Factor de potência

Responder
Joel Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 abr 2008, 16:29

Factor de potência

Mensagem por Joel Oliveira »

Boas!!

Será que alguém me sabe explicar porque existe energia reactiva num circuito resistivo??

O meu problema, especificamente, é que num circuito rectificador monofásico controlado de meia onda ( que não é mais que um circuito com fonte tensão alternada em série com um tiristor, uma resistência e uma bobina ) tenho de facto consumo de energia reactiva mas retirando a bobina do circuito continuo a ter consumo de energia reactiva...

Aguardo a vossa ajuda!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Factor de potência

Mensagem por ohmico »

Joel Oliveira Escreveu:Boas!!

Será que alguém me sabe explicar porque existe energia reactiva num circuito resistivo??

O meu problema, especificamente, é que num circuito rectificador monofásico controlado de meia onda ( que não é mais que um circuito com fonte tensão alternada em série com um tiristor, uma resistência e uma bobina ) tenho de facto consumo de energia reactiva mas retirando a bobina do circuito continuo a ter consumo de energia reactiva...

Aguardo a vossa ajuda!
Para haver consumo de energia ractiva (indutiva / capacitiva)?, tem de haver corrente da carga. Esta fonte está a alimentar o quê?
Joel Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A fonte está a alimentar uma resistência e uma bobina (carga R+L)...o tiristor apenas vai fazer com que a corrente circule no circuito quando directamente polarizado e receber um impulso na GATE. Ou seja, a corrente vai circular no circuito quando o tiristor deixa-la passar para a carga RL...mas o que sucedeu no meu caso é que eu retirei a bobina do circuito e ficou só a carga R. E mesmo assim existe energia reactiva no circuito porque o factor de potência dado pelo programa que estava a utilizar não era 1!!! Isto eu verifiquei no programa PHACON da LUCAS NULLE num laboratório de electronica de potência.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E o circuito de controle da gate não leva condensadores? Não será um estudo um pouco académico e as cargas serem baixas.....
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

A resistência é bobinada...?
Joel Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Nao leva condensadores...e a carga é baixa (R= 170 ohm e L= 2 mH). A fonte tensão é alternada é 115V.
jr1
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 19:39

Mensagem por jr1 »

Joel Oliveira Escreveu:Nao leva condensadores...e a carga é baixa (R= 170 ohm e L= 2 mH). A fonte tensão é alternada é 115V.

Se L= 2 mH logo ´r um circuito INDUTIVO...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Joel Oliveira Escreveu:Nao leva condensadores...e a carga é baixa (R= 170 ohm e L= 2 mH). A fonte tensão é alternada é 115V.
Teóricamente, qualquer resitencia tem indutância. Da mesma maneira dizer que qualquer bobine tem resistencia...
Se apresenta 2mH, ela é devido então à indutancia que a resistencia tem. Por serem espiraladas, para ocuparem menos espaço, pode ser por aí que seja a origem desse valor.
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”