angel_of_diablo Escreveu:Olá "tst01".tst01 Escreveu:Então deixa ver se percebi. Devo ligar cada fita diretamente à fonte de alimentação? É que se for assim em vez de ter 15m fico com 3x5 metros. E se não meter o dimmer? Posso ligar as fitas em série?
As fitas de LEDS tem comprimentos máximos a ser respeitados, pelos motivos anteriormente mencionados, quer sejam com Dimmer ou não, Leds Brancos ou RGB.
As fitas de LEDS ligam todas na mesma fonte, mas não quer dizer que estejam lado a lado e junto à fonte. Podes polas onde quiseres desde que a distância entre a fonte e cada uma das fitas não seja muito grande.
Já agora. As fitas são de cor única ou são RGB (mudam de cor)?
transformador para leds
Re: transformador para leds
Olá angel_of_diablo. As fitas são brancas. Penso que devo reformular a minha dúvida. Vou explicar o meu projecto e tentar simplificar para ver se chegamos a uma conclusão. A minha ideia é colocar fitas led em volta da sala. Já tenho uma mangueira em led de 18m (única), 220V, e com um transformadorzito de 2A. É só ligar à tomada. Mas com o tempo e uso os leds começaram a falhar. Para além disso a mangueira ocupa mais espaço e não é pratica para fazer os ângulos da sala.
Então encomendei as fitas led, 3 x 5m porque não encontrei maior. Como cada fita tem 2 fios nas suas extremidades, penso que seja possível ligar umas às outras em série.
Agora a minha dúvida é:
Qual a fonte de alimentação indicada para ligar as fitas em série? Posso colocar um dimmer entre a fonte e as fitas ?
Desde já um obrigado pelo tempo e paciência.
P.S.: a fonte ficará junto as fitas.
Então encomendei as fitas led, 3 x 5m porque não encontrei maior. Como cada fita tem 2 fios nas suas extremidades, penso que seja possível ligar umas às outras em série.
Agora a minha dúvida é:
Qual a fonte de alimentação indicada para ligar as fitas em série? Posso colocar um dimmer entre a fonte e as fitas ?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "tst01".tst01 Escreveu:Olá angel_of_diablo. As fitas são brancas. Penso que devo reformular a minha dúvida. Vou explicar o meu projecto e tentar simplificar para ver se chegamos a uma conclusão. A minha ideia é colocar fitas led em volta da sala. Já tenho uma mangueira em led de 18m (única), 220V, e com um transformadorzito de 2A. É só ligar à tomada. Mas com o tempo e uso os leds começaram a falhar. Para além disso a mangueira ocupa mais espaço e não é pratica para fazer os ângulos da sala.
Agora a minha dúvida é:
Algumas fitas permitem ser ligadas umas às outras com um máximo definido pelo fabricante. Mas com os dados que mencionou das fitas que comprou duvido, pois 8A por fita já é uma corrente muito alta. Mas nada como perguntar ao vendedor ou fabricante se tal é possível.
O dimmer é ligado entre a fonte e as fitas, mas o dimmer tem conseguir suportar a corrente máxima solicitada pelas fitas, que no seu caso é 3 fitas x 8A cada = 24A (amperes), que é muito. Dado isto apresentei-lhe aquelas soluções.
Mas existe outra solução que penso ser a melhor.
Antes de cada fita colocar um amplificador.
Os Amplificadores serão alimentados directamente da fonte, receberão nas suas entradas o mesmo sinal proveniente do dimmer e na saída de cada amplificador será ligada uma fita. O Dimmer será alimentado também pela fonte. Com esta solução o dimmer só fará a regulação do brilho e não alimentará as fitas.
O problema é que só encontro amplificadores RGB, mas penso que dará para fitas leds brancos. Estou à espera da confirmação de um fabricante.
Deixo aqui o esquema com que estou a basear-me.
No esquema aparece 2 fontes (PS) de 24V, mas no seu caso basta uma de 12V.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
"angel_of_diablo" eu entrei em contacto com o fabricante, ou pelo menos um dos porta-voz, e este diz-me para usar uma fonte como mencionou:
12V 30A 340W. Em relação ao dimmer disseram-me que não tinham nada, mas que podia procurar por um qualquer na Internet.
Infelizmente não consigo ver o seu esquema. Aparentemente não tenho permissão. Vou tentar ver isso com o moderador.
12V 30A 340W. Em relação ao dimmer disseram-me que não tinham nada, mas que podia procurar por um qualquer na Internet.
Infelizmente não consigo ver o seu esquema. Aparentemente não tenho permissão. Vou tentar ver isso com o moderador.
Falo daquelas lâmpadas que compramos que têm leds lá dentro. Sei que existem umas que estão identificadas como dimmable mas queria saber se a a lâmpada não o for se existe algum dimmer capaz de ser eficaz. No caso de não qual a diferença em termos de componentes dessas lâmpadas dimáveis e as não dimáveis?
Obrigado
Obrigado
L.Sousa
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
O tópico foi movido para o fórum curioso para ser visível pelo utilizadortst01 Escreveu:"angel_of_diablo" eu entrei em contacto com o fabricante, ou pelo menos um dos porta-voz, e este diz-me para usar uma fonte como mencionou:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Perguntou se as fitas de leds são dimáveis? É que se não forem, estamos a perder tempo.tst01 Escreveu:"angel_of_diablo" eu entrei em contacto com o fabricante, ou pelo menos um dos porta-voz, e este diz-me para usar uma fonte como mencionou:
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)