Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Pedro Oliveira »

Boas noites,

Será que me podem ajudar a tentar descobrir o que se terá passado na seguinte instalação que funcionava assim há 9 anos?

Imagem

Ora o que aconteceu, pelo que me contaram, foi que disparou o disjuntor geral do quadro que alimenta este motor, e depararam-se com o fusivel F2 estoirado.

O motor queimou uma fase e o rebobinador disse que "deve ter sido falta de fase".

Peguei nas coisas a partir daqui. Para além de tar um bocado mal dimensionado, já que o motor nos dados de placa é de 155A nominais.. apesar de com o acoplamento que ele tem não tem passado dos 125A, podemos seguir. Os contactores teoricamente aguentam 80A em AC3 e o disjutor/relé estava colocado pra 90A (0,58xIn motor).

Dei com o seguinte:

O disjuntor/relé termico (que estava colocado para 90A) estava disparado e completamente queimado, nem sequer rearma. O contactor de triângulo estava colado. O contactor de linha tem a fase correspondente ao F2 com os contactos todos feitos num oito. Todos os contactos restantes dos contactores estavam chamuscados.

O que terá acontecido? Terá sido um problema no motor em si, que queimou a fase, e essa fase queimada (por exemplo devido a um rolamento meio lixado que o rebobinador descobriu) é que deu cabo do resto? E dando cabo do resto... não era suposto o disjuntor ter disparado sem queimar-se todo e/ou o fusivel ter queimado sem danificar o resto da instalação?

Obrigado,
Pedro
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Tentar averiguar causa de problema eléctrico em motor

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro"

"O motor queimou uma fase e o rebobinador disse que "deve ter sido falta de fase"." O bobinador tem que dizer se foi falta de fase, ou se houve curto-circuito, entre espiras da mesma fase ou entre fases, ou à massa.

Problemas mecânicos há? rolamentos e folgas das caixas e veios, há?

Quantos anos tem o motor? será que vale a reparação? pensa nos motores IE3.

O térmico não funcionar pode ser por falta de manutenção, os contactos todos em mal estado, também pode ser falta de manutenção.

Qual o plano de manutenção aplicado?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

O motor já foi reparado, antes de eu começar a trabalhar na empresa.

O rebobinador diz que foi falta de fase. Expliquei-me mal. Diz que havia um rolamento também que tinha que ser trocado. Mas isto contaram-me a mim, portanto não sei a forma mais concreta como ele terá dito. Mas confio na empresa já que é reconhecida no mercado.

O motor tem os tais 9 anos. Toda a instalação foi nova em 2005.

Plano de manutenção.... eheheh, pois, é para isso agora que eu integrei a empresa. Sou recém-licenciado e tenho andado a criar um plano de manutenção baseado em literatura e em dados de fabricantes.

Mas não sabia que havia manutenção para o disjuntor térmico. Que tipo de manutenção posso fazer para além de limpeza geral do quadro?

Obrigado,
Pedro
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:O motor já foi reparado, antes de eu começar a trabalhar na empresa.

O rebobinador diz que foi falta de fase. Expliquei-me mal. Diz que havia um rolamento também que tinha que ser trocado. Mas isto contaram-me a mim, portanto não sei a forma mais concreta como ele terá dito. Mas confio na empresa já que é reconhecida no mercado.

Plano de manutenção.... eheheh, pois, é para isso agora que eu integrei a empresa. Sou recém-licenciado e tenho andado a criar um plano de manutenção baseado em literatura e em dados de fabricantes.

Mas não sabia que havia manutenção para o disjuntor térmico. Que tipo de manutenção posso fazer para além de limpeza geral do quadro?
Mas afinal é disjuntor térmico ou relé térmico??? O relé térmico tem uma função chamada de "Test", para testar se os contactos mudam de estado.

Obrigado,
Pedro
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Um disjuntor não acaba por ser um relé térmico?

O que existe é isto: https://mall.industry.siemens.com/Datas ... control%3E
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:Um disjuntor não acaba por ser um relé térmico?

O que existe é isto: https://mall.industry.siemens.com/Datas ... control%3E
Um relé é apenas um intermediário. Dai o nome derivado do francês. Significa "estafeta".

Era o nome dado anteriormente ao conjunto de cavalos colocados em posições estratégicas em determinadas rotas, para substituir os cavalos cansados, quando transportavam carga ou correio por exemplo. Nome dado também às estações de apoio como os certos hotéis ou albergues.

Na electricidade, um relé manda "trabalhar", nunca corta um circuito... entrega essa tarefa "violenta" a outro equipamento...
Relé térmico
Relé diferencial
Relé buchholz
etc...

Logo um disjuntor não é um relé térmico.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

pois....para mim é mesmo o que o Mário tentou dizer num dos pontos que mencionou....falta de manutenção!!!

para um rele térmico "colar" algo falhou.....são elementos de alguma robustez...não queimam de um dia para o outro...
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Oliveira Escreveu:O motor já foi reparado, antes de eu começar a trabalhar na empresa.

O rebobinador diz que foi falta de fase. Expliquei-me mal. Diz que havia um rolamento também que tinha que ser trocado. Mas isto contaram-me a mim, portanto não sei a forma mais concreta como ele terá dito.
Mas confio na empresa já que é reconhecida no mercado.Nunca te fies em nada, mesmo que ela seja certificada.

Mas não sabia que havia manutenção para o disjuntor térmico. Que tipo de manutenção posso fazer para além de limpeza geral do quadro? Fazer o teste no botão para verificar que desliga. Também podes testar retirando uma fase e verificar se desliga em tempo util. Tambem o podes retirar e fazer um ensaio na bancada com resistencias de carga

O relé vai para a sucata com um curto-circuito.

Obrigado,
Pedro
A Azul.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Então este relé vai apenas comandar o cirucito de comando de forma a que desligue os contactores? Da forma que aquilo está ligado, sem ter ainda ido esquematizar o que lá está (até porque não há circuito do quadro) parece-me que possa ser isso, já que os contactos auxiliares estão a ser utilizados e vejo lá uma série de relés auxiliares também.

Pensei que este "overload relay" também actuasse logo internamente como disjuntor e o nome só fosse mais pomposo. Eu sei o que é um relé, mas da forma que vi o esquema aqui, pensei que isto actuasse também como disjuntor... seria o que eu preferiria se tivesse sido eu a projectar. Assim sinto-me um pouco desprotegido com este relé...

Obrigado pelos esclarecimentos.

Vou averiguar como se encontra todo o circuito de comando... pode ter falhado o comando, quando o relé mandou sinal pra desligar.

Cumprimentos,
Pedro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Pedro Oliveira Escreveu:Então este relé vai apenas comandar o cirucito de comando de forma a que desligue os contactores? Da forma que aquilo está ligado, sem ter ainda ido esquematizar o que lá está (até porque não há circuito do quadro) parece-me que possa ser isso, já que os contactos auxiliares estão a ser utilizados e vejo lá uma série de relés auxiliares também.

Pensei que este "overload relay" também actuasse logo internamente como disjuntor e o nome só fosse mais pomposo. Eu sei o que é um relé, mas da forma que vi o esquema aqui, pensei que isto actuasse também como disjuntor... seria o que eu preferiria se tivesse sido eu a projectar.

Assim sinto-me um pouco desprotegido com este relé... Olha que não, o relé térmico é do melhor depois das termistâncias (pt100, PTC etc..)

Obrigado pelos esclarecimentos.

Vou averiguar como se encontra todo o circuito de comando... pode ter falhado o comando, quando o relé mandou sinal pra desligar.

Cumprimentos,
Pedro
A azul

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mas algo falhou ali... ou ele, ou algo do circuito de comando, apontaria eu assim por alto.

Disjuntor... cortava logo e o problema era "morto" à nascença... e secalhar não se tinha queimado o motor!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Pedro Oliveira Escreveu:Mas algo falhou ali... ou ele, ou algo do circuito de comando, apontaria eu assim por alto.

Disjuntor... cortava logo e o problema era "morto" à nascença... e secalhar não se tinha queimado o motor!
O disjuntor é para proteger cabos e pouco mais. O disjuntor nunca irá proteger o motor. Se estivermos a falar de disjuntor-motor, a conversa já é outra, mas duvido que seja o caso...
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

O disjuntor é para proteger cabos, certo. Mas então se ele não estiver bem dimensionado, não vai proteger o motor? Eu acho que sim. Se o disjuntor térmico estiver bem dimensionado vai disparar antes que, seja por que razão for (rolamentos gripados, ou enrolamento com deficiencias), o motor queime, pois irá disparar pelo facto de a corrente ser superior ao estipulado.

Sinceramente acho que o disjuntor (e sim, se está aplicado a um motor terá que ser um disjuntor-motor) protege tanto quanto este relé-térmico. Na minha opinião, mais até, porque depende só dele próprio para cortar o circuito e não de um outro circuito de comando.

Corrijam-me se estiver enganado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Oliveira Escreveu:O disjuntor é para proteger cabos, certo. Mas então se ele não estiver bem dimensionado, não vai proteger o motor? Eu acho que sim. Se o disjuntor térmico estiver bem dimensionado vai disparar antes que, seja por que razão for (rolamentos gripados, ou enrolamento com deficiências), o motor queime, pois irá disparar pelo facto de a corrente ser superior ao estipulado.

Depende da regulação, se no teu caso o motor é de 155Amp. e só consome 125Amp. estes 30A. de diferença é muito. O motor pode entrar em curto-circuito, se o defeito for mecânico.

Sinceramente acho que o disjuntor (e sim, se está aplicado a um motor terá que ser um disjuntor-motor) protege tanto quanto este relé-térmico. Na minha opinião, mais até, porque depende só dele próprio para cortar o circuito e não de um outro circuito de comando.
Corrijam-me se estiver enganado.
Se, por hipótese tivesses o disjuntor-térmico (motor), no local do térmico o que iria acontecer.

Quando o disjuntor-térmico desarmá-se o que iria acontecer. Ficavas sem tensão em U1, V1, W1, e com tensão nos U2, V2, W2, porque o contactor de triângulo estava atracado. Se, fosses armar o disjuntor-térmico podia acontecer que o motor iria partir em triângulo.

Só se usa o disjuntor-térmico (motor) em motores pequenos ou quando o circuito de potencia não é directo mas sim através de um outro contactor.

Por Ex: Tens um ventilador que só arranca depois de um outro motor ter executado o estrela triângulo, aí sim podes usar um disjuntor-térmico (motor) que vai receber as fases da saída do contactor triângulo.

A Azul

Cump.
Mário
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado pelos esclarecimentos. Nesse caso o circuito de comando tinha que ser reprojectado, para evitar que tal situação aconteça.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”