sabem de alguma marca que tenha aparelhagem que permita a regulação da intensidade da iluminação

todasecastro Escreveu:Viva
Posso arriscar e dizer que todas tém.
Agora, que tipo de iluminação?
Incandescente de alimentação directa ou por transformador ferromagnético se for a 12V.Nelson Pinho Escreveu:todasecastro Escreveu:Viva
Agora, que tipo de iluminação?![]()
será
![]()
![]()
pois, ai estava a minha segunda pergunta. que tipo de iluminação possibilita isso![]()
sim, existe também para lâmpadas TLD; sejam T4, T5 ou T8nelmindo Escreveu:Incandescente de alimentação directa ou por transformador ferromagnético se for a 12V.Nelson Pinho Escreveu:todasecastro Escreveu:Viva
será
![]()
![]()
pois, ai estava a minha segunda pergunta. que tipo de iluminação possibilita isso![]()
Fluorencentes compactas "CFL", lâmpadas LED, ambos tecnologia "dimmable". E acredito que exista algum fabricante que providencie balastros "dimable" electrónicos também para fluo tubulares normais... se existem para CLF, também não deve ser difícil para as tubulares...
normalmente é só usado em salas com polivalência, por exemplo para projecção com Data-show ou outros....Nelson Pinho Escreveu:costumam prever estas situações em projeto![]()
ou em obra decidem o que colocar
![]()
o esquema disso também é igual à iluminação tradicional certo
![]()
Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...jaimereis Escreveu:sim, existe também para lâmpadas TLD; sejam T4, T5 ou T8nelmindo Escreveu:Incandescente de alimentação directa ou por transformador ferromagnético se for a 12V.Nelson Pinho Escreveu:todasecastro Escreveu:Viva
será
![]()
![]()
Fluorencentes compactas "CFL", lâmpadas LED, ambos tecnologia "dimmable". E acredito que exista algum fabricante que providencie balastros "dimable" electrónicos também para fluo tubulares normais... se existem para CLF, também não deve ser difícil para as tubulares...
procure também por sistemas DALI
nelmindo Escreveu:Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...eu tambem me referia a esses, mas é do tipo potenciometro, ou tecla sobe/desce, trabalha é com um balastro dimmer..jaimereis Escreveu:sim, existe também para lâmpadas TLD; sejam T4, T5 ou T8nelmindo Escreveu:Incandescente de alimentação directa ou por transformador ferromagnético se for a 12V.Nelson Pinho Escreveu:todasecastro Escreveu:Viva
será
![]()
![]()
procure também por sistemas DALI
É que se for para os sistemas especializados, tem além do DALI: KNX, 0-10V, DMX, Ethernet, X10...
mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...
Nos clássicos é como se uma instalação de interruptor simples se tratasse, nos outros é caso a caso. Por exemplo, na situação de tecla sobe e desce, há situações que chegam doi tubos à iluminária, um com energia permanente e outro que começa na caixa de aparelhagem onde ficam as duas teclas e termina na iluminária. O "balastro" faz tudo.Nelson Pinho Escreveu:mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...![]()
o que é preciso prever para a colocação de um
![]()
oknelmindo Escreveu:Nos clássicos é como se uma instalação de interruptor simples se tratasse, nos outros é caso a caso. Por exemplo, na situação de tecla sobe e desce, há situações que chegam doi tubos à iluminária, um com energia permanente e outro que começa na caixa de aparelhagem onde ficam as duas teclas e termina na iluminária. O "balastro" faz tudo.Nelson Pinho Escreveu:mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...![]()
![]()
Tem símbolo diferente. Ver IEC 60617Nelson Pinho Escreveu:oknelmindo Escreveu:Nos clássicos é como se uma instalação de interruptor simples se tratasse, nos outros é caso a caso. Por exemplo, na situação de tecla sobe e desce, há situações que chegam doi tubos à iluminária, um com energia permanente e outro que começa na caixa de aparelhagem onde ficam as duas teclas e termina na iluminária. O "balastro" faz tudo.Nelson Pinho Escreveu:mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...![]()
![]()
![]()
então para o sistema clássico, faz o projecto como normalmente certo![]()
![]()
mesmo o interruptor indica de maneira igual ou tem simbologia diferente![]()
não encontronelmindo Escreveu:Tem símbolo diferente. Ver IEC 60617Nelson Pinho Escreveu:oknelmindo Escreveu:Nos clássicos é como se uma instalação de interruptor simples se tratasse, nos outros é caso a caso. Por exemplo, na situação de tecla sobe e desce, há situações que chegam doi tubos à iluminária, um com energia permanente e outro que começa na caixa de aparelhagem onde ficam as duas teclas e termina na iluminária. O "balastro" faz tudo.Nelson Pinho Escreveu:mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...![]()
![]()
![]()
![]()
ninguém me consegue mostrar uma imagem deste simbolo ou pelo menos o nome pelo qual é conhecidonelmindo Escreveu:Tem símbolo diferente. Ver IEC 60617Nelson Pinho Escreveu:oknelmindo Escreveu:Nos clássicos é como se uma instalação de interruptor simples se tratasse, nos outros é caso a caso. Por exemplo, na situação de tecla sobe e desce, há situações que chegam doi tubos à iluminária, um com energia permanente e outro que começa na caixa de aparelhagem onde ficam as duas teclas e termina na iluminária. O "balastro" faz tudo.Nelson Pinho Escreveu:mas como funcionam estes sistemasnelmindo Escreveu: Eu estava a falar dos sistemas clássicos, de reóstato na parede...![]()
![]()
![]()
![]()