Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por ezer »

Pedro Oliveira Escreveu:O disjuntor é para proteger cabos, certo. Mas então se ele não estiver bem dimensionado, não vai proteger o motor? Eu acho que sim. Se o disjuntor térmico estiver bem dimensionado vai disparar antes que, seja por que razão for (rolamentos gripados, ou enrolamento com deficiencias), o motor queime, pois irá disparar pelo facto de a corrente ser superior ao estipulado.

Sinceramente acho que o disjuntor (e sim, se está aplicado a um motor terá que ser um disjuntor-motor) protege tanto quanto este relé-térmico. Na minha opinião, mais até, porque depende só dele próprio para cortar o circuito e não de um outro circuito de comando.

Corrijam-me se estiver enganado.

O disjuntor normal pouco mais é que um fusível, pode ser rearmado em vez de substituído quando existe uma anomalia no circuito. Existem os disjuntores motor, mas quanto a mim, as sua aplicação é limitada a determinadas situações. Diga-me como faz o arranque estrela/ triângulo com disjuntores, ou como faz num quadro que tenha, por exemplo, um grupo motores a arrancar por uma determinada sequência, ou ainda em motores que trabalham com termostatos, pressostatos , sondas de nível e outros, no seu circuito de comando, que possa enviar para a central de comando informação situação do motor(em operação/ parado, parado por sobrecarga, etc).
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Mensagem por Pedro Oliveira »

A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
Aqui tens e uma nota: Disjuntor motor não protege o motor totalmente no arranque (na parte quando está em estrela).
Como foi dito, o melhor é o relé térmico. Ele apresenta uma imagem térmica (um comportamento aproximado), do que está a acontecer dentro do motor. Melhor do que isto, é colocar uma sonda no motor, para medir a temperatura dele, como já foi dito pelo Mário.
Anexos
estrela triângulo.pdf
(49.61 KiB) Transferido 234 vezes
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.

Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo... Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?

Já agora, no caso de protecção do circuito geral com fusível, qual o calibre que escolheriam para este caso?

Obrigado,
Pedro Oliveira
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Pedro Oliveira Escreveu:Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.
Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo...
O fusível ou disjuntor electromagnético, só vai proteger se for por curto-circuito

Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?
Pode, mas aí o motor não queimou por falta de fase, mas sim por curto-circuito.

Já agora, no caso de protecção do circuito geral com fusível, qual o calibre que escolheriam para este caso?
160AM

Obrigado,
Pedro Oliveira
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Oliveira Escreveu:A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
A instalares um "disjuntor motor (regulável até se possível)" Tinha que ser regulável, porque senão não fazia nada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro Oliveira"

Neste momento sem acesso ao motor queimado, e sem fotos do estado dele, só podemos dar hipóteses do que pode ter acontecido.
As máquinas com que trabalho são dos 22kW para cima, tenho alguns pequenos de 3 a 5.5kW, mas de 45kW, até 550Kw é a maioria. As máquinas mais antigas é com relé térmico, as mais recentes com sondas de temperatura e também depende do fabricante.

Instalei em Agosto um de 160kW IE3 com sondas e térmico.

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:
Pedro Oliveira Escreveu:Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.
Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo...
O fusível ou disjuntor electromagnético, só vai proteger se for por curto-circuito

160AM

Obrigado,
Pedro Oliveira
A Azul

Cump.
Mário
Mário, o fusível instalado neste momento é gG, portanto protege curto-circuitos e sobrecargas.

Se colocar o fusível aM, fico sem essa protecção, não é arriscado?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Não, fica melhor protegido. Ao usar gG está a optar por um fusível comum, que apesar de ser contra sobrecargas e curto-circuito não é projectado para motores. Se olharmos para a instalação que tem, está lá uns de 200A, mas tem um consumo em torno de 160A. O fusível aM está projectado para proteger motores com uma corrente nominal de 160A, pois "ignora" as correntes de arranque do motor.

Pedro Oliveira Escreveu:
Mário Escreveu:

160AM

Obrigado,
Pedro Oliveira
A Azul

Cump.
Mário
Mário, o fusível instalado neste momento é gG, portanto protege curto-circuitos e sobrecargas.

Se colocar o fusível aM, fico sem essa protecção, não é arriscado?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Se o que tens é "gG, portanto protege curto-circuitos e sobrecargas."
Sim

"Se colocar o fusível aM, fico sem essa protecção, não é arriscado?"
Para mim não.

Quanto tempo demora o fusível de 160gG a fundir com 190Amp.? e se carga for de 125Amp. como é o teu caso, e quanto tempo com a falta de fase, ou melhor com um mau aperto de uma fase?

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Então mas o de 160A aM só vai responder a partir dos 600A http://www.socomec.com/files/live/sites ... DIN-gb.pdf

Enquanto o de 200gG só queimava com o arranque (3x In para estrela triângulo) se fosse mais de 100s, segundo a mesma tabela. O arranque deste motor é menos do que 100s.

Estou a cometer algum erro?

Acho que entre um e outro... é quase a mesma coisa em termos de curto circuito. O gG demora 15s para cortar os 600A e o aM 5s.

Obrigado,
Pedro
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

A meu ver continua a ser coisas distintas. Primeiro, vejamos isto num ponto de vista minimalista, se a industria produz fusíveis específicos para motores, é que os devemos usar em detrimento de todos os outros. Optamos assim por um específico em detrimento de um generalista.

Segundo, o de 200gG não queima com a corrente de arranque, pois é extramente rápido a chegada do motor à corrente nominal. Induz stress no fusível, mas não o queima, eventualmente com o tempo. O de aM não se deteriora com as correntes de arranque, daí com o passar dos anos ainda está lá em plena capacidade.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

se calhar não seria pior começar por ler isto:

http://paginas.fe.up.pt/~jrf/aulas0506/ ... otores.pdf

para de seguida passar à escolha do fusível.

Claro que é mais fácil perguntar a alguém que tenha tido o trabalho de queimar as "pestanas".

Ohmico
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Aceito tudo, ohmico, menos essa insinuação que acabou de fazer.

Fiz um mestrado, que não me faz melhor que ninguém, mas fi-lo. Estudei no ensino superior 8 anos, portanto se alguém queimou aqui pestana fui eu.

Infelizmente, nunca me ensinaram a proteger motores. Ensinaram-me a proteger instalações eléctricas residenciais. Daí falar do que sei (só tenho o conhecimento das curvas do tipo g e do tipo a) e tentar vir aqui informar-me com quem sabe.

Secalhar, por ter os conhecimentos que tenho, é que estou a duvidar tanto da selecção entre gG e aM. Basta verificar que a weg até sugere que o fusivel a proteger o motor no arranque estrela triângulo seja gG, portanto não estou assim tão "out".

Acima de tudo, acho que estamos aqui todos a debater pontos de vista.

Tenho aprendido aqui imenso... agora lições desse tipo, não aceito, meu caro ohmico.

Os meus cumprimentos,
Pedro Oliveira

PS - e deixe me que lhe diga, por mais que estudemos, nunca sabemos tudo!
Meca
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2014, 01:32

Mensagem por Meca »

O contactor do triângulo não ficava atracado porque existia um encravamento pelos contactos auxiliares do disjuntor-térmico(motor), ao desligar parava o circuito e só arrancava com nova ordem de partida.
Esquema comando e não potência. ( que é, o que está representado no post)

Como toda e qualquer partida indireta, a Partida Estrela Triângulo proporciona uma redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico fazendo uso da estrutura física dos enrolamentos (Bobinas) do motor.

Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que quando fechar para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos 90% da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste facto.

As causas da avaria podem ser algumas, mas começe por avaliar esse tipo de partida para a situação em questão. (onde está associado esse motor? pára e arranca muitas vezes? qual o seu ambiente envolvente de trabalho?

Um variador de velocidade não será uma solução a considerar?

A manutenção não é um custo é um ganho

cumpts,
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”