IZ de cabo LXV

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Has thanked: 5 times

IZ de cabo LXV

Mensagem por Nelson Pinho »

Boas pessoal do fórum :D
estou a dimensionar a saída de um PT e a usar um cabo LXV 2x(4x240)mm2 :!:
para saber o IZ dele, usando o método de referência D, em que quadro vejo :?: :?: ?
aquilo só tem para multicondutores e este é monocondutores certo? Como sei o IZ dele :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Re: IZ de cabo LXV

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson Pinho Escreveu:Boas pessoal do fórum :D
para saber o IZ dele, usando o método de referência D, em que quadro vejo :?: :?: ?
aquilo só tem para multicondutores e este é monocondutores certo? Como sei o IZ dele :?: :?:
O método "D" é das RTIEBT. Se estas a dimensionar uma canalização vinda de um PT não deves usar este regulamento mas sim o RSRDEE, ou por outra palavras, usas o IZ das tabelas dos fabricantes, Solidal por exemplo.
No teu caso, Cap. 5, pág. 263.
Atenção que a designação do cabo tal como referes é multicondutor. Se pretendes monocondutor não deves escrever assim.
Monocondutores -> Coluna 1; Multicondutores -> Coluna 3.

Atenção aos factores de correcção.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

angel_of_diablo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:Boas pessoal do fórum :D
O método "D" é das RTIEBT. Se estas a dimensionar uma canalização vinda de um PT não deves usar este regulamento mas sim o RSRDEE, ou por outra palavras, usas o IZ das tabelas dos fabricantes, Solidal por exemplo.
No teu caso, Cap. 5, pág. 263.
Atenção que a designação do cabo tal como referes é multicondutor. Se pretendes monocondutor não deves escrever assim.
Monocondutores -> Coluna 1; Multicondutores -> Coluna 3.

Atenção aos factores de correcção.
como escreveria monocondutor :?: :?: ? 2x4x(1x240)mm2 :?: :?: :?:
não arranjo tabela da solidal, sendo este da cabelte seria o valor para (1x240) multiplicado por 4 vezes, para a tabela de 3 condiutores carregados :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu: como escreveria monocondutor :?: :?: ? 2x4x(1x240)mm2 :?: :?: :?:
não arranjo tabela da solidal, sendo este da cabelte seria o valor para (1x240) multiplicado por 4 vezes, para a tabela de 3 condiutores carregados :?: :?:
Deves escrever, por exemplo, 2(3xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240 mm2 ou 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240mm2.

Tabela da Solidal:
Capítulo 5.pdf
(5.55 MiB) Transferido 150 vezes
Conforme referi, vais à página 263 (folha) ou 63 (pdf) e para 240 mm2 tens um Iz=640A. Como tens uma canalização trifásica com cabos monocondutores, multiplicas os 640A x 0,8 = 512A.

Agora os factores de correcção:

Se um cabo por tubo -> 0,9;
Se um terno (3 cabos) por tubo -> 0,8.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu: como escreveria monocondutor :?: :?: ? 2x4x(1x240)mm2 :?: :?: :?:
Deves escrever, por exemplo, 2(3xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240 mm2 ou 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240mm2.

Tabela da Solidal:
Capítulo 5.pdf
Conforme referi, vais à página 263 (folha) ou 63 (pdf) e para 240 mm2 tens um Iz=640A. Como tens uma canalização trifásica com cabos monocondutores, multiplicas os 640A x 0,8 = 512A.

Agora os factores de correcção:

Se um cabo por tubo -> 0,9;
Se um terno (3 cabos) por tubo -> 0,8.
obrigado :!: :!: como são dois cabos em paralelo não será 2x(640x0.8)=1024A :?: :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim, é.

E depois aplicas os factores de correcção.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

já agora e sendo este cabo que sai do PT, há mal em fazer redução de neutro, ficando neste caso 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x120mm2 :?: :?: :?:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Neutro=50% da Sfase
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu:já agora e sendo este cabo que sai do PT, há mal em fazer redução de neutro, ficando neste caso 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x120mm2 :?: :?: :?:
Seja do PT ou de qualquer outro quadro, podes fazer redução de seccção desde que a secção da fase seja superior a 16.

No teu caso, como tens 2 cabos em paralelo de 240, tens que compensar o neutro. Ou seja, ou pões 1 neutro de 240 mm2 ou pões 2 de 120 mm2.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

estava a ver este tópico meu antigo e tenho uma questão :!:
um caso em que tenhamos um Ib de 530A. Se for proveniente de um PT, com uns cálculos que fiz poderia ficar protegido com um fusível de 560A e um parelelo de cabos com IZ de 603A :!: :!:
mas depois no QE não posso colocar um disjuntor de 630A, porque é maior que o IZ do cabo :!: :?:
o que faço aqui :?: a unica hipotese é ter um cabo com IZ superior a 630A :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu:estava a ver este tópico meu antigo e tenho uma questão :!:
um caso em que tenhamos um Ib de 530A. Se for proveniente de um PT, com uns cálculos que fiz poderia ficar protegido com um fusível de 560A e um parelelo de cabos com IZ de 603A :!: :!:
mas depois no QE não posso colocar um disjuntor de 630A, porque é maior que o IZ do cabo :!: :?:
o que faço aqui :?: a unica hipotese é ter um cabo com IZ superior a 630A :?: :?:
Se tens Ib de 530A numa canalização a sair do Q.G.B.T. não podes ter cargas que necessitem de 630A no Q.E. Há aí gato...
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu:estava a ver este tópico meu antigo e tenho uma questão :!:
Se tens Ib de 530A numa canalização a sair do Q.G.B.T. não podes ter cargas que necessitem de 630A no Q.E. Há aí gato...
não era isso que queria dizer...
eu tenho uma potência que me dá um Ib de 530A e um cabo com Iz de 603A :!: :!:

Isto quer dizer, que se fizer a conta a contar com o fusível do PT, tenho que: 530 <= 560 <= 603.
o problema é que se contar com o corte geral do quadro, sendo ele um disjuntor tenho: 530 <= 630 <= 603 o que não verifica!
Neste tipo de cálculos temos de usar a protecção que está pa trás ou para a frente :?: :?: ou as duas têm de ser coincidentes :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu: não era isso que queria dizer...

Isto quer dizer, que se fizer a conta a contar com o fusível do PT, tenho que: 530 <= 560 <= 603.
o problema é que se contar com o corte geral do quadro, sendo ele um disjuntor tenho: 530 <= 630 <= 603 o que não verifica!
Neste tipo de cálculos temos de usar a protecção que está pa trás ou para a frente :?: :?: ou as duas têm de ser coincidentes :?: :?:
Se tens no PT fusíveis de 560A, ao colocares um disjuntor como corte geral no Q.E. ele não fará nada além de funcionar como interruptor pois os fusíveis actuarão primeiro.
No PT só tens de proteger a canalização que vai para o Q.E. com base na potência que ele precisará, independentemente do corte geral ser um disjuntor ou interruptor.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu: não era isso que queria dizer...

Se tens no PT fusíveis de 560A, ao colocares um disjuntor como corte geral no Q.E. ele não fará nada além de funcionar como interruptor pois os fusíveis actuarão primeiro.
No PT só tens de proteger a canalização que vai para o Q.E. com base na potência que ele precisará, independentemente do corte geral ser um disjuntor ou interruptor.
pois.. porque nós sempre que colocamos os cálculos para a protecção dos circuitos estamos a faze lo para o que protege no inicio do circuito e não no final ne :?: :?: realmente não tinha pensado assim :!: :!:
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

volto a pegar neste tópico para me ajudarem numa coisa.
para garantir os comprimentos máximos, preciso de aumentar a secção de um cabo ou então se colocar o neutro com a mesma secção da fase também dá. o que aconselham :?: :?: vale mais por o neutro à secção da fase certo :?: :?:
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”