VARIADOR VELOCIDADE

Responder
HERCULANO
Curioso
Curioso
Registado: 13 abr 2008, 18:53
Contacto:

VARIADOR VELOCIDADE

Mensagem por HERCULANO »

TENHO 1 MOTOR DE 2800 RPM COM REDUTORA APLICADA QUE REDUZ A VELOCIDADE PARA 30RPM MASQUERO POR UM VARIADOR DE VELOCIDADE PARA REDUZIR A VELOCIDADE DO MOTOR PARA 1400RPM OU MENOS PARA REDUZIR A VELOCIDADE DA REDUTORA SERA POSSIVEL? O MOTOR NAO VAI AQUECER?
Inácio
Curioso
Curioso
Registado: 26 mar 2008, 00:47

Re: VARIADOR VELOCIDADE

Mensagem por Inácio »

Olá Herculano.
Claro que é possível. O motor é trifásico, certo? O variador de frequência pode ser de 230 ou 400V e a tem de estar dimensionado para a potencia do motor em questão. O motor se estiver a trabalhar numa frequencia muito baixa pode aquecer pois não é suficientemente ventilado mas como está aplicado numa redutora certamente não vai trabalhar assim tão devagar (depende da aplicação).
E uma questão de ensaiar e ver :wink:
Abraço
HERCULANO
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por HERCULANO »

mas eu quero reduzir para metade de 2800 para 1400 e a redutora tem 30 rpm e vai reduzir para 15 rpm
Inácio
Curioso
Curioso
Registado: 26 mar 2008, 00:47

Mensagem por Inácio »

Dá à vontade e o motor não vai aquecer, de certeza. Quando falei em frequencias muito baixas estava-me a referir a 2,3,5 Hz por exemplo. Não é o teu caso.
Abraço.
HERCULANO
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por HERCULANO »

obrigado

tektronica@hotmail
com
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Atenção que se o motor não for próprio, não deve baixar a frequencia abaixo de 30 Hz, da mesma maneira que não deve de ultrapassar os 80 Hz ou 4.800 Rpm como é o caso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”