Será que me podem ajudar a tentar descobrir o que se terá passado na seguinte instalação que funcionava assim há 9 anos?

Ora o que aconteceu, pelo que me contaram, foi que disparou o disjuntor geral do quadro que alimenta este motor, e depararam-se com o fusivel F2 estoirado.
O motor queimou uma fase e o rebobinador disse que "deve ter sido falta de fase".
Peguei nas coisas a partir daqui. Para além de tar um bocado mal dimensionado, já que o motor nos dados de placa é de 155A nominais.. apesar de com o acoplamento que ele tem não tem passado dos 125A, podemos seguir. Os contactores teoricamente aguentam 80A em AC3 e o disjutor/relé estava colocado pra 90A (0,58xIn motor).
Dei com o seguinte:
O disjuntor/relé termico (que estava colocado para 90A) estava disparado e completamente queimado, nem sequer rearma. O contactor de triângulo estava colado. O contactor de linha tem a fase correspondente ao F2 com os contactos todos feitos num oito. Todos os contactos restantes dos contactores estavam chamuscados.
O que terá acontecido? Terá sido um problema no motor em si, que queimou a fase, e essa fase queimada (por exemplo devido a um rolamento meio lixado que o rebobinador descobriu) é que deu cabo do resto? E dando cabo do resto... não era suposto o disjuntor ter disparado sem queimar-se todo e/ou o fusivel ter queimado sem danificar o resto da instalação?
Obrigado,
Pedro