ited para loja comercial

Responder
gil caetano
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2008, 19:22

ited para loja comercial

Mensagem por gil caetano »

olá mais uma duvida numa loja comercial é necessario fazer instalaçao de ited e, :?: :?:
neste caso vai levar um armario bastidor será que é necessario o quadro ati ? :?: :?:
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ited para loja comercial

Mensagem por Varejo »

gil caetano Escreveu:olá mais uma duvida numa loja comercial é necessario fazer instalaçao de ited e, :?: :?:
neste caso vai levar um armario bastidor será que é necessario o quadro ati ? :?: :?:
Boas, um Bastidor é um ATI, de qualquer forma podes colocar 1 ATI "normal" para a rede coaxial e DDC primário, e o Bastidor como DDC secundário!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jcostapt
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 17:13

Mensagem por jcostapt »

Varejo Escreveu:
gil caetano Escreveu:olá mais uma duvida numa loja comercial é necessario fazer instalaçao de ited e, :?: :?:
Boas, um Bastidor é um ATI, de qualquer forma podes colocar 1 ATI "normal" para a rede coaxial e DDC primário, e o Bastidor como DDC secundário!!!

exacto, pode fazer isso, mas acho um desperdicio de dinheiro e acho melhor solução instalar a rede coaxial dentro do bastidor
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Já agora aproveito para fazer uma pergunta, onde vais ligar as terras, ao BGT do
centro comercial.?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Boa tarde.
Peço desculpa por ressuscitar este tópico mas surgiu-me uma dúvida semelhante.
Estou a realizar os projectos de várias lojas para um centro comercial e todas elas vão levar bastidor. Pelo que li aqui posso dispensar a utilização de um ATI tradicional, ficando o bastidor a assumir essa função.
A questão é se passo a ter que chamar ATI ao bastidor, nos esquemas, ou se posso continuar a chamar de bastidor com o respectivo símbolo [|B]?
E relativamente ao DDC, deixa de existir?, passando a existir um painel de chegada da rede colectiva no bastidor e os painéis de saídas (dados e voz)?
E as terras, como poderão ser interligadas?

Desculpem o testamento e agradeço desde já a quem tiver a paciência para me esclarecer.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

amfys Escreveu:Boa tarde.
Peço desculpa por ressuscitar este tópico mas surgiu-me uma dúvida semelhante.
Estou a realizar os projectos de várias lojas para um centro comercial e todas elas vão levar bastidor. Pelo que li aqui posso dispensar a utilização de um ATI tradicional, ficando o bastidor a assumir essa função.
A questão é se passo a ter que chamar ATI ao bastidor, nos esquemas, ou se posso continuar a chamar de bastidor com o respectivo símbolo [|B]?
E relativamente ao DDC, deixa de existir?, passando a existir um painel de chegada da rede colectiva no bastidor e os painéis de saídas (dados e voz)?
E as terras, como poderão ser interligadas?

Desculpem o testamento e agradeço desde já a quem tiver a paciência para me esclarecer.

Boas, um Bastidor em ITED é um ATI, portanto chamas de ATI ao Bastidor, na memória descritiva depois mencionas o ATI será um Bastidor de 42U´s, por exemplo, e os DDC primário secundário são patch panels 24x etc.!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Então mantenho a simbologia de ATI nos desenhos e defino o ATI como sendo um bastidor de xU's etc. Mas na simbologia no diagrama de par de cobre uso o símbolo de bastidor indicando o número de equipamentos activos no canto superior direito ou uso a simbologia de DDC?

O que me preocupa também é o cabo coaxial que vem da rede colectiva.
Uma vez que não vou ter rede coaxial na loja bastará para isso deixar o cabo coaxial isolado na caixa C1 de entrada na loja certo?

Mas supondo que seria uma loja com rede coaxial e bastidor, será que a legrand ou essas marcas + conhecidas têm tap's para bastidores?
É que tenho aqui o catálogo da legrand e não encontro nada disso.
Como é que costuma ser feito na prática a parte coaxial em bastidores? Sempre vi e fiz em ATE's ou ATI's e gostava de saber como se faz em bastidores.

Obrigado pela paciência.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

amfys Escreveu:Então mantenho a simbologia de ATI nos desenhos e defino o ATI como sendo um bastidor de xU's etc. Mas na simbologia no diagrama de par de cobre uso o símbolo de bastidor indicando o número de equipamentos activos no canto superior direito ou uso a simbologia de DDC?

O que me preocupa também é o cabo coaxial que vem da rede colectiva.
Uma vez que não vou ter rede coaxial na loja bastará para isso deixar o cabo coaxial isolado na caixa C1 de entrada na loja certo?

Mas supondo que seria uma loja com rede coaxial e bastidor, será que a legrand ou essas marcas + conhecidas têm tap's para bastidores?
É que tenho aqui o catálogo da legrand e não encontro nada disso.
Como é que costuma ser feito na prática a parte coaxial em bastidores? Sempre vi e fiz em ATE's ou ATI's e gostava de saber como se faz em bastidores.

Obrigado pela paciência.
sim, ha taps de varias saidas em reguas de 19" para rack. ve a JSL ou a televes. A ligaçao é igual aos ATIs pequenos. Os cabos ligam-se directamente aos taps
Eng. de electrónica e telecomunicações
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Já estive a ver na JSL. Obrigado pela resposta.
Uma última pergunta, prometo:
quando usam um bastidor para fazer de ATI como é que conseguem ter duas RJ45 por tomada de cliente de forma a poder ter a linha telefónica em vários pontos?

É que tenho por hábito ter centrais telefónicas a dar um painel de voz e cada telefone tem a sua extensão, havendo um chicote directo do painel de voz para cada tomada cliente no patch panel de saídas.
Numa situação em que se pretenda ter a mesma extensão/linha de operador em todos os telefone não estou a ver qual a melhor solução. Num ATI temos as duas RJ45 por cada tomada de cliente, permitindo fazer chicotes entre elas.

edit: e quanto ao barramento de terras. costumam colocar um no bastidor?
JManu
Curioso
Curioso
Registado: 22 fev 2009, 16:20

Mensagem por JManu »

amfys Escreveu:Já estive a ver na JSL. Obrigado pela resposta.
Uma última pergunta, prometo:
quando usam um bastidor para fazer de ATI como é que conseguem ter duas RJ45 por tomada de cliente de forma a poder ter a linha telefónica em vários pontos?

É que tenho por hábito ter centrais telefónicas a dar um painel de voz e cada telefone tem a sua extensão, havendo um chicote directo do painel de voz para cada tomada cliente no patch panel de saídas.
Numa situação em que se pretenda ter a mesma extensão/linha de operador em todos os telefone não estou a ver qual a melhor solução. Num ATI temos as duas RJ45 por cada tomada de cliente, permitindo fazer chicotes entre elas.

edit: e quanto ao barramento de terras. costumam colocar um no bastidor?
Queres ligar uma linha telefónica em paralelo com as tomadas todas? Fazes jumpers ou então um chicote especial de corrida que dê para ligar as tomadas em paralelo com a linha telefónica.
A estrutura do bastidor esta ligada a terra, alguns até têm uma barra para ligar os terminais de terra.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Pretendo que o bastidor substitua o vulgar ATI por isso pretendo que todos os telefones do estabelecimento estejam ligados directamente ao operador para que todos os telefones toquem ao mesmo tempo, tal como numa moradia vulgar.
Num ATI temos o primário do DDC com as 4 tomadas de operador e o secundário com 2 tomadas por tomada cliente. Como costumam fazer quando usam um bastidor em vez do ATI? Usam algum patch panel com duas tomasdas por cada tomada cliente?

Eu sei que a estrutura do bastidor está ligada à terra mas creio que é raro ver um bastidor com barramento de terra como o manual ITED obriga um ATI a ter.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

é assim por norma em lojas comerciais já se colocam centrais telefonicas, se não colocarem podes ter na mesma por exemplo o OP1 com 10 tomadas em paralelo no painel e assim já podes colocar chicotes para as tomadas... mas isso é uma opção que praticamente ninguem usa!!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”