Algumas dúvidas sobre elementos obrigatórios numa instalação

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Algumas dúvidas sobre elementos obrigatórios numa instalação

Mensagem por nfh »

Viva,

Mudei recentemente para uma casa nova em folha e encontro por ali muita coisa estranha no projeto de eletricidade (ou pelo menos na concretização do mesmo) que sinto a necessidade de perguntar aos profissionais se os seguintes elementos são de caráter obrigatório numa instalação elétrica:
1) etiquetas dos vários disjuntores dos quadros elétricos que fazem parte da casa (tomadas, luz do quarto X, etc);
2) etiquetagem das tomadas no quadro ATI, para identificar a divisão a que diz respeito cada conector;
3) caixas de derivação na montagem elétrica.

Em relação a este último ponto, não vejo caixas de derivação em lado algum. O mais estranho é que à custa disso encontro derivações tão estranhas (para mim) quanto o seguinte: a garagem tem 2 focos de luz e no primeiro foco tenho 6 fios ligados a uma caixa de união (2 terras, 2 neutros e 2 fases). Conclusão: o segundo foco é alimentado a partir daí, em vez de a partir de uma caixa de derivação normal.
Este tipo de solução é normal? Confesso que nunca vi tal coisa, mas a minha experiência de eletricidade é apenas como "bricoleiro".
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Algumas dúvidas sobre elementos obrigatórios numa instal

Mensagem por projclvm »

Se a instalação foi certificada é porque está tudo em conformidade.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

A etiquetagem, quer no quadro de energia, quer no de telecomunicações é sempre algo que fica bem, mas não sei se é obrigatório. Desconheço o que as regras técnicas dizem a este respeito.
Quanto a caixas de derivação, concerteza que devem haver algumas, senão a instalação seria uma trapalhada.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

A etiquetagem, quer no quadro de energia, quer no de telecomunicações é sempre algo que fica bem, mas não sei se é obrigatório. Desconheço o que as regras técnicas dizem a este respeito.
Quanto a caixas de derivação, concerteza que devem haver algumas, senão a instalação seria uma trapalhada.
Segundo as regras técnicas, os equipamentos de comando e protecção instalados nos quadros eléctricos devem estar identificados.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas! não sei a dimensão a casa mas segundo as normas, a picotagem num circuito de tomadas por exp pode começar numa caixa funda e até oito e acabar sem levar caixas derivação.
No caso da iluminação é idêntico começa numa caixa funda ao nível de interruptor e até oito e tudo bem!
Circuitos na cozinha os elementares de circuito direto máquinas por exp: e tomadas serviços gerais que não seja mais que oito e não é preciso C.D.
Agora se me disser que com caixas de derivação a técnica de instalação e de categoria profissional ai é sim!
É tudo uma questão de euros e clientes! os que querem bem feito e os que querem baratinho! á de tudo!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quanto à identificação dos circuitos, no Q.E tem que estar devidamente identificado.
No ATI tem de ter identificação que coincide com as tomadsa instaladas.
Quanto a caixas de derivação, elas podem existir ou não, e a instalação com caixas de derivação ou sem é regulamentar, desde que as derivações sejam feitas em caixas de fundo duplo (caixas fundas) detesto esta prática mas é regulamentar.
nfh Escreveu:Viva,

Mudei recentemente para uma casa nova em folha e encontro por ali muita coisa estranha no projeto de eletricidade (ou pelo menos na concretização do mesmo) que sinto a necessidade de perguntar aos profissionais se os seguintes elementos são de caráter obrigatório numa instalação elétrica:
1) etiquetas dos vários disjuntores dos quadros elétricos que fazem parte da casa (tomadas, luz do quarto X, etc);
2) etiquetagem das tomadas no quadro ATI, para identificar a divisão a que diz respeito cada conector;
3) caixas de derivação na montagem elétrica.

Em relação a este último ponto, não vejo caixas de derivação em lado algum. O mais estranho é que à custa disso encontro derivações tão estranhas (para mim) quanto o seguinte: a garagem tem 2 focos de luz e no primeiro foco tenho 6 fios ligados a uma caixa de união (2 terras, 2 neutros e 2 fases). Conclusão: o segundo foco é alimentado a partir daí, em vez de a partir de uma caixa de derivação normal.
Este tipo de solução é normal? Confesso que nunca vi tal coisa, mas a minha experiência de eletricidade é apenas como "bricoleiro".
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes

Mensagem por nfh »

Bem, de facto o caso que descrevi tem apenas duas derivações após o interruptor (são dois pontos de luz diferentes no tecto). O que estranho é o facto de a derivação de um ponto para o outro seja feito no primeiro ponto de luz através de uma caixa de junção deste tipo: http://www.electrominor.com/upload/slid ... .34221.JPG

Ou seja, tenho estas caixas de junção ao pendericalho depois de 20 ou 30cm de cabo fora do tecto e não em caixa funda como o ENERGY referiu. Depreendo então que esta instalação não esteja em conformidade com o que a lei estipula, é assim?

É como o DEUS AMIGO diz, um trabalho profissional teria caixas de derivação, porque esta instalação está uma bela salganhada. Neste caso o contrutor quis optar pelo baratinho e é só depois de estar em casa (para os que vão mais incautos, como eu fui) é que o cliente se apercebe disso.
A casa está no norte (Braga) e a julgar por outras mensagens que já por aqui li, parece-me que é prática comum os eletricistas destas bandas não usarem caixas de derivação para nada.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

nfh Escreveu:Bem, de facto o caso que descrevi tem apenas duas derivações após o interruptor (são dois pontos de luz diferentes no tecto). O que estranho é o facto de a derivação de um ponto para o outro seja feito no primeiro ponto de luz através de uma caixa de junção deste tipo: http://www.electrominor.com/upload/slid ... .34221.JPG

Ou seja, tenho estas caixas de junção ao pendericalho depois de 20 ou 30cm de cabo fora do tecto e não em caixa funda como o ENERGY referiu. Depreendo então que esta instalação não esteja em conformidade com o que a lei estipula, é assim?

É como o DEUS AMIGO diz, um trabalho profissional teria caixas de derivação, porque esta instalação está uma bela salganhada. Neste caso o contrutor quis optar pelo baratinho e é só depois de estar em casa (para os que vão mais incautos, como eu fui) é que o cliente se apercebe disso.
A casa está no norte (Braga) e a julgar por outras mensagens que já por aqui li, parece-me que é prática comum os eletricistas destas bandas não usarem caixas de derivação para nada.
Isso do trabalho profissional é relativo. Com caixa de derivação normal ou derivação em caixa funda, em ambos os casos, pode existir salgalhada da grossa...

Acho que se existisse projecto é que por mim é que era profissional... É que assim em projecto, os traçados das condutas estaria no papel, para alguém se apoiar numa manutenção... que é aí que reside o problema. Em ambos os casos ninguém sabe para onde deriva e ninguém sabe por onde passa o tubo...
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Com ou sem projeto á partida tens de respeitar os circuitos de saída do quadro! quanto ao alinhamento em projeto dos circuitos gostaria de ver quem segue os mesmos! Por exp: um circuito que sai dum quadro para uma máquina por exp: tem obstáculo por exp: parede de betão ou vigas de ferro sabe-se que os Sr eng não gostam de furar os mesmos conforme está lineado no projeto e seguir o mês
mo! depois temos de dar voltas a esse circuito mas chega lá na mesma onde era previsto, por vezes muitos metros de instalação a mais que logo á partida não corresponde com o que fica no lineamento do projeto mas como não se vê tudo passa!
Olho para um projeto vejo um traçado da instalação e vou á procura do tubo por qualquer motivo» acham que consigo encontrar o mesmo conforme o traçado? ó encontravas!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

DEUS AMIGO Escreveu:Com ou sem projeto á partida tens de respeitar os circuitos de saída do quadro! quanto ao alinhamento em projeto dos circuitos gostaria de ver quem segue os mesmos! Por exp: um circuito que sai dum quadro para uma máquina por exp: tem obstáculo por exp: parede de betão ou vigas de ferro sabe-se que os Sr eng não gostam de furar os mesmos conforme está lineado no projeto e seguir o mês
mo! depois temos de dar voltas a esse circuito mas chega lá na mesma onde era previsto, por vezes muitos metros de instalação a mais que logo á partida não corresponde com o que fica no lineamento do projeto mas como não se vê tudo passa!
Olho para um projeto vejo um traçado da instalação e vou á procura do tubo por qualquer motivo» acham que consigo encontrar o mesmo conforme o traçado? ó encontravas!
Não está no traçado, porque não houve actualização. Ninguém paga esse trabalho, logo não é feito...
Experimente fazer isso numa grande obra e verá que todos os projectos serão mais tarde actualizados. Um coisa é projectar em gabinete (projectos em série e por atacado) e outra é ira para o campo e fazer os ajustes necessários. Ora há muitos eng. que não se rebaixam a isso, porque significa que o "trabalho" foi mal feito..., descobre muitas carecas...

Um rede de gás sem indicação do seu traçado numa rua, é bomba bomba na certa mais cedo ou mais tarde.
Um projecto bem elaborado indica até que altura estão os equipamentos, entre outras informações que passam ao lado de muitos electrotécnicos (quadros médios ou superiores)...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para estar regulamentar, e passar na inspeção, teria que lá ter no teto uma luminária instalada com ligadores de repicagem, ou uma caixa de derivação fixa no teto, com a derivação feita no seu interior com ligadores, placas de bornes, etc, e nunca uma derivação feita com dados de junção.
O Inspetor no exercicio da sua função, e numa inspeção dificilmente consegue visualizar toda a instalação, por isso é normal que estas pequenas anomalias, e outras, passem despercebidas na inspeção, mas apesar de na inspeção não terem sido detetadas anomalias, o Técnico, é sempre responsavél pelas anomalias que se venham a verificar de seguida na instalação.
nfh Escreveu:Bem, de facto o caso que descrevi tem apenas duas derivações após o interruptor (são dois pontos de luz diferentes no tecto). O que estranho é o facto de a derivação de um ponto para o outro seja feito no primeiro ponto de luz através de uma caixa de junção deste tipo: http://www.electrominor.com/upload/slid ... .34221.JPG

Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”