Esquema ligacao arranque motor monofasico

Responder
hamn
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 12:54

Esquema ligacao arranque motor monofasico

Mensagem por hamn »

Viva!
Peco desculpa por lancar aqui um topico, mas estou a ficar sem opcoes...
Conhecem aqueles "arrancadores" usados nos motores de frigorificos e arcas congeladoras ( nao os mais recentes que usam uma pastilha VDR ) que consistiam numa bobine com nucleo movel funcionando como interruptor...
O meu problema reside na maneira como esse "arrancador" e' ligado ao motor propriamente dito, uma vez que o motor esta' encerrado junto com o compressor dentro da "panela", deixando apenas acessiveis 3 terminais, em que um deles e' o comum a ambos os enrolamentos ( principal e arranque ).
Sei que o principal deriva directamente da rede, e o de arranque so' e' usado na fase de arranque, sendo tirado de servico quando o motor atinge certa rotacao, bastando o outro para garantir a restante aceleracao e manter a marcha do motor.
O problema e' que o dito arrancador funciona como um rele em que um dos terminais da bobine coincide com um terminal do interruptor.
Durante muito tempo pensei que essa bobine era intercalada em serie com o enrolamento principal, e o interruptor em serie com o enrolamento de arranque, mas quando vi um pseudo-esquema dos tais arrancadores de pastilha VDR, percebi que o principal liga directamente aos 230V... o que me deixa sem resposta...
Se alguem me puder ajudar, agradeco...
De qualquer modo, nao existe nenhum condensador no circuito, apesar de ja' ter visto arrancadores com terminais para ele...
Parabens a todos pelo forum! ;)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Esquema ligacao arranque motor monofasico

Mensagem por Mário »

Boas

Qual é a duvida?

Se é ligar um motor monofasico, com as 3 pontas no exterior é ligado como vou escrever;
1 linha comum
segunda linha no enrolamento de trabalho (é o que tem menor resistencia ohmica).
No outro fio do enrolamento a resistencia é maior , estamos na presença do enrolamento de arranque.

Se o motor for de arranque directo (sem relé de arranque ou voltimétrico), será ASSIM

Uma linha no comum
outra linha no trabalho
o condensador liga ao enrolamento de arranque e ou trabalho.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hamn
Curioso
Curioso

Mensagem por hamn »

Mário Escreveu: Se é ligar um motor monofasico, com as 3 pontas no exterior é ligado como vou escrever;
1 linha comum
segunda linha no enrolamento de trabalho (é o que tem menor resistencia ohmica).
No outro fio do enrolamento a resistencia é maior , estamos na presença do enrolamento de arranque.
Se o motor for de arranque directo (sem relé de arranque ou voltimétrico), será ASSIM
Uma linha no comum
outra linha no trabalho
o condensador liga ao enrolamento de arranque e ou trabalho.
Sem ofensa, mas nao respondeu 'a questao que eu descrevi acima.
Se calhar com um desenho seria mais facil compreender:
Imagem
A unica coisa que eu nao tenho certeza e' se o contacto e' do tipo normalmente aberto ou normalmente fechado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O contacto é fechado, mas tem de ser do tipo "centrifugo" ou seja com a rotação abre. :P
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é, li motor de frigorifico mas não que era hermético.

O contacto é aberto, dado que a intensidade de arranque é que o faz fechar. Mas depois abre.

O centrifugo é para os motores não herméticos (tipo convencinal ).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Já encontrei o que queres.

http://www.tecumseh.com.br/pub/bit06.htm

Está lá tudo

Cump.
Mário
hamn
Curioso
Curioso

Mensagem por hamn »

Obrigado!
Como chegou a esse site?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

No google "Rele Voltimetrico" mas o relé sem condensador é amperimétrico dado que funciona por intensidade.

"Não fiques triste, mas eu participo em diversos foruns, e uma prática corrente é ter o nosso perfil actualizado, para que quem vai responder saiba, a quem se destina (o País por Ex. e como deve responder, em alguns foruns nem resposta tens se o perfil não estiver completo"

Mas somos todos boa gente

Cump.
Mário
hamn
Curioso
Curioso

Mensagem por hamn »

Acho que percebi [ a avaliar pela citacao... ] :?
Para ser franco, criei perfil neste forum porque nao podia fazer a pergunta como "guest" ( um defeito que se tornou norma... para fazer uma simples pergunta, um tipo tem de se registar, como se isso fosse mudar alguma coisa... mas enfim, os "spamers" nao podiam ficar sem contactos, nao e' verdade!... ), mas foi, tal como eu disse no post, por estar a ficar sem opcoes.
Agora que ja' verifiquei a actividade do forum, e' outra coisa...
Ja' agora, essa citacao foi retirada de onde? ( se e' que se pode saber :? )
Vou ver entao as opcoes do perfil...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Não é citação.

Foros de lingua Espanhola sobre refrigeração.

O perfil neste forum, não me tenho apercebido que queiram completo mas eu, (não quero nem deixo de querer) acho que com o perfil completo sabemos (mais ou menos) qual a area de trabalho de cada um , seja na pergunta ou na resposta.

No teu caso sei que sabes de mecatronica, presumo que sabes de electricidade e de electronica (não ponho em questão o saber muito ou pouco) e eu quando dou uma resposta tento dar o mais simples possivel, ou o mais complexa se for caso disso.

No meu caso sou electricista inscrito na DGE desde 1982 mas não faço uso da inscrição tecnica.
Sou (fui) bobinador
Actualmente a minha area é de ar comprimido (compressores estacionários ) seja a parte electrica, mecanica, pneumática, e refrigeração

Cump.
Mário
hamn
Curioso
Curioso

Mensagem por hamn »

Concordo com isso; se o perfil permite colocar informacao sempre ajuda, mas no meu caso, como e' que eu posso la' dizer que percebo de alguma coisa de mecanica, computadores ( hardware e software ), electricidade e electronica ( analogica e digital ) e no entanto estou apenas a estagiar...
Neste pais as coisas chegaram a um ponto em que nao se chega a lado nenhum sem "amigos"... e o tipo que sabe resolver os problemas consegue quando muito um emprego com o salario minimo...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

No perfil se estiver a idade pode dar uma pequena ajuda (não quero dizer que novos, não saibam mais que velhos, (novos de idade e velhos de idade, não de ideias)).

A experiência de cada um conta, e muito.

Para mim um forum, é um local onde eu posso ajudar alguém em qualquer parte do Mundo sem estar à espera de algo, mas também é verdade que quando ajudamos, gostamos de saber que foi util o pequeno contributo dado, muitas das vezes a resposta dada não era a que se esperava, mas com calma e saberes de Todos alguma resposta será a que esperamos.

Eu pessoalmente sou contra quem chega a um forum, e faz perguntas do tipo " quem me diz como fazer o pino" o que me dá vontade de escrever " e eu gostava de saber quem quer saber".

O que escrevo não tem nada a ver com perguntas ou respostas dadas neste ou noutros foruns que frequento.

Nunca encontrei ninguem "novo" que não me ensinasse algo nem ninguem "velho" que não quisesse aprender.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”