Boas, caros colegas,
Gostava de mais opiniões sobre o seguinte tema:
Quando a projectar e dimensionar, devemo-nos guitar pelas RTIEBT ou pelo catálogo do fabricante?
Vejamos um Exemplo, quero dimensionar um cabo enterrado, a 20º, LSVAV, de 3x185+95
Se for às regras técnicas, quadro 52-C30, Obtenho que para esse cabo, 3 condutores carregados em PVC, tenho 285A
Se for a este site de fabricante: http://www.cabelte.pt/LinkClick.aspx?li ... Tensao.pdf&.. mesmo que nao apareça exactamente LSVAV com essas dimensões (Só aparece LVAV na pagina 29) já me dá 308.
São 23A de diferença... qual me devo guiar?
Obrigado,
Pedro
Cabos e intensidades: Fabricante vs. RTIEBT
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: Cabos e intensidades: Fabricante vs. RTIEBT
Para Projetos Tipo C e Redes Particulares utilizar sempre as RTIEBT. Para a Rede de Distribuição e Projetos de Serviço Público utilizar o catálogo do Fabricante.
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
Muito Obrigado,
No caso da instalação ser alimentada em Média Tensão, sendo o PT do proprietário, não estando no tipo C, é o que diz ser "rede particular", certo? Ou seja, Tipo C ou Tipo B, usar RTIEBT?
Pedro
No caso da instalação ser alimentada em Média Tensão, sendo o PT do proprietário, não estando no tipo C, é o que diz ser "rede particular", certo? Ou seja, Tipo C ou Tipo B, usar RTIEBT?
Pedro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Está bem claro no post anterior:
Para Projetos Tipo C e Redes Particulares utilizar sempre as RTIEBT. Para a Rede de Distribuição e Projetos de Serviço Público utilizar o catálogo do Fabricante.
Pedro Oliveira Escreveu:Muito Obrigado,
Pedro
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
No meu entender, as RTIEBT deve prevalecer em relação ao fabricante, aliás para efeito de segurança(pelos valores de corrente indicados) até é mais favorável aplicar o valor das tabelas das RTIEBT, (apesar de não ser economicamente mais favorável).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
11.4 As presentes Regras Técnicas não se aplicam igualmente às instalações de produção, de
transporte e de distribuição de energia eléctrica.
transporte e de distribuição de energia eléctrica.
projclvm Escreveu:No meu entender, as RTIEBT deve prevalecer em relação ao fabricante, aliás para efeito de segurança(pelos valores de corrente indicados) até é mais favorável aplicar o valor das tabelas das RTIEBT, (apesar de não ser economicamente mais favorável).
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
O que pretendia referir era: Não a obrigatoriedade da legislação (RTIEBT), mas sim a segurança da instalação (apesar da contrariedade económica).