Conversor 220VAC monofase para 400VAC trifásico.

Responder
l.parreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2014, 13:56

Conversor 220VAC monofase para 400VAC trifásico.

Mensagem por l.parreira »

Bom dia

Tenho em mente a compra de uma Tupia de corte de madeira de potência 2,5 HP (cerca de 2,2 KW? corrijam se estiver errado) trifásica. No entanto possuo somente uma baixada monofásica (de 15 amperes penso eu).

O objetivo é pois, colocar a funcionar a dita com energia monofásica que possuo atualmente.

Já vi dois métodos pela net, um deles o que me parece mais simples, é colocar o motor em Triângulo, ligando fase 220v a um dos terminais, o neutro a outro, e a mesma fase de 220v mas com um condensador em série ao terceiro terminal. Neste vídeo por exemplo pode-se ver a montagem:

No entanto penso que esta seja uma montagem que não é propriamente amiga do motor, visto que poderá aquecer demasiado e ainda não ser própria para um uso intensivo e com isso danificar a máquina (?).

O outro método seria executar realmente um conversor. Já li algures que se pode fazer isso razoavelmente fácil com transformadores de isolamento de 220v para 220v.
http://www.servelec.pt/loja/produtos.ht ... ory_id=525

O problema seria depois na saída adicionar condensadores (ou bobines?) de maneira a desfasar os tais 120º de uma fase para a seguinte, coisa que penso até já ter dado na escola em tempos mas já se me esvaneceu. Ah, e há que ter em conta também a capacidade dos condensadores para a potência do motor, certo?

É até muito provável que já alguém tenha feito ou tenha conhecimento de um projeto assim. Ou até pode já estar explicado noutro tópico por aqui no fórum. Eu não encontrei no motor de pesquisa.
Caso haja já um projecto assim destes explicado por aí no fórum, agradeço que me indiquem que assim poderei remover isto. Caso contrário, agradecia então ajuda por parte de quem saiba :)
l.parreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2014, 13:56

Re: Conversor 220VAC monofase para 400VAC trifásico.

Mensagem por l.parreira »

Outra coisa que me esqueci de referir:

Será que realmente compensa fazer um conversor destes "homemade" ou comprar já feito numa loja de especialidade (penso que já tenha visto a 200-300eur um conversor destes.

Tenho é dúvidas de como estes conversores comerciais são feitos e que método utilizam. Pois se for o método dos condensadores (o mais básico), são 300eur mal gastos visto que se pode facilmente replicar esse método em casa usando precisamente alguns condensadores.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Conversor 220VAC monofase para 400VAC trifásico.

Mensagem por nelmindo »

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”