Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

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ezer
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por ezer »

Pedro Oliveira Escreveu:O disjuntor é para proteger cabos, certo. Mas então se ele não estiver bem dimensionado, não vai proteger o motor? Eu acho que sim. Se o disjuntor térmico estiver bem dimensionado vai disparar antes que, seja por que razão for (rolamentos gripados, ou enrolamento com deficiencias), o motor queime, pois irá disparar pelo facto de a corrente ser superior ao estipulado.

Sinceramente acho que o disjuntor (e sim, se está aplicado a um motor terá que ser um disjuntor-motor) protege tanto quanto este relé-térmico. Na minha opinião, mais até, porque depende só dele próprio para cortar o circuito e não de um outro circuito de comando.

Corrijam-me se estiver enganado.


O disjuntor normal pouco mais é que um fusível, pode ser rearmado em vez de substituído quando existe uma anomalia no circuito. Existem os disjuntores motor, mas quanto a mim, as sua aplicação é limitada a determinadas situações. Diga-me como faz o arranque estrela/ triângulo com disjuntores, ou como faz num quadro que tenha, por exemplo, um grupo motores a arrancar por uma determinada sequência, ou ainda em motores que trabalham com termostatos, pressostatos , sondas de nível e outros, no seu circuito de comando, que possa enviar para a central de comando informação situação do motor(em operação/ parado, parado por sobrecarga, etc).
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Pedro Oliveira
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
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nelmindo
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
Aqui tens e uma nota: Disjuntor motor não protege o motor totalmente no arranque (na parte quando está em estrela).
Como foi dito, o melhor é o relé térmico. Ele apresenta uma imagem térmica (um comportamento aproximado), do que está a acontecer dentro do motor. Melhor do que isto, é colocar uma sonda no motor, para medir a temperatura dele, como já foi dito pelo Mário.
Anexos
estrela triângulo.pdf
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.

Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo... Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?

Já agora, no caso de protecção do circuito geral com fusível, qual o calibre que escolheriam para este caso?

Obrigado,
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Mário »

Pedro Oliveira Escreveu:Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.
Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo...
O fusível ou disjuntor electromagnético, só vai proteger se for por curto-circuito

Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?
Pode, mas aí o motor não queimou por falta de fase, mas sim por curto-circuito.

Já agora, no caso de protecção do circuito geral com fusível, qual o calibre que escolheriam para este caso?
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Oliveira Escreveu:A minha ideia era colocar o disjuntor motor (regulável até se possível) no sitio dos fusiveis, antes do estrela triângulo.
A instalares um "disjuntor motor (regulável até se possível)" Tinha que ser regulável, porque senão não fazia nada.

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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro Oliveira"

Neste momento sem acesso ao motor queimado, e sem fotos do estado dele, só podemos dar hipóteses do que pode ter acontecido.
As máquinas com que trabalho são dos 22kW para cima, tenho alguns pequenos de 3 a 5.5kW, mas de 45kW, até 550Kw é a maioria. As máquinas mais antigas é com relé térmico, as mais recentes com sondas de temperatura e também depende do fabricante.

Instalei em Agosto um de 160kW IE3 com sondas e térmico.

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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

Mário Escreveu:
Pedro Oliveira Escreveu:Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.
Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo...
O fusível ou disjuntor electromagnético, só vai proteger se for por curto-circuito

Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?
Pode, mas aí o motor não queimou por falta de fase, mas sim por curto-circuito.

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Se colocar o fusível aM, fico sem essa protecção, não é arriscado?
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por BLima »

Viva!

Não, fica melhor protegido. Ao usar gG está a optar por um fusível comum, que apesar de ser contra sobrecargas e curto-circuito não é projectado para motores. Se olharmos para a instalação que tem, está lá uns de 200A, mas tem um consumo em torno de 160A. O fusível aM está projectado para proteger motores com uma corrente nominal de 160A, pois "ignora" as correntes de arranque do motor.

Pedro Oliveira Escreveu:
Mário Escreveu:
Pedro Oliveira Escreveu:Muito obrigado. Eu tenho me guiado pelo guia de selecção de partidas da weg e da siemens.
Não duvido do que voces e os guias dizem, mas custa me a perceber o que se passou aqui... mesmo que o relé térmico estivesse com falta de manutenção, então o fusível teria fundido a tempo...
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Terá sido mesmo o problema mecânico do rolamento do motor a originar isto tudo?
Pode, mas aí o motor não queimou por falta de fase, mas sim por curto-circuito.

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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Mário »

Boas

Se o que tens é "gG, portanto protege curto-circuitos e sobrecargas."
Sim

"Se colocar o fusível aM, fico sem essa protecção, não é arriscado?"
Para mim não.

Quanto tempo demora o fusível de 160gG a fundir com 190Amp.? e se carga for de 125Amp. como é o teu caso, e quanto tempo com a falta de fase, ou melhor com um mau aperto de uma fase?

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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

Então mas o de 160A aM só vai responder a partir dos 600A http://www.socomec.com/files/live/sites ... DIN-gb.pdf

Enquanto o de 200gG só queimava com o arranque (3x In para estrela triângulo) se fosse mais de 100s, segundo a mesma tabela. O arranque deste motor é menos do que 100s.

Estou a cometer algum erro?

Acho que entre um e outro... é quase a mesma coisa em termos de curto circuito. O gG demora 15s para cortar os 600A e o aM 5s.

Obrigado,
Pedro
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por BLima »

A meu ver continua a ser coisas distintas. Primeiro, vejamos isto num ponto de vista minimalista, se a industria produz fusíveis específicos para motores, é que os devemos usar em detrimento de todos os outros. Optamos assim por um específico em detrimento de um generalista.

Segundo, o de 200gG não queima com a corrente de arranque, pois é extramente rápido a chegada do motor à corrente nominal. Induz stress no fusível, mas não o queima, eventualmente com o tempo. O de aM não se deteriora com as correntes de arranque, daí com o passar dos anos ainda está lá em plena capacidade.
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por ohmico »

Boas,

se calhar não seria pior começar por ler isto:

http://paginas.fe.up.pt/~jrf/aulas0506/ ... otores.pdf

para de seguida passar à escolha do fusível.

Claro que é mais fácil perguntar a alguém que tenha tido o trabalho de queimar as "pestanas".

Ohmico
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Pedro Oliveira
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

Aceito tudo, ohmico, menos essa insinuação que acabou de fazer.

Fiz um mestrado, que não me faz melhor que ninguém, mas fi-lo. Estudei no ensino superior 8 anos, portanto se alguém queimou aqui pestana fui eu.

Infelizmente, nunca me ensinaram a proteger motores. Ensinaram-me a proteger instalações eléctricas residenciais. Daí falar do que sei (só tenho o conhecimento das curvas do tipo g e do tipo a) e tentar vir aqui informar-me com quem sabe.

Secalhar, por ter os conhecimentos que tenho, é que estou a duvidar tanto da selecção entre gG e aM. Basta verificar que a weg até sugere que o fusivel a proteger o motor no arranque estrela triângulo seja gG, portanto não estou assim tão "out".

Acima de tudo, acho que estamos aqui todos a debater pontos de vista.

Tenho aprendido aqui imenso... agora lições desse tipo, não aceito, meu caro ohmico.

Os meus cumprimentos,
Pedro Oliveira

PS - e deixe me que lhe diga, por mais que estudemos, nunca sabemos tudo!
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Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Meca »

O contactor do triângulo não ficava atracado porque existia um encravamento pelos contactos auxiliares do disjuntor-térmico(motor), ao desligar parava o circuito e só arrancava com nova ordem de partida.
Esquema comando e não potência. ( que é, o que está representado no post)

Como toda e qualquer partida indireta, a Partida Estrela Triângulo proporciona uma redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico fazendo uso da estrutura física dos enrolamentos (Bobinas) do motor.

Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que quando fechar para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos 90% da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste facto.

As causas da avaria podem ser algumas, mas começe por avaliar esse tipo de partida para a situação em questão. (onde está associado esse motor? pára e arranca muitas vezes? qual o seu ambiente envolvente de trabalho?

Um variador de velocidade não será uma solução a considerar?

A manutenção não é um custo é um ganho


cumpts,
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