Boas pessoal
Alguem sabe informar, se as empresas que fazem manutenção de elevadores, no seu centro de assistência, têm conhecimento se a linha telefónica instalada nos elevadores dos quais são responsavéis pela manutenção, está a funcionar nas devidas condições?
Manutenção Elevadores
Re: Manutenção Elevadores
Podem sempre fazer um teste de linha, X em X horas (não necessita de ser 24 em 24, mas 48 em 48 um teste seria seguro e viável) e penso que deveria ser obrigatório (no meu entender) mas não tenho a certeza.
A manutenção é anual.
Agora em resposta à tua pergunta, pode não haver boa comunicação ou até ser outsourcing, o call-center. Recebem uma formação em relação ao produto e respondem-te sobre ele, mas pode não ser directamente a empresa.
Deveriam saber. Mas podem não saber. Pelo menos como fizeste a pergunta. Tiveste alguma chatice?
A linha é fornecida pela PT (MEO), analógica. Há responsabilidade da PT em reparar avarias, quando são reportadas pelo cliente.
A manutenção é anual.
Agora em resposta à tua pergunta, pode não haver boa comunicação ou até ser outsourcing, o call-center. Recebem uma formação em relação ao produto e respondem-te sobre ele, mas pode não ser directamente a empresa.
Deveriam saber. Mas podem não saber. Pelo menos como fizeste a pergunta. Tiveste alguma chatice?
A linha é fornecida pela PT (MEO), analógica. Há responsabilidade da PT em reparar avarias, quando são reportadas pelo cliente.
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Re: Manutenção Elevadores
Boas
O problema é que uma pessoa amiga, ficou retida dentro do elevador cerca de 4 horas no prédio aonde habita, devido a não ter telemóvél consigo, e não existir ninguém no prédio, portanto fartou-se de carregar no alarme do elevador que funciona, mas como não estava ninguém no prédio, ninguém socorreu.
A tecla de telefone dxentro da cabine do elevador não funcionou, apesar desta tentar várias vezes durante as 4 horas que esteve presa dentro do elevador , e nada, pois não tinha linha telefónica ligada, o prédio tem 2 elevadores e a pessoa que entretanto entrou no predio, e verificou que um vizinho estava retido dentro do elevador, chamou o outro elevador e tentou pedir assistência premindo a tecla do outro elevador, e verificou que tambem não funcionava.
Como não havia comunicações nos 2 elevadores teve de usar o seu telemovél para chamar a assistência técnica dos elevadores, para virem ao local.
Acredito que tudo isto se verifique, devido à constante mexida, nas cablagen de telecomunicações do prédio, em que todos os meses os inqulinos/condominos, mudam de operadores, os operadores procedem a cortes de fornecimento de serviços, e à ligação de serviços, e portanto alguém inadevertidamente deve ter desligado as duas linhas de telecomunicações no repartidor do edificio.
Agora deveria existir algo que preveni-se tal situação, ou chama-se à atenção da empresa de manutenção, ou dos utentes dos elevadores de que a linha telefónica se desligou.
Pois em caso de pessoa com determinados problemas de saude, poderia necessitar de ajuda, e por irresponsabilidade de alguém, esta vir a morrer dentro do elevador por falta de assistência devido a não haver comunicação telefónica com o exterior (empresa de manutenção).
A administração diz pagar a fatura referente as linhas telefónicas, e declina a responsabilidade para a empresa de manutenção, que vem ao predio todos os meses, prestar manutenção.
O melhor seria usarem comunicação via GSM, e já não se colocava a questão da irredsponsabilidade dos vários operadores em desligarem linhas de uns ao instalarem serviçoa a outros, parece-me uma situação comum em vários prédios com bastante inquilinos.
O problema é que uma pessoa amiga, ficou retida dentro do elevador cerca de 4 horas no prédio aonde habita, devido a não ter telemóvél consigo, e não existir ninguém no prédio, portanto fartou-se de carregar no alarme do elevador que funciona, mas como não estava ninguém no prédio, ninguém socorreu.
A tecla de telefone dxentro da cabine do elevador não funcionou, apesar desta tentar várias vezes durante as 4 horas que esteve presa dentro do elevador , e nada, pois não tinha linha telefónica ligada, o prédio tem 2 elevadores e a pessoa que entretanto entrou no predio, e verificou que um vizinho estava retido dentro do elevador, chamou o outro elevador e tentou pedir assistência premindo a tecla do outro elevador, e verificou que tambem não funcionava.
Como não havia comunicações nos 2 elevadores teve de usar o seu telemovél para chamar a assistência técnica dos elevadores, para virem ao local.
Acredito que tudo isto se verifique, devido à constante mexida, nas cablagen de telecomunicações do prédio, em que todos os meses os inqulinos/condominos, mudam de operadores, os operadores procedem a cortes de fornecimento de serviços, e à ligação de serviços, e portanto alguém inadevertidamente deve ter desligado as duas linhas de telecomunicações no repartidor do edificio.
Agora deveria existir algo que preveni-se tal situação, ou chama-se à atenção da empresa de manutenção, ou dos utentes dos elevadores de que a linha telefónica se desligou.
Pois em caso de pessoa com determinados problemas de saude, poderia necessitar de ajuda, e por irresponsabilidade de alguém, esta vir a morrer dentro do elevador por falta de assistência devido a não haver comunicação telefónica com o exterior (empresa de manutenção).
A administração diz pagar a fatura referente as linhas telefónicas, e declina a responsabilidade para a empresa de manutenção, que vem ao predio todos os meses, prestar manutenção.
O melhor seria usarem comunicação via GSM, e já não se colocava a questão da irredsponsabilidade dos vários operadores em desligarem linhas de uns ao instalarem serviçoa a outros, parece-me uma situação comum em vários prédios com bastante inquilinos.
pr0z Escreveu:Podem sempre fazer um teste de linha, X em X horas (não necessita de ser 24 em 24, mas 48 em 48 um teste seria seguro e viável) e penso que deveria ser obrigatório (no meu entender) mas não tenho a certeza.
A manutenção é anual.
Agora em resposta à tua pergunta, pode não haver boa comunicação ou até ser outsourcing, o call-center. Recebem uma formação em relação ao produto e respondem-te sobre ele, mas pode não ser directamente a empresa.
Deveriam saber. Mas podem não saber. Pelo menos como fizeste a pergunta. Tiveste alguma chatice?
A linha é fornecida pela PT (MEO), analógica. Há responsabilidade da PT em reparar avarias, quando são reportadas pelo cliente.
Cpts.
Energy
Energy
Re: Manutenção Elevadores
GSM acaba por ficar caro. É tudo sempre uma questão de custos.
Por vezes, inadvertidamente, a PT (através de outsourcing), faz mexidas em linhas telefónicas e como muitas vezes não há uma identificação no RGE, e HAVER TANTA GENTE com chaves de acesso aos RGE, há pares que são desligados, só porque sim, e só quando o cliente se queixa é que alguém liga a linha novamente. Tem que haver uma queixa, infelizmente.
Quem foi a ultima pessoa a mexer em linha telefónicas? Quando há comunicações cruciais, podem ser imputadas responsabilidades criminais.
Como já disse, deveria ser obrigatório um teste de linha de X em X horas. No entanto, teriam que alterar provavelmente o telefone simples para um comunicador que aceitasse voz/dados (custos mais elevados). Mas mesmo que fosse em novas instalações, já iria a algum lado.
A questão agora seria mover um processo contra a empresa de elevadores e/ou condominio. Teria que se apurar responsabilidades. No entanto, e como todos sabemos, vão todos fugir com o rabo à seringa, como se costuma dizer. Ou seja, não se irá descobrir o verdadeiro culpado. E essa pessoa amiga, felizmente que foi apenas um susto. Ir para tribunal com um caso destes provavelmente não iria dar em nada.
Infelizmente, só a TV costuma dar visibilidade e resolver estes casos.
Por vezes, inadvertidamente, a PT (através de outsourcing), faz mexidas em linhas telefónicas e como muitas vezes não há uma identificação no RGE, e HAVER TANTA GENTE com chaves de acesso aos RGE, há pares que são desligados, só porque sim, e só quando o cliente se queixa é que alguém liga a linha novamente. Tem que haver uma queixa, infelizmente.
Quem foi a ultima pessoa a mexer em linha telefónicas? Quando há comunicações cruciais, podem ser imputadas responsabilidades criminais.
Como já disse, deveria ser obrigatório um teste de linha de X em X horas. No entanto, teriam que alterar provavelmente o telefone simples para um comunicador que aceitasse voz/dados (custos mais elevados). Mas mesmo que fosse em novas instalações, já iria a algum lado.
A questão agora seria mover um processo contra a empresa de elevadores e/ou condominio. Teria que se apurar responsabilidades. No entanto, e como todos sabemos, vão todos fugir com o rabo à seringa, como se costuma dizer. Ou seja, não se irá descobrir o verdadeiro culpado. E essa pessoa amiga, felizmente que foi apenas um susto. Ir para tribunal com um caso destes provavelmente não iria dar em nada.
Infelizmente, só a TV costuma dar visibilidade e resolver estes casos.
Re: Manutenção Elevadores
há uma solução simples, até.
Um alarme de falta de linha telefónica.
Mas isso implica mudar de "telefone simples" para um comunicador mais complexo (teste de linha e falta de linha telefónica, ou FTC)
Talvez surja legislação nesse sentido, mas terá que haver pressão nossa, POVO.
Um alarme de falta de linha telefónica.
Mas isso implica mudar de "telefone simples" para um comunicador mais complexo (teste de linha e falta de linha telefónica, ou FTC)
Talvez surja legislação nesse sentido, mas terá que haver pressão nossa, POVO.