feita, como é um terreno agrícola tem aquelas caixas estanques depois da entrada dos cabos no contador, nessa caixa tem 2 disjuntores, 1 diz "disjuntor não diferencial" e ao lado tem os amperes contratados, o outro segundo o electricista que fez a ligação é o geral, de onde sai o cabo para outro quadro mais pequeno que depois faz a variação para os diversos motores na estufa. Esse disjuntor ele na altura falou me que era o mais sensível e que ia ser sempre ele a disparar se houvesse um problema.. É um que até tem aquele botão de test.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

tiagooliveira20 Escreveu:Nelmindo, está a falar de que chapa? Não é essa que coloquei no post anterior?
Não. Isso é a tampa... A chapa, é a chapa de características, o bilhete de identidade do motor, com todos os dado inerentes à suas capacidades e caracteristicas.

Quanto ao que diz é difícil, molha não levaram porque estão protegidos pelo plástico, esquentadela também não, como disse são motores de menos de 1 amperes, que trabalham nem 1 minuto seguidos porque é apenas para abrir as janelas da estufa, duvido que desse aquecimento ao cobre numa potência tão baixa e tão pouco tempo de trabalho..
Se trabalharam em trifásico, triângulo e a chapa diz 230/400V, levou esquentadela sem notar...

Mas 2 dos motores já funcionam, o 3 ouve-se ele a querer arrancar mas dispara logo o quadro, estão os 3 ligados em estrela, mas os 3 tem cabos independentes. Deve ser mesmo algum problema ou no motor ou na cablagem visto que os outros funcionam.

Quando falo em geral, é onde a baixada está feita, como é um terreno agrícola tem aquelas caixas estanques depois da entrada dos cabos no contador, nessa caixa tem 2 disjuntores, 1 diz "disjuntor não diferencial" e ao lado tem os amperes contratados, o outro segundo o electricista que fez a ligação é o geral, de onde sai o cabo para outro quadro mais pequeno que depois faz a variação para os diversos motores na estufa. Esse disjuntor ele na altura falou me que era o mais sensível e que ia ser sempre ele a disparar se houvesse um problema.. É um que até tem aquele botão de test.
A vermelho
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
A chapa de identificação, será algo idêntico à foto.

Cump.
Mário
Anexos
chapa caracteristicas.jpg
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

A única coisa que lá vi parecida foi a que envio em anexo, mas acho que não tem essa informação que vocês falam.

No entanto fui ao site da empresa que os vende e tem lá a informação toda:
http://www.agrocomponentes.es/ver.php?r ... es&lang=en

Uma coisa que reparei em relação a esse site, na foto do motor tem mais um cabo ligado ao motor do que eu tenho. Eu tenho um cabo a entrar na caixa cinzenta (cabo elétrico), esse tem mais um cabo que entra na caixa azul/preta.
Anexos
2014-11-24 19.41.58.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
A ligação é como fizeste em estrela. Isto é, se forem iguais à foto.
Atenção que estes motores são serviço S3!
Sobre o que não funciona tens que medir para verificar se está bom.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Sim, são iguais!! O que é isso de serviço S3?

Quanto ao que não funciona já contactei um electricista diferente para ele vir ver se descobre o que se passa!

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
tiagooliveira20 Escreveu:Sim, são iguais!! O que é isso de serviço S3?
Quanto ao que não funciona já contactei um electricista diferente para ele vir ver se descobre o que se passa!
Obrigado
S3 é o que está nas características do teu motor, S3 35%, é um motor que não pode estar sempre ligado, o regime de funcionamento é de 35%

Cump.
Mário
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02

Mensagem por oalentejano »

Penso que o cabo que falta é o dos sensores de posição e segurança que deveria estar ligado ao automatismo que comanda e protege o motor, o que poderá eventualmente estar a acontecer é que entraram em esforço e a bobinagem foi para o penico, mas deverás contactar um técnico qualificado para verificar isso.
Cumprimentos do Alentejo.
Cumprimentos do Alentejo.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”