Pedro Oliveira Escreveu:O disjuntor é para proteger cabos, certo. Mas então se ele não estiver bem dimensionado, não vai proteger o motor? Eu acho que sim. Se o disjuntor térmico estiver bem dimensionado vai disparar antes que, seja por que razão for (rolamentos gripados, ou enrolamento com deficiencias), o motor queime, pois irá disparar pelo facto de a corrente ser superior ao estipulado.
Sinceramente acho que o disjuntor (e sim, se está aplicado a um motor terá que ser um disjuntor-motor) protege tanto quanto este relé-térmico. Na minha opinião, mais até, porque depende só dele próprio para cortar o circuito e não de um outro circuito de comando.
Corrijam-me se estiver enganado.
O disjuntor normal pouco mais é que um fusível, pode ser rearmado em vez de substituído quando existe uma anomalia no circuito. Existem os disjuntores motor, mas quanto a mim, as sua aplicação é limitada a determinadas situações. Diga-me como faz o arranque estrela/ triângulo com disjuntores, ou como faz num quadro que tenha, por exemplo, um grupo motores a arrancar por uma determinada sequência, ou ainda em motores que trabalham com termostatos, pressostatos , sondas de nível e outros, no seu circuito de comando, que possa enviar para a central de comando informação situação do motor(em operação/ parado, parado por sobrecarga, etc).