transformador para leds

Acesso total utilizadores
tst01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 nov 2014, 12:23

transformador para leds

Mensagem por tst01 »

Boas. Espero estar no sitio certo. Recentemente encomendei umas mangueiras led, 3 X 5 metros, com o total de 3600 leds. As características de cada mangueira são:
12v, 8A, 96 Watt, 5 metros, 1200 leds.

Agora preciso de um transformador para alimentar estes 15 metros, mas não sei qual escolher. E já agora, será possível colocar um regulador de potência ? Desde já um obrigado.

Cumprimentos,

Tiago Andrezo.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: transformador para leds

Mensagem por angel_of_diablo »

Não consegui enviar por aqui os links com as soluções, nem por MP. Dá um erro no site.
Vou contactar o administrador.

Deixo aqui só o texto sem os links.
Supondo que pões a fonte de alimentação perto das fitas de LEDS, podes comprar uma fonte de alimentação de:
230VAC/12VDC 30A (3x8A=24A).
Procura no ebay por Power Supply 12V.

Para o dimmer (regulação do fluxo luminoso para as 3 fitas em simultâneo) podes usar:
Procura em acusticafes.com por Interface potência domótica 1-10V (1 por cada fita) + Regulador 1-10V da Efapel por exemplo (1 para as 3 fitas)

OU

Para o dimmer (regulação do fluxo luminoso para cada fita) podes usar:
Procura no ebay por Dimmer
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
tst01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tst01 »

Muito obrigado pela resposta! Vou já ver isso. Mas fiquei agora com uma dúvida. 30A não é demais para uma tomada?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

tst01 Escreveu:Muito obrigado pela resposta! Vou já ver isso. Mas fiquei agora com uma dúvida. 30A não é demais para uma tomada?
Não tem nada a ver.
Os 30A estão do lado dos 12V.
No lado dos 230V tens pouco mais de 1,5A.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

A mensagem que queria deixar é a que aparece na imagem que deixei neste tópico:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 9&start=15
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O ideal seria comprar o transformador e dimer, no mesmo fornecedor da fita de Leds, para não ter surpresas desagradavéis.

tst01 Escreveu:Boas. Espero estar no sitio certo. Recentemente encomendei umas mangueiras led, 3 X 5 metros, com o total de 3600 leds. As características de cada mangueira são:
12v, 8A, 96 Watt, 5 metros, 1200 leds.

Agora preciso de um transformador para alimentar estes 15 metros, mas não sei qual escolher. E já agora, será possível colocar um regulador de potência ? Desde já um obrigado.

Cumprimentos,

Tiago Andrezo.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:Boas
O ideal seria comprar o transformador e dimer, no mesmo fornecedor da fita de Leds, para não ter surpresas desagradavéis.
Pois, eu também pensava assim.
Qualquer coisa temos sempre a garantia do vendedor se for comprado numa loja cá, o que não acontece no Ebay. Mas infelizmente a disparidade de preço acaba por ditar o resto.
No meu caso foi a célula Peltier que em Lisboa custou-me 20euros+portes e no ebay custou-me 5euros com portes gratuitos.
Enfim... estamos sempre a aprender.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas "angel"
Claro que os preços são diferentes, mas tem a vantagem da assistência, e da garantia dos equipamentos, logo não se pode ter tudo :)
Vi no links que deixou, que na verdade os preços são muito mais baratos, e muito tentadores, agora a escolha cabe a cada um.
angel_of_diablo Escreveu:
Qualquer coisa temos sempre a garantia do vendedor se for comprado numa loja cá, o que não acontece no Ebay. Mas infelizmente a disparidade de preço acaba por ditar o resto.
No meu caso foi a célula Peltier que em Lisboa custou-me 20euros+portes e no ebay custou-me 5euros com portes gratuitos.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:Boas "angel"
Claro que os preços são diferentes, mas tem a vantagem da assistência, e da garantia dos equipamentos, logo não se pode ter tudo :)
Vi no links que deixou, que na verdade os preços são muito mais baratos, e muito tentadores, agora a escolha cabe a cada um.
angel_of_diablo Escreveu:
Eu tenho comprado muitas coisas lá, a maioria produtos de iluminação solar e até hoje só não chegou um artigo o qual já me foi devolvido o dinheiro.
Claro garantia dos produtos, quando têm é de 1 a 3 meses.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
tst01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tst01 »

angel_of_diablo Escreveu:Não consegui enviar por aqui os links com as soluções, nem por MP. Dá um erro no site.
Vou contactar o administrador.

Deixo aqui só o texto sem os links.
Supondo que pões a fonte de alimentação perto das fitas de LEDS, podes comprar uma fonte de alimentação de:
230VAC/12VDC 30A (3x8A=24A).
Procura no ebay por Power Supply 12V.

Para o dimmer (regulação do fluxo luminoso para as 3 fitas em simultâneo) podes usar:
Procura em acusticafes.com por Interface potência domótica 1-10V (1 por cada fita) + Regulador 1-10V da Efapel por exemplo (1 para as 3 fitas)

OU

Para o dimmer (regulação do fluxo luminoso para cada fita) podes usar:
Procura no ebay por Dimmer
Já vi os links que sugeriste. Não sei se devo chamar isso de transformador ou de fonte de alimentação, em todo o caso, ele apresenta 6 conectores (3- e 3+). Devo ligar cada fita a cada conector? É que eu tinha pensado ligar as fitas em série. E se tenho que usar um dimmer para cada fita a coisa já se complica. Parece que o projecto é mais complicado do que pensava.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

[quote="tst01"
Já vi os links que sugeriste. Não sei se devo chamar isso de transformador ou de fonte de alimentação, em todo o caso, ele apresenta 6 conectores (3- e 3+). Devo ligar cada fita a cada conector? É que eu tinha pensado ligar as fitas em série. E se tenho que usar um dimmer para cada fita a coisa já se complica. Parece que o projecto é mais complicado do que pensava.[/quote]

Tipicamente tens:
Num transformador entra AC (Corrente Alternada) e sai AC (Corrente Alternada).
Numa fonte de alimentação entra AC (Corrente Alternada) e sai DC (Corrente Contínua).

Não deves ligar as fitas umas às outras. Entre outras razões, o circuito impresso de cada fita pode não estar preparado para suportar a corrente de outras fitas. Se não tivesse dimmer ligavas as 3 fitas à fonte. Como tens dimmer precisas de ligar a um que suporte a corrente das 3 fitas (24A) ou usas uma das soluções que te apresentei.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
tst01
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tst01 »

Então deixa ver se percebi. Devo ligar cada fita diretamente à fonte de alimentação? É que se for assim em vez de ter 15m fico com 3x5 metros. E se não meter o dimmer? Posso ligar as fitas em série?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

tst01 Escreveu:Então deixa ver se percebi. Devo ligar cada fita diretamente à fonte de alimentação? É que se for assim em vez de ter 15m fico com 3x5 metros. E se não meter o dimmer? Posso ligar as fitas em série?
Olá "tst01".
As fitas de LEDS tem comprimentos máximos a ser respeitados, pelos motivos anteriormente mencionados, quer sejam com Dimmer ou não, Leds Brancos ou RGB.

As fitas de LEDS ligam todas na mesma fonte, mas não quer dizer que estejam lado a lado e junto à fonte. Podes polas onde quiseres desde que a distância entre a fonte e cada uma das fitas não seja muito grande.

Já agora. As fitas são de cor única ou são RGB (mudam de cor)?
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Desculpem o offtopic mas qualquer led dá para colocar um dummer?
L.Sousa
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

L.Sousa Escreveu:Desculpem o offtopic mas qualquer led dá para colocar um dummer?
Não. Defina "qualquer led"...
Responder

Voltar para “Curiosos”