Sistemas de Intrusão e CCTV, Dúvidas

Acesso total utilizadores
Responder
Quintas2

Sistemas de Intrusão e CCTV, Dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

Boas tarde a todos.

Para já um pedido de desculpas pois registei-me há dias para esclarecer duas dúvidas e não reparei que havia esta possibilidade, que é pouco habitual em fóruns, mas muito útil. Parabéns pela iniciativa e obrigado.

Como não tenho conhecimentos nesta área que me permitam ajudar outros, este é o meu lugar. No final, irei cancelar o meu registo, mas repito agora as dúvidas que já coloquei e estão nos links

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=17691

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=47&t=17692

Acrescento agora uma longa lista de dúvidas. Se puderem ajudar nalguma parte, agradeço muito.

Cumprimentos a todos, Quintas

Tenho uma central Ademco-Microtech Galaxy 16plus de 8 zonas e um expansor RIO para outras 8 zonas. Tenho um total de 12 zonas ocupadas com detetores de dupla tecnologia.

1)  Nas 4 zonas disponíveis queria instalar detetores de exterior, mas têm que ter imunidade a animais. Como tenho 2 cães grandes, tenho que pensar bem o assunto, para não estar a ter falsos alarmes. Aconselham algum que seja fiável e imune a animais grandes?

2) Uma outra possibilidade é a instalação de detetores de quebra de vidros. Como tenho 12 zonas, será que posso usar o mesmo cabo que chega a cada detetor de movimento para colocar ao lado, em série, um detetor de quebra de vidros? Os fios que fazem a alimentação elétrica do detetor de movimento "aguentam" alimentar mais o detetor de quebra de vidros (os fios que tenho instalados são tipo 2x0,50+4x0,22 e o detetor mais longínquo da central está a um máximo de 30m)?

3) Se a hipótese de 2) não fôr possível e eu conseguir enfiar um segundo cabo em cada tubo para cada detetor, posso ligar na central 2 cabos em cada zona, um para cada tipo de detetor? Ou terá que ser 1 cabo que dê para os 2 detetores ao mesmo tempo? Sei que poderei perder informação de qual dos detetores faz acionar o alarme, mas vi na net detetores de quebra de vidro com luz de memória que fica acesa depois dele acionar o alarme, logo dá para saber se foi ele.

4) Na net li informações sobre os detetores de quebra de vidro darem para alguns tipos de vidro e não para outros. Funcionam com vidros duplos?

5) Embora não goste muito de sistemas sem fio, caso as hipóteses de cima não sejam viáveis, poderei ligar uma expansão sem fios a esta central, por exemplo numa zona livre, e assim acrescentar novos detetores sem fios?

6) A Galaxy tem uma função que é como que um botão de pânico: carregando numa tecla do teclado, o alarme deveria disparar de imediato, mas não funciona, apesar de na programação estar habilitada essa função. Terá a ver com a ligação de algum fio adicional ao painel? Ou terei que ter uma zona de pânico obrigatoriamente instalada para que essa função depois funcione também?
pr0z
Curioso
Curioso
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: Sistemas de Intrusão e CCTV, Dúvidas

Mensagem por pr0z »

>>Tenho uma central Ademco-Microtech Galaxy 16plus de 8 zonas e um expansor RIO para outras 8 zonas. Tenho um total de 12 zonas ocupadas com detetores de dupla tecnologia.

Central velhinha. Mas muito fiável ;)

1) Nas 4 zonas disponíveis queria instalar detetores de exterior, mas têm que ter imunidade a animais. Como tenho 2 cães grandes, tenho que pensar bem o assunto, para não estar a ter falsos alarmes. Aconselham algum que seja fiável e imune a animais grandes?

Não. São muito complicados. Dizer que são fiáveis é conversa de vendedor. Só aconselhável em locais que exijam alta segurança. Os teus cães se são grandes, invalida logo.

2) Uma outra possibilidade é a instalação de detetores de quebra de vidros. Como tenho 12 zonas, será que posso usar o mesmo cabo que chega a cada detetor de movimento para colocar ao lado, em série, um detetor de quebra de vidros? Os fios que fazem a alimentação elétrica do detetor de movimento "aguentam" alimentar mais o detetor de quebra de vidros (os fios que tenho instalados são tipo 2x0,50+4x0,22 e o detetor mais longínquo da central está a um máximo de 30m)?

Tens as resistências de 1k na central ou nos sensores? se estiver na central, fazes em série, senão tens de reconfigurar as resistências nos sensores para fazer uma série correcta. essa cablagem é perfeitamente normal, ser a 30mts não tem muitas perdas e aumenta só talvez em 20ohm a resistência da cablagem). tens fonte de alimentação auxiliar?
se estiveres a usar a fonte de alimentação da tua galaxy apenas, é mais que provavelmente suficiente, mas sem psu auxiliar tens um tempo mais reduzido de autonomia em caso de falha de energia.

há um "truque" que podes usar para "aumentar cablagem".
o "comum" da zona é o negativo. ou seja, onde ligas na central, 1 V 2 (V é figurativo, mas é o comum de zona), as zonas 1 e 2, tens 2 fios no "V". Passas a ter nenhum.
ou seja, com 4 fios (+/-, sempre, podes ter 2 zonas, em vez de uma apenas, como tens agora)
no entanto aumenta a resistência do circuito. se tal acontecer (verificar se é inferior a 1079ohm, carregando no # quando estiveres a visualizar circuitos, opção 3=ver circuitos ou 21=ver circuitos), usar uma resistência de 920ohm em vez das resistências de 1k, para compensar o ganho de resistência.
não é necessário passar nova cablagem, com esta opção. redução residual na segurança.

3) Se a hipótese de 2) não fôr possível e eu conseguir enfiar um segundo cabo em cada tubo para cada detetor, posso ligar na central 2 cabos em cada zona, um para cada tipo de detetor? Ou terá que ser 1 cabo que dê para os 2 detetores ao mesmo tempo? Sei que poderei perder informação de qual dos detetores faz acionar o alarme, mas vi na net detetores de quebra de vidro com luz de memória que fica acesa depois dele acionar o alarme, logo dá para saber se foi ele.

para ter 12 detectores de quebra vidros? não aconselho. e para apagar a luz desses sensores, precisas de inverter a polaridade alguns segundos para os reiniciar. tipo sismicos (apesar de os sismicos hoje em dia já não funcionarem assim, felizmente).
é o mesmo principio de sensores sadi para ligar a intrusão. quando causam alarme, devemos reiniciar os mesmos. a galaxy 16 não permite links (54=links), infelizmente. mas talvez dê para colocar como opção 08 (52=programar zonas,01=função) cc comute.

4) Na net li informações sobre os detetores de quebra de vidro darem para alguns tipos de vidro e não para outros. Funcionam com vidros duplos?

tem a ver com a frequência que detectam de vidro a partir. se bateres palmas também funcionam. alguns deles são configuráveis, através de jumper.

5) Embora não goste muito de sistemas sem fio, caso as hipóteses de cima não sejam viáveis, poderei ligar uma expansão sem fios a esta central, por exemplo numa zona livre, e assim acrescentar novos detetores sem fios?

de uma forma normal não. só através de invenções wireless. ou seja interfaces provavelmente pouco seguros que a serem detectados e facilmente manipulados podem colocar uma zona/sistema em risco. zonas sem fios em galaxy só a partir da galaxy 48. talvez dê a flex. galaxy 60 (descontinuada) com eeproms

6) A Galaxy tem uma função que é como que um botão de pânico: carregando numa tecla do teclado, o alarme deveria disparar de imediato, mas não funciona, apesar de na programação estar habilitada essa função. Terá a ver com a ligação de algum fio adicional ao painel? Ou terei que ter uma zona de pânico obrigatoriamente instalada para que essa função depois funcione também?

sinceramente não estou a ver a tecla de que estás a falar
pr0z
Curioso
Curioso
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: Sistemas de Intrusão e CCTV, Dúvidas

Mensagem por pr0z »

se o teu teclado for Mk2 (horizontal) não faço ideia, se for mais recente (mk7) não estou a ver nenhuma tecla que faça isso.
Responder

Voltar para “Curiosos”