Iluminação Pública

Responder
edtrig
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 nov 2014, 08:08

Iluminação Pública

Mensagem por edtrig »

Bom dia colegas
Estou a fazer um projecto de Iluminação Pública, o local onde se encontra a rede apesar de urbana, tem pouca densidade ocupacional, o que acontece é que os postos de transformação encontram-se muito afastados uns dos outros, e do que tenho lido, fico com a ideia que a iluminação pública tem de ser feita a partir do PT, e os cabos a utilizar são do tipo LSVAV ou LXS com secção máxima para IP de 16mm2, o que me cria problemas devido às quedas de tensão. As minhas questões são as seguintes:
1.ª A iluminação pública tem de ser feita apenas a partir do PT ou posso colocar armários IP alimentados por armários de distribuição?;
2.ª A secção do cabo de IP pode ser superior a 16mm2?
Agradeço desde já a vossa colaboração.

Ed Trigo
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Iluminação Pública

Mensagem por joaoosvaldo »

Deve fazer o cálculo pelos momentos:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 1&start=15

Os AD's da Rede de Distribuição não têm IP. Só os AD's de IP é que têm.

Tem de tentar dividir as zonas pelos PTD's existentes a ver se consegue cumprir a q.d.t. máxima de 8%.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
edtrig
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 nov 2014, 08:08

Mensagem por edtrig »

Boa noite João Osvaldo

Obrigado pela colaboração, mas a minha pergunta vai mais no sentido de saber se podemos alimentar uma armário IP através de um armário de distribuição, isto é, se é permitido fazer isso. E se podemos utilizar cabos LSVAV de secção superior a 16mm2 para iluminação pública ou utilizar por exemplo um cabo VAV.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Os cabos normalizados são os LSVAV ou LVAV. Para utilizar outro tipo de cabos só em rede cuja responsabilidade de manutenção não seja do ORD (Operador da Rede de Distribuição). Para este efeito teria de existir um AD de IP a separar a zona cuja responsabilidade de manutenção é de uma entidade Terceira da zona da responsabilidade do ORD.

Não pode ligar a AD's que sejam afetos à Rede de Distribuição a não ser que sejam AD's de IP.

Poderia utilizar um cabo de maior secção a alimentar um AD de IP num sítio estratégico e depois daí para a frente utilizar os cabos de secção de 16mm2 (é uma ideia).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”